app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH08102020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 08/10/2020 - Matéria atualizada em 08/10/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Presidente muito doido

Eleito presidente, Jânio Quadros viajou à Europa no navio Aragon, acompanhado da mulher e da mãe. João Dantas, diretor do Diário de Notícias, do Rio, mandou o mestre Joel Silveira, seu melhor repórter, cobrir o passeio que seria relatado depois no seu livro “Viagem com o Presidente Eleito” (Mauad, Rio, 1996). A bordo, Joel ficou chocado com o “tom frio, isento” do presidente ao apresentar a própria mãe: “E esta é D. Leonor, minha mãe. Está com câncer já adiantado, irreversível. Tem talvez mais uns poucos anos de vida.”


Críticas não afetam Kassio: Bolsonaro mantém aval

Os “tiros de inquietação” disparados contra a indicação do juiz federal Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF), com os questionamentos sobre seu currículo, não afetaram a confiança do presidente Jair Bolsonaro no magistrado. A escolha será mantida e o ministro indicado não é do tipo que desistiria da postulação, segundo quem o conhece. Os esclarecimentos de Marques e de quem entende da vida acadêmica foram consideradas suficientes por fontes do governo.


Explicações aceitas

O constrangimento gerado pelas acusações logo foi superado pelos esclarecimentos do próprio ministro indicado ao presidente Bolsonaro.


Ajuda providencial

Nota do respeitado juiz federal Roberto Veloso, coordenador de mestrado da UFMA e ex-presidente da Ajufe, foram fundamentais.


Sem irregularidades

Veloso afirmou que “não há irregularidades no currículo” e que no Brasil cursos de especialização e extensão “são considerados pós-graduação”.


Corpo-a-corpo

O próprio ministro indicado ao STF tem se encarregado de explicar a senadores e magistrados as supostas inconsistências do currículo.


Mudança no STF acaba rixa e fortalece Lava Jato

A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, de julgar as ações penais no plenário da Corte, vai erradicar de uma vez a narrativa de que a sorte do acusado, principalmente no caso da Lava Jato, depende da turma em que ele for julgado. Apesar das críticas, a decisão de Fux acaba com a rixa entre garantistas e legalistas e torna o STF, como um todo, responsável pelas decisões proferidas. E sobretudo fortalece operações como a Lava Jato, cuja força-tarefa adorou tudo isso.


Falta representatividade

Com apenas cinco membros, uma maioria de três nas Turmas tem dado resultados diferentes do entendimento geral da mais alta corte do país.


Unanimidade com ressalvas

A alteração na tramitação dos inquéritos e ações penais foi aprovada pela unanimidade dos ministros do STF, mas a forma recebeu críticas.


‘Não é assim’

O ministro Gilmar Mendes criticou a rapidez como a mudança foi feita. “Não faz sentido a gente chegar do almoço e receber a notícia”, disse.


‘In Fux, we trust’

A decisão do ministro Luiz Fux foi interpretada nos meios jurídicos como reação do presidente do STF à indicação de Kassio Marques, mais um “garantista” na Segunda Turma. A frase “In Fux we trust”, recolhida no grampo criminoso nas mensagens da Lava Jato, foi lembrada ontem.


Falta o substituto

O presidente Jair Bolsonaro indicou para o TCU o ministro Jorge Oliveira, chefe da Secretaria Geral da Presidência, mas ainda não definiu o seu substituto. O presidente fez sondagens, mas ainda não bateu o martelo.


Análise fake

Importante veículo sobre política externa, a Foreign Policy já foi mais rigorosa na seleção de artigos. Nesta quarta (7), um “analista” que teme uma virada de Donald Trump nas pesquisas, “vitimizado” pela doença, atribuiu a alta popularidade de Bolsonaro à contaminação pela covid.


Processo de votação

Será presencial a votação na CCJ do Senado sobre a indicação de Kassio Marques para o STF. O voto será secreto, como manda o regimento. Depois vai para o plenário, onde ele vai precisar de 41 votos.


Projeto Verificado

A preocupação com a desinformação sobre o coronavírus levou a ONU a criar campanha global para combater o problema. No Brasil, o foco é nas crianças que serão informadas por personagens da Turma da Mônica.


Brasil na vanguarda

Pesquisadores da Unicamp avaliaram a tecnologia Sterilair, 100% nacional, e concluíram que o esterilizador de ar elimina 99,9% dos vírus, incluindo o coronavírus, e outros organismos causadores de doença.


Modernização

Levantamento do Colégio Notarial do Brasil mostra que foi registrado aumento de 32% nas uniões estáveis durante a pandemia, após os cartórios autorizarem esse serviço de forma remota, pela internet.


Demagogia mensal

O Outubro Rosa começou e a Câmara deu, como ocorre em todos os meses temáticos, a sua pífia contribuição. Na luta contra o câncer de mama, nenhuma lei ou orientação, apenas “a projeção de um laço rosa”.


Pensando bem...

...manda quem é presidente, tanto no Executivo quanto no Judiciário.

LUIZ DANTAS, respeitado publicitário, colhe elogios pelo trabalho desenvolvido para fortalecer marcas importantes no estado
LUIZ DANTAS, respeitado publicitário, colhe elogios pelo trabalho desenvolvido para fortalecer marcas importantes no estado - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição