app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH20062020

.

Por null | Edição do dia 20/06/2020 - Matéria atualizada em 20/06/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Meu mundo é a província

Certa vez disseram ao mineiro Benedito Valadares que o jornal Correio da Manhã havia publicado um artigo com pesadas críticas a ele, segundo relato de Jose Flávio Abelha em seu livro “A Mineirice”. “E daí?”, minimizou Valadares. “E daí, senador, é que o senhor foi muito atacado. Uma tentativa de desmoralizá-lo. Um despautério!” insistiu o bajulador. “Não tem importância. Em Pará de Minas esse jornal só tem um assinante. E ele é meu compadre...”


PM pode ser punida por impedir festa de traficante

O “principado” do tráfico de drogas, estabelecido no Rio de Janeiro por decisão judicial que proíbe operações policiais contra os bandidos nas favelas, durante a pandemia, atingiu seu momento mais baixo com a reclamação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Defensoria Pública e ONGs contra o governador e o procurador-geral de Justiça, pelo fato de policiais terem atrapalhado e impedido uma grande festa de aniversário de um chefe do tráfico, onde criminosos exibem armas e vendem drogas.


Queixa vergonhosa

A queixa do PSB et caterva, vergonhosa, foi ao ministro Edson Fachin, autor da liminar que proíbe a polícia agir contra bandidos nas favelas.


Teatro dos absurdos

O promotor Bruno Carpes, conhecido por sua atuação corajosa contra o crime, classificou essa situação como “teatro dos absurdos”.


Abandonados pelo Estado

Para Bruno Carpes, o Estado optou por deixar as populações dessas favelas dominadas por traficantes, “agentes do mal e do terror”.


Universo alternativo

Parece realidade paralela: as autoridades agora precisam explicar os motivos para combater o tráfico. Já traficantes, não podem ser presos.


Covid no Brasil: 94,3% estão curados ou bem

A maior parte da imprensa estava salivando para anunciar o milionésimo caso de covid-19 no Brasil e elevar o pânico. Por lapso ou conveniência, não explicaram que 520 mil pessoas, mais da metade do total, já estão curadas e 432 mil dos que ainda estão doentes apresentam infecções leves. Também foi ignorado que a média móvel de casos e mortes, sugere que o pico da doença no país foi entre os dias 4 e 10 de junho.


Menos vidas em risco

Segundo o Worldometer, a média de casos diários dos últimos sete dias em 10 de junho foi de 27.315. Ontem eram 25.387, queda de 7,6%.


Menos vidas perdidas

Em relação às mortes, onde subnotificação é mais difícil, a média diária chegou a 1.040 casos no dia 4 de junho e caiu para 973 (-6,9%) ontem.


Números não mentem

A letalidade da covid-19 no Brasil é de 4,8% contra 5,3% dos EUA, 9,3% da Espanha, 14% do Reino Unido, 14,5% na Itália e 18,5% na França.


Dados em perspectiva

São Paulo e Rio concentram quase metade dos óbitos por covid no Brasil, mas o pior quadro está no Amazonas e Ceará. Ainda assim, a letalidade nesses estados é menor que na Bélgica e Reino Unido.


Acertou na veia

Após anunciar nesta sexta-feira (19) um acordo de patrocínio do Flamengo e para um pacote de soluções financeiras, incluindo um banco digital, o Banco de Brasília (BRB) viu o valor das ações disparar 25%.


Só que não

Apesar das juras dos ministros do STF de respeitar o “devido processo legal” e de acesso dos acusados aos respectivos inquéritos, a defesa da ativista maluquete Sara “Winter” Giromini ainda não foi autorizada a isso.


Clamor por CPI

Eleitores pressionam o vereador Jaime Asfora, ex-presidente da OAB-PE, para propor CPI na Câmara Municipal que investigue as suspeitas de corrupção na prefeitura do Recife, alvo de duas investigações da Polícia Federal nas compras sem licitação para combate ao covid-19.


Quanto interesse!

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) marcou para terça (23) a votação do projeto que adia as eleições municipais, objeto de obsessão dos parlamentares. É pauta de raro consenso no Congresso.


A tabuada da pelegada

A Contag não gostou do Pronaf 2020/21 (agricultura familiar). Segundo a confederação, os R$36 bilhões com juros de no máximo 4% são ruins. A pelegada não reclamava dos R$26 bilhões a 5,5% no governo do PT.


Decisão contestada

Continua sem explicação a decisão de impedir a presença de Fabrício Queiroz em presídio de ex-policiais, no Rio, expondo-o a penitenciária comum, onde estará sujeito a se deparar que bandidos que prendeu.


Exploração máxima

Lojas online não se contentam com o aumento no número de vendas de produtos relativos à proteção contra pandemia como máscaras e álcool gel. Termômetros sem contato também sofreram aumento de até 235%.


Pensando bem...

...e teve gente que achou que o PSDB era mau perdedor.

MÁRCIO RAPÔSO, empresário do mercado imobiliário, ao lado dos filhos MÁRCIO FILHO e HENRIQUE RAPÔSO, segue otimista para a retomada de aquecimento do setor e o movimento “Imóvel é Mais Negócio”, lançado na última quinta-feira pela Ademi-AL
MÁRCIO RAPÔSO, empresário do mercado imobiliário, ao lado dos filhos MÁRCIO FILHO e HENRIQUE RAPÔSO, segue otimista para a retomada de aquecimento do setor e o movimento “Imóvel é Mais Negócio”, lançado na última quinta-feira pela Ademi-AL - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição