app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH21072020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 21/07/2020 - Matéria atualizada em 21/07/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Teatral, sempre

O ex-governador Carlos Lacerda era dado a gestos teatrais, não apenas em público, no exercício da política, mas até mesmo em sua casa. Certa vez, ao encontrar um passarinho morto na gaiola que o empregado esquecera ao sol, ele gritou, com a ave inerte na mão e o braço estendido: “Contempla tua obra, assassino!”


Desembargador boçal sob ‘risco’ de aposentadoria

É mau sinal o desembargador Eduardo Siqueira não ter sido afastado, já ontem, de suas atividades no Tribunal de Justiça de São Paulo. Por seu presidente ou qualquer outro representante, a pretexto do recesso, o TJSP manteve silêncio constrangedor sobre o magistrado boçal que humilhou o guarda civil de Santos que lhe pediu para usar máscara. O pior que espera Siqueira, se tanto, é a rica aposentadoria compulsória.


Punição é loteria

Magistrado tipo Eduardo Siqueira pode sofrer “advertência” ou “censura”. Se houver “rigor”, será aposentado com vencimentos integrais.


Demora piora o caso

A hesitação do TJSP e do Conselho Nacional de Justiça em afastar Eduardo Siqueira depõe contra a credibilidade da magistratura.


Autor do desatino

José Serra (PSDB) foi o governador paulista que cometeu o desatino de nomear Eduardo Siqueira, em maio de 2008, desembargador do TJSP.


‘Investigar’ o quê?

A corregedoria do CNJ vai “investigar o caso”. Nem precisa: o vídeo é flagrante contundente do despreparo até emocional do desembargador.


Covid: desconfiança contra a China salvou Taiwan

Ainda em dezembro de 2019, as autoridades de Taiwan alertaram a Organização Mundial de Saúde de que, ao contrário do divulgado pela China e replicado pela OMS, a transmissão do covid-19 entre humanos era real. Conhecedor da “transparência opaca” chinesa, Taiwan fez suas próprias regras de contenção e tem hoje apenas 455 casos e 7 mortes nos 23 milhões de habitantes. A OMS levou semanas para reconhecer a transmissão entre humanos e mais tempo ainda para admitir a pandemia.


Política acima da vida

Taiwan atribui a negligência da OMS ao fato de ser deliberadamente ignorada a mando da China, que considera a ilha “província rebelde”.


Muito suspeito

Epidemiologista líder da equipe da OMS na China, Bruce Aylward disse que chineses não quiseram dizer no relatório que o vírus era “perigoso”.


Sem credibilidade

A Coréia do Sul não se acomodou aos dados chineses e virou referência. O Japão chamou a OMS de “Organização Chinesa de Saúde”.


Santo remédio

A diminuição das caneladas do governador João Doria em Bolsonaro coincide com a transferência impressionante de recursos federais para a área de Saúde do governo de São Paulo. Agora, o Ministério do Desenvolvimento Regional mandou R$7,7 milhões para saneamento.


Queda no contágio

Esta o jornalismo de funerária ignora: a média de novos casos de Covid-19 caiu 12,9% no Brasil desde o início do mês. Do auge de 38.315 novos casos diários em média, em 2 de julho, caiu para 33.389 atualmente.


Pança bem nutrida

Os socialistas adoram mordomia com dinheiro alheio: o gabinete do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou o edital nº 24/20 para comprar iguarias como filé, rabada, costelinha, filé de carne de sol... Quem paga imposto vai gastar R$232 mil para nutrir a pança socialista.


Fechou a boca, melhorou

A avaliação positiva do governo Bolsonaro cresce desde 18 de maio, segundo pesquisa XP/Ipespe de julho: saltou de 25% para 30%. Já a avaliação negativa caiu na mesma proporção: 50% para 45% em julho.

Cabeça de burro

Deve ter mesmo uma cabeça de burro enterrada no MEC. Depois de finalmente assumir um novo ministro, em menos de uma semana ele foi infectado por covid-19. É o quarto ministro do governo com coronavírus.


Vende-se mordomia

O presidente uruguaio Luis Lacalle Pou criticou o antecessor socialista Tabaré Vasquéz pela compra de um jato HS 125-700A, daquele que caiu e matou o ex-ministro Marcos Freire. Prometeu vendê-lo ao ser eleito. Já colocou a mordomia à venda, mas ainda não apareceram interessados.


Não é conspiração

A conta de Donald Trump no Twitter não foi atingida por hackers, como ocorreu a Bill Gates, Elon Musk etc, porque já tinha outras proteções após ser “desligada” por um ex-funcionário da rede social, em 2017.


Sem afinidade

Davi Alcolumbre indicou o chefe do Interlegis, Márcio Coimbra, à diretoria da Apex, de onde se demitiu em 2019. Coimbra já afirmou que não aprova gestão de Sérgio Segóvia à frente do órgão, e recusou o convite.


Pensando bem...

... o silêncio do presidente mostrou que a oposição é muda.

RICARDO BARRETO, uma das referências do cenário empresarial do estado, ainda recebendo felicitações pela passagem do seu aniversário festejado ontem, também comemora os 28 anos de sucesso da sua empresa Coagro
RICARDO BARRETO, uma das referências do cenário empresarial do estado, ainda recebendo felicitações pela passagem do seu aniversário festejado ontem, também comemora os 28 anos de sucesso da sua empresa Coagro - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição