app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH24072020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 24/07/2020 - Matéria atualizada em 24/07/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 


PODER SEM PUDOR: Gado vacum, só um

Os adversários de Benedicto Valadares, em Minas, eram cruéis e implacáveis, criando variadas versões sobre sua burrice. Terminaram construindo estrofes de indiscutível mau gosto, mas de muito efeito político: “O Brasil tem muitos muares,/E muito gado vacum./ Mas Benedicto Valladares/ Só tem um.”


Relações de Serra com genéricos estão na mira

Alem de investigar as relações entre o atual senador José Serra (PSDB-SP) e José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp, empresa vendedora de planos de saúde coletivos, procuradores de São Paulo rastreiam também outro importante “braço apoiador” do ex-ministro da Saúde do governo FHC: a indústria farmacêutica de medicamentos genéricos. É o que falta para completar o “quebra-cabeças” do caso.


Quebra de patentes

Tido como bom ministro da Saúde, Serra instituiu no Pais remédios genéricos, mais baratos, inclusive com a quebra de patentes.


Idolatria em Anápolis

Com os genéricos, a cidade de Anápolis (GO) se tornou o maior pólo do País da indústria farmacêutica. Essa turma é muito “grata” a Serra.


Vínculos investigados

Uma linha de investigação tenta estabelecer vínculo entre o poder do PSDB e doações “não contabilizadas” de indústrias farmacêuticas.


Doações para campanha

Os investigadores procuram identificar “doações” diretas da indústria de genéricos para as campanhas de Serra ou indiretas, para o partido.


Câmara finge não ver 3ª operação da PF no Recife

A cidade do Recife amanheceu nesta quinta (23) sob nova operação da Policia Federal no âmbito de investigação de corrupção na prefeitura da cidade para a compra de materiais de combate ao Covid-19. É a única capital onde já houve três operações da PF contra superfaturamento e dispensa de licitação, mas os vereadores da cidade, obedientes ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) não querem nem ouvir falar em criar CPI.


O quase-preso

A PF está convencida da corrupção, até pediu a prisão do secretário municipal de Saúde, mas Jailson Correia teve sorte: o juiz negou.


Não havia opção

A prefeitura tem alegado que os valores pagos pelos materiais contra Covid-19 eram os praticados no mercado, sem opção de preço menor.


Oportunistas

Os investigadores acham que, apesar da emergência da Covid-19, os gestores se aproveitaram das facilidades da dispensa de licitação.


Escondendo o jogo

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse ontem à Rádio Bandeirantes que apenas está “em estudos” o cartório que burocratiza a receita médica eletrônica. Mas ele escondeu jogo: está tudo decidido.


Burocracia criminosa

Segundo a minuta da resolução da Anvisa, o médico terá de obter certificação para prescrever remédios eletronicamente e a farmácia terá de fazer o mesmo para vender o remédio. O doente que se vire.


Equívoco e ilegalidade

O procurador Marcelo Monteiro, crítico da liminar do STF que proíbe a polícia de atuar nas favelas, repetiu o irônico desafio dos cariocas: que tal liminar do ministro Fachin proibindo traficantes de vender drogas?


Sóstenes curado

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) saiu ontem da consulta e foi logo espalhando a boa nova: está curado de covid-19. E disse que retornará em um mês para checar se a doença deixou seqüelas.


Soberba

Rodrigo Maia está tão habituado a comandar a pauta da Câmara que já avisou: “ninguém vai votar nada no segundo semestre de 2021”. Esqueceu que ele não será mais o presidente da Casa.


Big Brother

O projeto do Senado que supostamente combate fake news prevê um “limite”, que não foi especificado, de encaminhamentos de mensagem. E obriga empresas a manter cadastro da “cadeia de compartilhamento”.


Lá se vai outro direito

A deputada Elcione Barbalho (MDB-PA) quer lei que obrigue a mostrar “exame negativo de covid-19” de quem embarca em aviões, ônibus e trens interestaduais. É o direito de ir e vir sob autorização médica.


Tudo premeditado

A oposição usa o Supremo em seus factóides. O parlamentar acusa o presidente de um crime, o STF age como mensageiro e envia à PGR, mas a manchete está garantida: “STF envia notícia-crime à PGR”.


Pergunta na poupança

O desembargador boçal Eduardo Siqueira pediu desculpas pelo papelão, mas e a multa, já pagou?

ÁLVARO MENDONÇA, diretor-presidente da Carajás, uma das maiores referências empresariais do Nordeste
ÁLVARO MENDONÇA, diretor-presidente da Carajás, uma das maiores referências empresariais do Nordeste - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição