app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH11012020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 11/01/2020 - Matéria atualizada em 11/01/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Pronomes trocados

Benedito Valadares era governador de Minas quando foi a uma exposição agropecuária em Curvelo. No discurso de abertura, jurou: - Determinei à Caixa Econômica e aos bancos do Estado a concessão de empréstimos agrícolas a prazos curtos e juros longos. Um assessor corrigiu, em voz alta: - É o contrário, governador. Ele respondeu: - Desde que o dinheiro venha, os pronomes não têm importância.


Cartel de atravessadores conta com ajuda da ANP

Contando com aliados na agência reguladora da ANP, os magnatas de distribuição de combustíveis pretendem assumir o controle total do setor, até para aumentar seus lucros explorando o consumidor. Eles adquiriram na ANP uma resolução que proíbe as usinas de vender seu etanol direto aos postos, tornando-os sócios do negócio sem produzir uma gota de coisa alguma, nem agregar valor ao produto. Ganharam tanto dinheiro que passaram a comprar usinas. Atualmente, as demais usinas são obrigadas a entregar seu etanol aos próprios concorrentes.


Aqui ninguém tasca

A influência dos distribuidores/atravessadores na ANP ficou clara em 2009, com resoluções que chocam por favorecê-los em demasia. Agência é aliada de fé enquanto os novos ricos do setor adquiriam usinas, as distribuidoras faziam a ANP se recusar a revogar suas resoluções suspeitas. Nada mais importa na ANP A ANP desrespeita o Cade, que alertou para o cartel das distribuidoras, e até pareceres da própria área técnica pela revogação das resoluções.


Estratégia de dominação

Com a ANP quieta, distribuidores viraram os maiores financiadores individuais da eleição de 2018, com objetivo de eleger uma bancada.


Queda de avião é atribuída a ato terrorista do Irã

Acusada de financiar terroristas e de tornar um deles (“general” Qasem Soleimani) comandante do seu exército, a ditadura do Irã é acusada de derrubar o avião ucraniano que levava 176 pessoas, como denunciou o governo do Canadá e atestou um vídeo divulgado ontem. Há várias teorias sobre as razões do ato de terrorismo iraniano, como o fato de o avião transportar muitos ocidentais. Mas a rigor não há explicação razoável para quem faz o mal sem olhar a quem, senão a covardia.


Bajulação cúmplice

Apesar do terrorismo e da violenta repressão a intelectuais, artistas e opositores, a ditadura do Irã recebe paparicos da esquerda brasileira.


Pontaria seletiva

Certeiro no míssil contra o avião, na véspera o Irã não conseguiu atingir duas bases dos EUA no Iraque: os mísseis caíram a 33km de distância.


Pontaria covarde

Especialistas em armamento e estratégia militar suspeitam que o Irã errou os alvos americanos de propósito, para não irritar Donald Trump.


Narrativa falsa continua

Continua emplacando em jornais e na TV a falsa narrativa de que os incentivos à energia solar elevam a conta de luz. Ninguém cita redução no uso de termelétricas, muito poluentes e origem da bandeira tarifária.


Conluio do atraso

O Detran-DF fez conluio com os cartórios para obrigar o comprador de veículo, mesmo contratando despachante, a ir ao cartório reconhecer firma autorizando despachante realizar os serviços em seu nome. É a indústria da desconfiança, expressão máxima do atraso, faturando alto.


Sementes na Noruega

O Brasil enviou 3.438 sementes à Noruega, mas não foi uma ajuda para o reflorestamento daquele país, como se sugeriu no ano passado. Foram apenas amostras genéticas para o banco mundial de sementes.


Cartão postal

Os deputados estão de férias há cerca de um mês, mas os gastos com a cota parlamentar continuam sendo registrados. Os “serviços postais” foram responsáveis por gastos R$17.421,43 apenas no mês de janeiro.


Economia forte

A alta de 7,5% na fabricação de caminhões fez a equipe econômica sorrir de orelha a orelha. Em um país onde o transporte rodoviário de cargas é primordial, são mais oito mil veículos transportando riquezas.


Passarinho, 100 anos

Ex-ministro do Trabalho, da Educação e da Justiça e ex-presidente do Senado, Jarbas Passarinho completaria cem anos hoje (11). Mesmo os críticos mais ácidos admiravam sua inteligência e sua cultura.


Woodstock no chinelo

Há exatos 35 anos, o Brasil estava na iminência da redemocratização e surpreendeu o mundo com o maior festival de música já realizado no planeta. Em 11 de janeiro de 1985, começou o primeiro Rock in Rio.


Pauta inútil

Pronta para votação, a criação do Dia Nacional da Ovinocultura é outro projeto da série “não fede nem cheira”. Pior é: no próprio Congresso há quem se atrapalhe ao tentar definir do que se trata a ovinocultura.


Pensando bem...

... tem muita gente que torce por guerra e mortes apenas para apontar os culpados.

KENNEDY CALHEIROS, presidente da Associação Comercial de Maceió, comemora o sucesso da campanha Natal Premiado, que na última quarta-feira premiou 43 pessoas e teve mais de 6 milhões de cupons colocados no caminhão da sorte
KENNEDY CALHEIROS, presidente da Associação Comercial de Maceió, comemora o sucesso da campanha Natal Premiado, que na última quarta-feira premiou 43 pessoas e teve mais de 6 milhões de cupons colocados no caminhão da sorte - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição