app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH12092020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 12/09/2020 - Matéria atualizada em 11/09/2020 às 21h18

Foto: Divulgação
 


PODER SEM PUDOR: Memória afiada

Em 1994, o senador Áureo Mello passou o carnaval no Rio. Certo dia, ele viu nos jornais a famosa fotografia de Itamar Franco com a modelo Lílian Ramos, no Sambódromo. Ela vestia só uma camiseta, exibindo toda sua intimidade. Um amigo puxou conversa com o senador: “Que papelão do Itamar na avenida...” Áureo ajeitou os óculos, aproximou o jornal do rosto e exclamou: “Meu Deus! Se não me falha a memória, isto aí é a dita cuja!” Era.


Bolsonaro deve recorrer, mas desobedecer é opção

O presidente Jair Bolsonaro deve optar pela sensatez, recorrendo ao plenário do STF da decisão do ministro Celso de Mello de submetê-lo ao constrangimento de interrogatório presencial, no inquérito das supostas interferências na Polícia Federal. Mas, no governo, não são poucos os que pregam a desobediência. Acusam o ministro de ignorar o parágrafo 1º do art. 221 do Código de Processo Penal (CPP), que dá direito aos presidentes dos Três Poderes à “prestação de depoimento por escrito”.


Precedente Temer

O ministro Luís Roberto Barroso citou o artigo 221 do CPP ao dispensar o então presidente investigado Michel Temer do depoimento presencial.


Falta um mês e meio

No STF, ministros preferiam decidir sobre o depoimento presencial e o inquérito após a aposentadoria de Celso de Mello, em um mês e meio.


Possível impasse

Se não comparecer, Bolsonaro corre o risco de responder por “crime de desobediência”, mas a PGR teria de denunciar o presidente.


Cenários possíveis

O presidente pode não aparecer no interrogatório, como sugere parecer do procurador-geral Augusto Aras. Pode também permanecer calado.


Brasil tem menor número de doentes em 51 dias

Os números indicam que o fim da pandemia no Brasil está cada vez mais próximo. A queda nas médias diárias de casos em setembro (-30,5%) e de mortes (-21,2%) e o número de curas em alta têm sido minimizados pelo “jornalismo de funerária”, mas a população sente efeitos da melhora no dia a dia. Dados do Worldometer mostram que o Brasil tem 621,1 mil pessoas com covid atualmente, é o menor número dos últimos 51 dias.


Melhora a jato

A previsão é de queda drástica nos casos ativos até o fim do mês, refletindo queda nos novos casos, que está no menor nível em 85 dias.


Pior fica para trás

O número que mais importa, de mortes, é o que apresenta maior recuo e caiu para cerca da metade do pico. É a menor média diária em 120 dias.


Vidas salvas

A experiência adquirida por profissionais de saúde no combate ao vírus levou a taxa de recuperação de 85,27%, em maio, para 96,43%, hoje.


Ouvidos moucos

Os líderes do Podemos na Câmara e no Senado, Léo Moraes e Alvaro Dias, apresentaram manifesto conjunto para que Congresso retome as discussões sobre a prisão após condenação em segunda instância.


Números da operação

Desde 2014, de acordo com dados do Ministério Público Federal, a Lava Jato já registrou 74 fases, 113 denúncias, 159 condenados, que resultaram na devolução de R$ 4 bilhões aos cofres públicos.


Realidade paralela

Como no DF, juiz do Trabalho do Rio ignorou o STF e assumiu o combate à covid, barrando o retorno de escolas privadas, até que todos os professores e alunos tomem vacina contra o Covid... que não existe.


Otimismo no comércio

Pesquisa Adtail Newblue/E-commerce Brasil revela otimismo do varejo, para o restante do ano: para 72% de varejistas, o segundo semestre terá crescimento de vendas ainda maior, em relação início de 2020.


Comércio online em dobro

De acordo com Felipe Dellacqua, VP de vendas da Vtex, especialista em plataformas de vendas online, o Brasil em 2019 tinha 4% do varejo nacional online. A estimativa é que em 2020, passe dos 10%.


Um ponto positivo

“O Brasil se informatizou”, apontou o secretário especial da Previdência, Bruno Bianco, na Rádio Bandeirantes, sobre algo positivo provocado pela pandemia. “Mas obviamente ainda há muito por fazer”, reconhece.


Droga no poder

Eleitor do Paraná sugeriu ao Senado autorizar “uso adulto e o autocultivo da maconha”, em que cada pessoa poderia cultivar 20 pés. Já tem mais de 18 mil “apoios”. Chegando aos 20 mil, será debatido pelos senadores.


Piada da hora

Com arroz a preço de ouro, não há “corrida” para estocar o produto, por isso os supermercados em Brasília só podem estar de brincadeira: limitou a compra de cinco pacotes de 5kg para cada cliente.


Pensando bem...

...tocar fogo no circo continua crime inimputável no Brasil.

LEONARDO FRANCO, superintendente do Parque Shopping, ao lado de FERNANDA STUDART, que acaba de deixar a coordenação de marketing do Shopping da Bahia, em Salvador, para assumir a gerência de marketing do Parque Shopping Maceió
LEONARDO FRANCO, superintendente do Parque Shopping, ao lado de FERNANDA STUDART, que acaba de deixar a coordenação de marketing do Shopping da Bahia, em Salvador, para assumir a gerência de marketing do Parque Shopping Maceió - Foto: Divulgação
 

O criador e promotor do Leilão Vale Rico, CÍCERO ANDRADE, comemorou o retorno das vaquejadas e atividades comerciais do cavalo quarto de milha. Andrade realiza sábado, 26 de setembro, a 5º edição do remate em formato vitural, com quantidade limitada de convidados presenciais no Rancho Vale Rico
O criador e promotor do Leilão Vale Rico, CÍCERO ANDRADE, comemorou o retorno das vaquejadas e atividades comerciais do cavalo quarto de milha. Andrade realiza sábado, 26 de setembro, a 5º edição do remate em formato vitural, com quantidade limitada de convidados presenciais no Rancho Vale Rico - Foto: Divulgação
 



Mais matérias
desta edição