app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH24102020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 24/10/2020 - Matéria atualizada em 24/10/2020 às 06h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Vale o quanto mede

ACM Neto (DEM-BA) era deputado e motivava muitas piadas em Brasília, algumas injustas, sobre a petulância herdada do avô ilustre. Em conversa para a qual pediu reserva, certa vez um famoso correligionário catarinense de Neto observou: “O garoto tem alma de argentino...” O repórter não entendeu e o parlamentar complementou a ironia: “...ele não vale nem metade do que acha que vale.”


Intrigas teriam como fonte assessoria de Ramos

A polêmica envolvendo o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), que reagiu a “fofocas e intrigas” que “atrapalham o governo Jair Bolsonaro”, lançou luz sobre uma queixa crescente contra a assessoria do ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. Ministros e parlamentares aliados estão convencidos de que saem daquela pasta, que funciona no Palácio do Planalto, as intrigas plantadas em órgãos de imprensa, em geral atribuídas a uma fantasiosa “ala militar” do governo.


‘Maria fofoca’ tem crachá

Ao se utilizar da expressão “maria fofoca”, o ministro Ricardo Salles se referia a uma assessora de Ramos, cuja identidade não revelou.


Turma do ‘deixa disso’

Após Salles reagir às “fofocas”, no Twitter e depois durante entrevista à Rádio Bandeirantes, entrou em campo a “turma do ‘deixa disso’”.


O ‘homem sorriso’

Poucos acreditam que Ramos faça intrigas. Afável e simpaticão, “ele ri até de barulho de xícaras”, diz um ministro com gabinete no Planalto.


Bronca no Congresso

Apesar disso, Ramos tem sido acusado por político aliados de “não resolver” e de manter emperradas demandas e emendas parlamentares.


Covid: panorama do Brasil é o melhor em 130 dias

Em queda livre desde 8 de agosto, quando atingiu o pico de 818,5 mil, o número de casos ativos, pessoas atualmente infectadas pela Covid, despencou 51,3% para 399 mil nesta sexta, segundo o Ministério da Saúde. Ao contrário de europeus como França e Espanha, que têm números recordes de infecção este mês e já passaram de 1 milhão de casos, o Brasil tem o menor número de doentes dos últimos 130 dias.


O que importa

A queda nas mortes também foi de 52%, segundo o Worldometer, que monitora a pandemia no mundo. A média diária caiu de 1.019 para 493.


Menos infecções

No mesmo período, o Brasil também reduziu a média de casos em 48% o número de casos, de 43,5 mil para 22,7 mil, segundo o levantamento.


Europeus vão mal

França, Espanha, Reino Unido e Itália juntos “dão um Brasil”, mas os casos nesses subiram 917% e as mortes, incríveis 1.496% no período.


Pensando bem...

...dizer que a vacina de Oxford é “chinesa” porque os insumos vêm da China é como dizer que o vendedor do cimento é o arquiteto do projeto.


Chave de cadeia

Condenado pela distribuição de leite em caixas com logotipo de sua gestão, quando prefeito de Nova Iguaçu, o ex-senador Lindberg Farias (PT) é suspeito também de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. E ainda queria ser candidato a vereador no Rio de Janeiro.


A força local

Candidato à prefeitura de Manaus com o apoio ostensivo de Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) patina desde a largada. Já o veterano político Amazonino Mendes lidera com folga todos os levantamentos.


Outro acordo de paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou mais um acordo de paz na região do Oriente Médio e África do Norte. Os EUA vão ajudar o Sudão financeiramente em troca de o país africano reconhecer o estado de Israel. É o quarto acordo mediado por Trump na região.


É tudo fake?

A CNN, que apoia os democratas, divulgou sua pesquisa sobre quem venceu o debate, nos EUA: deu Joe Biden, claro, com 53% a 39%. Já na Fox News, pró-republicanos, Donald Trump venceu de 74% a 24%.


A crise é séria

Centenas de moradores de um bairro de Brasília ficaram 36 horas sem acesso à internet ou televisão entre quinta e sexta. O motivo: roubo de mais de 100m de cabos de fibra ótica e outros equipamentos.


Tombo menor é vitória

A Confederação Nacional da Indústria prevê que a economia brasileira vai retrair 4,2% neste ano de pandemia. É boa notícia: lembra que “no auge da crise, teve quem acreditasse que o tombo seria de 9%”.


Fake news

O ativismo ideológico relata interpretações e não fatos. Ontem, Ernesto Araújo (Itamaraty) afirmou, em português, que o Brasil rejeita o aborto “como método de planejamento familiar”. Não houve afronta às leis ou decisões do Supremo, como relatado por muitos comunicadores.


Único lado bom

Os incêndios no Pantanal e na Amazônia afetaram a nossa fauna, mas trouxeram um avanço. Resoluções do Conselho Federal de Veterinária liberaram uso de ozonioterapia e células-tronco para tratar queimaduras.

Senador FERNANDO COLLOR (Pros) e o presidente da República, JAIR BOLSONARO, no Palácio do Itamaraty, no almoço em homenagem aos formandos do Instituto Rio Branco, que comemora 75 anos de existência
Senador FERNANDO COLLOR (Pros) e o presidente da República, JAIR BOLSONARO, no Palácio do Itamaraty, no almoço em homenagem aos formandos do Instituto Rio Branco, que comemora 75 anos de existência - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição