app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH04122019

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 04/12/2019 - Matéria atualizada em 04/12/2019 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: O pulo do gato

Inimigos, Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek se encontram para articular a Frente Ampla, em oposição ao regime militar. Levaram horas conversando. A certa altura, Lacerda quis saber um velho segredo: “Como o sr. lembra o nome de todo mundo? Já tentei vários sistemas e nenhum funcionou.” JK revelou: “Eu não lembro, mas o sujeito não quer que você se lembre, quer pensar que você lembrou. Então, eu abraço a pessoa e pergunto baixinho: ‘Como é mesmo seu nome completo?’ Aí, termino o abraço e digo bem alto: “Como vai, fulano?” E todos ficam satisfeitos.


Bolsonaro se beneficiou de ‘laranjas’, acusa Bivar

O presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), que nesta terça (3) comandou a suspensão de 14 deputados e a advertência de outros quatro, afirmou que, se houve beneficiado pelas “candidaturas laranjas” sob investigação da Polícia Federal, este foi o presidente Jair Bolsonaro. Ele disse que foi comprovadamente produzido o material de campanha das candidaturas apontadas como “de fachada”, e em tudo, de botons a cartazes, havia fotos do candidato do PSL a presidente.


Campanha foi cara

Para Bivar, é lorota afirmar que a campanha de Bolsonaro foi barata, ao citar a propaganda, por exemplo, dos 53 deputados federais eleitos.


Não vai ter expulsão

Os suspensos preferiam expulsão, porque sairiam para o novo partido com os milhões do Fundão Sem Vergonha. Mas a punição parou aí.


Foi um rio que passou

Bivar está resignado, mas afirmou à Rádio Bandeirantes que não se arrepende de haver acolhido Bolsonaro, nem lamenta sua desfiliação.


Crença nas instituições

O fundador do PSL diz não haver prova de irregularidades e confia na Justiça: “Tenho de acreditar que as instituições do País funcionam”.


Davi omite gastos de viagem na Black Friday

O Senado, a presidência da Casa e assessorias omitem os custos da viagem que os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), Kátia Abreu (PDT-TO) e Ciro Nogueira (PP-PI) fizeram na semana passada para Orlando, Flórida, o lar da Disney e meca das promoções de fim de ano. O trio viajou na quarta-feira (27) para “evento” da montadora Honda, mas não revelam quanto custaram as passagens, quem pagou, nem explicaram o interesse nacional no passeio em plena Black Friday.


Transparência opaca

O portal da Transparência do Senado também não menciona qualquer gasto para os três senadores irem a Orlando, a terra do Mickey Mouse.


Lobby? Imagina

Em Orlando, o trio participou da convenção de 40 anos da associação de distribuidores Honda (Assohonda), cujo site subitamente saiu do ar.


Interesses mil

Marco Antônio Costa, da Assohonda, conterrâneo de Kátia Abreu, fez o convite. Ciro Nogueira atua no ramo de revenda de carros novos.


Não foi bem assim

Os números são ruins, estatisticamente estagnados, mas melhoraram as notas do Brasil do exame Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), entre 2015 e 2018. Em Matemática, passou de 377 para 384; em Leitura, de 407 a 413: e Ciências, de 401 para 404.


Quase inelegível

Candidato de Lula a prefeito de São Paulo, Haddad foi condenado há 5 meses em 1ª instância, por levar R$2,6 milhões da empreiteira UTC. Tem tudo para ser condenado em 2ª instância até outubro de 2020.


Decisão demagógica

O ministro Osmar terra (Cidadania), estudioso da questão das drogas, criticou a decisão da Anvisa de liberar a produção de medicamentos com base em uma molécula encontrada na canabis, planta da maconha. Acha que Anvisa e STF não deveriam se meter nisso.


Ele não estava nem aí

O antigo embaixador do Brasil em Lisboa, Luiz Fernando Figueiredo, ex-ministro de Dilma (PT), jamais contestava as mentiras contra o governo brasileiro na imprensa portuguesa, e também desautorizava subordinados a fazê-lo. Ganhou promoção no bem-bom de Doha.


Na conta do contribuinte

O deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) usa sem dó regalias. Em vez de trabalhar em Brasília, viajou à Suíça com a namorada Fátima Bernardes, denunciar descaso do governo com “escravidão moderna”.


Que coisa feia

Foi chamada em Brasília de “manifestação do atraso” o ato da CNM, a confederação de prefeitos e vereadores, contra a extinção de municípios criados apenas para beneficiar políticos oportunistas.


Investimentos de volta

De 2010 a 2016 a participação dos recursos do mercado de capitais no investimento no Brasil caiu em todos os anos. A partir de 2017 a 2019 o investimento voltou e já representa o segundo maior nível da História.


Lupi confessa

Demitido após envolvimento em um dos escândalos de corrupção do governo Dilma, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi resolveu lançar o livro “Um Golpe Contra os Trabalhadores”. Será uma confissão?


É a economia, estúpido

Está ficando cada vez mais vexatório o malabarismo do noticiário para minimizar os sinais positivos da economia.

Mais matérias
desta edição