Confira os destaques da política nacional #CH30052020
.
Por Cláudio Humberto | Edição do dia 30/05/2020 - Matéria atualizada em 30/05/2020 às 06h00
PODER SEM PUDOR: Medo mineiro
O senador Milton Campos, da antiga UDN mineira, não era conhecido apenas pela honestidade. Também era conhecido o seu cuidado excessivo, para não dizer medo, nas viagens aéreas. Uma vez, voando de Belo Horizonte para Brasília, ao passar por uma turbulência preocupante, ele levou a mão à garganta e ficou pálido. A aeromoça, gentil, perguntou: “O senhor está com falta de ar?” “Milton Campos respondeu amavelmente: “Não, minha filha. É falta de terra mesmo”.
AGU se esquivou de habeas corpus para Weintraub
Provocou mal-estar no Planalto a omissão da Advocacia Geral da União (AGU) na iniciativa de impetrar habeas corpus em favor do ministro Abraham Weintraub (Educação), para evitar o depoimento à Polícia Federal. A oitiva, afinal realizada nesta sexta (29), foi uma espécie de retaliação à referência que Weintraub fez aos “vagabundos do Supremo”, diante da dificuldade de enquadrá-la como crime. Com a omissão, o ministro André Mendonça (Justiça), ex-chefe da AGU, tomou a iniciativa.
Sem explicações
Não há explicação oficial sobre a recusa do ministro-chefe da AGU de impetrar o habeas corpus em favor do ministro da Educação.
Amigos, amigos
Amigos do ministro José Levi Mello do Amaral Júnior (AGU) dizem que ele não impetrou o “HC” por ser amigo do ministro Alexandre de Moraes.
Resposta óbvia
O Ministério da Justiça não explicou a atitude omissa da AGU. Recorreu à obviedade de que “qualquer um pode impetrar habeas corpus”.
Difícil enquadrar
Dificilmente Weintraub será acusado de crimes de injúria ou difamação: ele insultou o STF em reunião fechada, que não sabia ter sido gravada.
PT ameaça expulsar filiado que atua contra covid-19
O PT deu outra mostra de que o interesse da população não é uma prioridade, e ameaçava expulsar do partido Jeansley Lima, presidente da empresa pública Codeplan, do governo do Distrito Federal, figura central do elogiado sistema de monitoramento da covid-19 que permitiu ao DF agir com precisão e registrar a menor taxa de letalidade do Brasil. Para o PT, isso pouco importa. Ameaçado, Lima fez melhor: deixou o partido.
Não perderam tempo
A ameaça de expulsão era dos dirigentes do partido Geovanny Silva e Ricardo Vale, que pareciam não suportar o êxito do correligionário.
Nunca fizeram isso
O governador Ibaneis Rocha (MDB) convidou Lima por sua qualificação técnica e não indicação política. Isso não faz sentido, na visão do PT.
Verdadeira índole
Ibaneis se disse surpreso com a retaliação contra o filiado com 20 anos de partido. “Esse é o PT que as pessoas não podem esquecer”, disse.
Mão que lava outra
O partido Rede continua “tocando de ouvido” com o STF. Desistiu da ação em que pedia a anulação do inquérito do ministro Alexandre de Moraes porque, afinal, agora serve ao propósito de desgastar o governo. Partido de um único deputado, o Rede coleciona vitórias no STF.
Só com dor nas costas
O ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) afirmou que não perde o sono com a ameaça de “impeachment” por partidos de oposição. “Perco o sono quando sinto dores nas costas”, diz ele.
Parasitismo especializado
A pelegada que diz representar funcionários da Caixa fará uma “live” com “especialistas” para defender a suspensão das privatizações até 2022. Os “especialistas” são pelegos e ativistas ligados ao PT, claro.
Zap é só o mensageiro
É inconstitucional juiz suspender Whattsapp, diz o ministro Edson Fachin, relator da ação que alega o desrespeito ao princípio da liberdade de expressão. Como parece ter dúvidas sobre o direito a essa liberdade, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista, suspendendo o julgamento.
Controle das redes sociais
Projeto do deputado Marcelo Brum (PSL-RS) quer obrigar empresas de redes sociais a condicionarem o registro de páginas no Twitter ou no Facebook, por exemplo, ao cadastramento prévio do CPF ou do CNPJ.
Incerteza na mídia
O Indicador de Incerteza da Economia (FGV), composto primariamente pela análise do humor da imprensa, caiu 20,2 pontos em maio. A incerteza continua a subir, mas a menos de um terço do ritmo de abril.
Começo do fim?
O site Worldometer, que monitora a evolução do coronavírus, informa que o número de casos encerrados ultrapassou o total de casos ativos no mundo. São 3 milhões no total, sendo 88% de pessoas curadas.
Perdeu, Nasa
Nasa e SpaceX tiveram de cancelar primeira missão tripulada em mais de 9 anos, devido ao mau tempo. Na base de Alcântara (MA), que o governo disponibilizou às empresas, as condições estavam perfeitas.
Pensando bem...
...se xingar na internet é caso de polícia, Alexandre de Moraes terá de agir para criar mais vagas nos presídios, coisa pouca, uns 40 milhões.