app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH18012020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 18/01/2020 - Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: PROFISSÃO: EMBROMADOR

Na campanha presidencial de 1989, Paulo Maluf esteve em Natal (RN) e foi entrevistado no programa do jornalista Petit das Virgens, na TV. Espaçoso, foi chegando e saudando o entrevistador como a um velho amigo. Pouco mais de um mês depois, Maluf rasgaria a máscara. Ele retornou ao mesmo programa da TV Tropical e lá estava outro jornalista, Miranda Sá, substituto e fisicamente muito diferente do primeiro. Maluf o saudou, efusivo: “Olá, grande Petit das Virgens, aqui estou de volta. Como vai a família?”


SE NÃO COPIOU, É PIOR: ALVIM PENSA COMO GOEBBELS

Ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim tornou ainda pior sua situação ao alegar que foi apenas “uma coincidência” a frase usada no patético discurso cujo autor original era ninguém menos que Joseph Goebbels, chefe da propaganda de Adolf Hitler. Assim, o secretário mostrou que não é só uma figura medíocre, que copia e cola frases alheias sem o menor pudor, mas alguém que pensa exatamente como o nazista.


SAIU BARATO DEMAIS

Difundindo conceitos de Goebbels, o ex-secretário de Cultura, a rigor, merece enquadramento na lei que criminaliza a apologia do nazismo.


REPERCUTIU MENOS

Ao demitir Alvim, Bolsonaro mandou bem repudiando o totalitarismo, em nota oficial. Mais cedo, teria repercutido bem mais.


Demorou demais

O presidente demorou a reagir à maluquice do ex-secretário, permitindo que o assunto, literalmente, ganhasse o mundo.


PARECEU O QUE NÃO FOI

O chefe de governo não poderia deixar para demitir o sujeito como se tivesse cedido à pressão de políticos, alguns oportunistas.


VENDA DIRETA NÃO REDUZIRÁ A RECEITA DO GOVERNO

Ao serem recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Sindaçúcar de Pernambuco e de Alagoas, Renato Cunha e Pedro Robério Nogueira, ambos da Novabio, desfizeram a mentira difundida pelos distribuidores de combustíveis: a venda direta de etanol aos postos, pelos produtores, não implicará em perda da receita de tributos por parte do governo. Impostos hoje pagos pelos distribuidores, que atuam como atravessadores, serão recolhidos pelos produtores.


BOLA COM O CONGRESSO

Bolsonaro conta com a liderança dos presidentes da Câmara e do Senado para aprovar projetos que autorizam a venda direta.


ENGAJAMENTO

Participaram do encontro Bento Albuquerque (Minas e Energia) e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, solidário à causa.


ETANOL SEM ATRAVESSADORES

O próprio Bolsonaro já tem a estimativa de que a venda direta reduzirá o preço dos combustíveis, num primeiro momento, em 20 centavos.


ESTABILIDADE NO EMPREGO

O caso que resultou na demissão do secretario de Cultura acabou reforçando a estabilidade no emprego de Fábio Wajgarten, secretário de Comunicação do Planalto, de origem judaica, que está sob fogo cerrado de jornais inconformados com os cortes na propaganda oficial.


PELAS BEIRADAS

Mesmo ignorado nas articulações de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o nome do deputado Marcos Pereira (PRB-RJ) ganha adeptos da sua eleição para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.


VERGONHA INSUPORTÁVEL

Acusado no caso em que o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) é acusado de liderar roubo bilionário na Paraíba, assessor do Tribunal de Contas, Diogo Mariz não aguentou a pressão e tentou o suicídio.


SÃO UNS MALAS

Só 386 mil pessoas conseguiram pedir a restituição no site do DPVAT, entre os dias 15 e 17. Graças aos malas do DPVAT, dificuldades no acesso dificultaram a vida de 1,9 milhão de donos de veículos.


CARROÇA AÉREA

Menos de 48h antes de decolar, passageiros do voo 7602 da GOL, que iriam direto de Brasília para Orlando (EUA), neste sábado, foram avisados que o Boeing 737NG não tem autonomia suficiente. Terão de parar para reabastecer em Punta Cana durante uma hora e meia.


MATEMÁTICA SINDICAL

A “hibernação” da fábrica de fertilizantes Fafen-PR, da Petrobras, deve provocar 396 demissões, mas um sindicato cita 3 mil afetados. Deve ter contado tipos como Roberto Requião, ex-senador que estava na manifestação depois de perder o emprego no Congresso.


PROJETO ÚTIL

Projeto de Boca Aberta (Pros-PR) obriga órgãos e empresas públicas a certificarem a veracidade de declarações de participantes de licitações, em qualquer modalidade. Atualmente é tudo na base da confiança.


VEM AÍ A CAMPANHA

O Tribunal Superior Eleitoral já definiu: no dia 16 de agosto passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Os comícios políticos estão autorizados a serem realizados até o dia 1º de outubro.


PENSANDO BEM...

...se não assumir a Secretaria de Cultura, a atriz Regina Duarte, como Viúva Porcina, será aquela que foi sem nunca ter sido.

Mais matérias
desta edição