app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH26062020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 26/06/2020 - Matéria atualizada em 25/06/2020 às 23h03

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Um baiano nos pampas

Reza o folclore político que o gaúcho Getúlio Vargas arrumou encrenca com o general Flores da Cunha, em 1937, ao nomear o general Daltro Filho, soteropolitano, interventor no Rio Grande do Sul. “Que fizeste, Getúlio? Tu és um renegado!” Getúlio reagiu com naturalidade: “Ora, Flores, se um gaúcho pode governar o Brasil, por que um baiano não pode governar o Rio Grande?”


TSE alega covid-19 para manter prefeito que cassou

O prefeito de Presidente Figueiredo (AM), Romeiro Mendonça, é um prodígio. Cassado no TRE e TSE, em razão de patifarias na campanha de 2016, tem o incrível “talento” de se manter impune. Em abril, obteve do ministro Luiz Felipe Salmão, do Tribunal Superior Eleitoral, sua recondução ao cargo vinte dias depois de afastado. Alegou “pandemia”, apesar de o substituto estar apto à guerra contra o Covid. Além disso, a condenação por improbidade e corrupção foi endossada pelo TSE.


É um perigo

O Ministério Público Eleitoral Apelou contra sua recondução em 27 de maio, na luta para afastar Romeiro Mendonça dos cofres públicos.


O tempo passa

Salomão tem retirado o processo da pauta. Se o TSE não julgar o caso na terça (30), isso pode garantir o prefeito ímprobo, no cargo, até o fim.


Que pandemia?

Ao reassumir, o prefeito condenado por improbidade mandou fazer uma piscina de R$517 mil, em plena pandemia que tanto preocupa o ministro.


Conduta reprovada

O desatino do prefeito com a rica piscina fez o procurador Ruy Marcelo Mendonça requerer “ampla investigação” e a suspensão da obra.


DF lidera o ranking de violência contra idosos

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior índice de denúncias de violações contra idosos, considerando o número de casos por habitantes. De acordo com o levantamento mais recente do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), em 2019 foram 32,7 denúncias de violações por 100 mil habitantes. No total, foram 989 casos. Com quase 3 milhões dos 16,2 milhões de habitantes do centro-oeste, o DF ocupa o primeiro lugar no ranking regional e o terceiro de todo o País.


Violações covardes

Levantamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos revela 93,3 mil tipos de violações contra idosos em 2019, no País.


Negligência e abuso

No ano passado foram denunciados 38.542 casos de negligência, 18.573 de abuso financeiro e econômico e 122 de discriminação contra idosos.


Critério técnico

O critério “por 100 mil habitantes” permite comparar diferentes localidades, independentemente do tamanho da população.


Decisão histórica

O marco do saneamento vai modernizar o setor mais atrasado da infraestrutura. Investir em saneamento reduz doenças e, portanto, gastos em saúde pública. Sem contar os investimentos privados a caminho.


Ele não é assim

Viralizou o vídeo de Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dizendo um palavrão. Mas ao contrário do que sugere o episódio, o ministro costuma ser delicado e atencioso.


Protagonismo

Calou fundo a conversa do deputado André Ferreira (PE), líder do PSC, com o presidente Bolsonaro, durante café da manhã, esta semana. A expectativa é que o partido ganhe novo protagonismo no governo.


Sem pressa, nem censura

O deputado JHC (PSB-AL), líder da frente da Economia Digital, pediu o adiamento da votação para garantir um debate maior sobre a lei das fake news. Para ele, o projeto, como está, abre caminho para censura.


Fonseca de volta

Ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, no governo Michel Temer, Ronaldo Fonseca havia se afastado da política, mas agora decidiu retornar com a força de sua base eleitoral evangélica em Brasília.


Briga por procuração

Uma entidade de agentes autônomos de investimentos decidiu acionar o Itaú na Justiça, em razão de um comercial advertindo para os riscos de confiar dinheiro a gente de fora de banco. O comercial claramente mirava a XP Investimentos, muito ligada à associação que tomou suas dores.


Parceria mantida

Ao contrário do que tem sido noticiado, segue a parceria com o governo dos Estados Unidos. Nesta quinta, o Brasil recebeu 200 respiradores. Segundo o embaixador Todd Chapman, é a “primeira leva de 1.000”.


Pauta alinhada

O vice Hamilton Mourão se reuniu ontem com os governadores da Amazônia Legal para alinhar ações de preservação e desenvolvimento. Participou da reunião o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.


Pensando bem...

...quem discute a renda mínima, quase sempre tem renda máxima.

RAMATIS HAYWANON DA COSTA, publicitário e fotógrafo, diretor da Six Propaganda, à frente do projeto “Fotografia que Manda Ver”, uma iniciativa que reuniu fotógrafos e a organização do Fotosururu, Fragma Imagem, Six Propaganda e o Instituto MandaVer para ajudar a população de Maceió afetada economicamente pela pandemia
RAMATIS HAYWANON DA COSTA, publicitário e fotógrafo, diretor da Six Propaganda, à frente do projeto “Fotografia que Manda Ver”, uma iniciativa que reuniu fotógrafos e a organização do Fotosururu, Fragma Imagem, Six Propaganda e o Instituto MandaVer para ajudar a população de Maceió afetada economicamente pela pandemia - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição