app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH23072020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 23/07/2020 - Matéria atualizada em 23/07/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Perda sentida

O então deputado Wilson Braga (PFL-PB) estava desolado com sua derrota na disputa para o Senado em 2002. Até chorou, em uma entrevista no rádio. Seu colega Damião Feliciano (PMDB-PB) puxou conversa: “Como está se sentindo, Wilson, indo embora para casa?” Tocou no ponto fraco de Braga, que comparou dores de perda: “Perder eleição é pior do que perder parente próximo!...”


Anvisa ensaia criar o ‘cartório’ da telemedicina

A Anvisa ameaça aprovar resolução criando mais um “cartório” no País, em plena pandemia, regulamentando para burocratizar a prescrição de medicamentos por meio eletrônico. Segundo a minuta vazada da agência reguladora, além de o médico ser obrigado a obter “certificado eletrônico” para prescrever remédios, a farmácia terá de obter outro, para vendê-los. Em vez de apenas tornar digitais exigências “analógicas” para receitas médicas, tudo controlado por um “Instituto Nacional de Tecnologia (ITI)”.


Mais um cartório

Pela proposta sob avaliação, a Anvisa pretende a criação de um portal do “ITI”, do governo federal, para “consulta e validação” das receitas.


Retrocesso

Para representantes do setor, o problema não são os certificados, mas a burocratização que não existe nem mesmo na receita de papel.


Para que facilitar?

A segurança poderia ser facilmente feita pela digitalização dos dados já exigidos como nome, CPF, endereço etc. do paciente e do farmacêutico.


Antolho burocrático

A minuta do atraso não foi discutida na última reunião colegiada, mas a Anvisa informa, apesar das críticas, que “o tema permanece na pauta”.


Linha do tempo vê ‘digitais’ de Serra na Qualicorp

A criação da ANS, agência reguladora dos planos de saúde, está sendo esmiuçada, em uma “linha do tempo”, na investigação das relações do senador José Serra (PSDB-SP) com o empresário José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp. A suspeita é que, como ministro da Saúde, Serra implantou o princípio em que a ANS, agência reguladora dos planos de saúde, favorece as empresas em detrimento do cidadão. Disso se aproveitou Seripieri para virar próspero empresário do ramo, no País.


ANS abriu as portas

O negócio de Qualicorp, que vende planos de saúde coletivos, teria sido viabilizado pela decisão da ANS de permitir o fim dos planos individuais.


Fábrica de entidades

Seripieri usou as brechas para vender planos coletivos, mais em conta, por meio da criação de associações, muitas delas meramente cartoriais.


Esquema azeitado

A ANS impôs “controle de preços” dos planos individuais, liberando as empresas a abandoná-los, como queria a Qualicorp, pelos coletivos.


Memória das farras

Na sessão sobre o Fundeb, na Câmara, deputados lembravam as festas em São Paulo e Brasília de José Seripieri Júnior, preso pela PF. Festas com tudo de bom e do melhor nas mesas. E fora delas também.


Plantão palaciano

O Planalto acompanhou até altas horas a votação do Fundeb na Câmara, negociando cada ponto. Os ministros Braga Neto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo) eram só sorrisos, ao final da votação.


Proibido investigar

A Câmara Municipal do Recife, controlada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), decidiu fechar os olhos e não criar CPI para apurar corrupção na compra de materiais contra Covid-19. A Policia Federal cuida do caso.


Rango delivery

O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) foi a salvação do estômago dos deputados que avançaram na madrugada, na votação do Fundeb. “Olha o lanche!”, gritou ele, para anunciar o seu “delivery”.


Desespero no presídio

Um agente penitenciário se matou a tiro em seu local de trabalho, há um ano, em Rio Branco (AC), e o pagador de impostos terá de indenizar sua mãe em R$80 mil por “dano moral”, por decisão da Justiça. Cada uma...


Saudades de Ariano

Há 6 anos, em 2014, o Brasil perdia o gênio de Ariano Suassuna, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta. Um paraibano que se fez pernambucano. Foi autor de obras como “Auto da Compadecida”.


Notável e imortal

O coronel Augusto César Vareda, assessor da Presidência, foi eleito para compor o Quadro de Notáveis Imortais da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (ANE).


Retomada gradual

Presidente da Alshop, Nabil Sahyoun reconhece que o auxílio oferecido pelo governo federal tem ajudado os pequenos empresários, mas a retomada segue lenta, com queda de 70% no movimento nos shoppings


Pensando bem...

...o Supremo decidiu que governos definem ações de combate ao Covid, mas na prática isso só vale quando é para manter a quarentena.


GENINHO SANTOS FILHO, diretor comercial da Guido, comemorando idade nova nesta quinta-feira e a reabertura das lojas com ações que vêm gerando expressivos resultados de vendas nas últimas semanas
GENINHO SANTOS FILHO, diretor comercial da Guido, comemorando idade nova nesta quinta-feira e a reabertura das lojas com ações que vêm gerando expressivos resultados de vendas nas últimas semanas - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição