app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH20112020

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 20/11/2020 - Matéria atualizada em 20/11/2020 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Política zoológica

Na época do tucanato, o petista Tilden Santiago era deputado em Minas e visitava o município do Serro. Papeando com o vereador Dílson Carmindo (PSDB), inimigo de outro vereador, Herth Alves (PFL), Tilden provocou: “Se FHC fizer uma aliança com o PFL, você se alia ao seu colega Herth?” O vereador descartou, coçando a orelha: “Moço, aqui, tucano é tucano, camaleão é camaleão!


Vão para a Câmara dos Deputados e lá morrem”

Senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) sobre projetos aprovados no Senado, como o fim do foro privilegiado e a prisão após condenação em segunda instância.


Trabalhar, que é bom...

Ao contrário do líder do governo, que é do seu partido, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), não acredita em votações no Congresso este ano. É que Rodrigo Maia e Alcolumbre só pensam em reeleição.


Sob tutela do STF

Rodrigo Maia precisou pedir permissão ao STF para fazer tramitar a PEC da reforma administrativa. A decisão mostra que o fim do mandato como presidente da Câmara reduziu o poder de Maia sobre a própria pauta.


Oposição e ONGs tentam impor plano Lula ao governo

Uma espécie de “internacional socialista” saiu das catacumbas para se juntar a ONGs, que perderam o dinheiro fácil dos governos do PT a e influência, para usar o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de impor a “política ambiental” que atende a seus interesses. Querem usar o STF em um golpe para obrigar o governo federal a seguir o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, criado pelas ONGs para o governo Lula e arrastado até o governo Temer.


Coalizão oportunista

PT, PCdoB, PSB, Psol, PV, PDT e Rede, aliado do STF, se uniram a dez ONGs, incluindo estrangeiras, para na prática assumirem o governo.

É só oposição

O grupo se aproveita da bandeira ambiental e aponta “tragédia” em 2019 e 2020. O auge do desmatamento, ignorado na ação, foi 1995 e 2004.


Realidade é outra

Em 2004, governo Lula, o auge da destruição da Amazônia registrou 27,8 mil km2 de desmatamento. A “tragédia” de 2019, teve 10,1 mil km2.


Só holofote

A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) tem 153 páginas, dez das quais são usadas para “qualificar” as partes.


Bolsonaro decide inspecionar blecaute o Amapá

O presidente Jair Bolsonaro determinou providências para que se prepare a visita que decidiu fazer ao Amapá, a fim de inspecionar as providências para o restabelecimento da normalidade, no fornecimento de energia elétrica no Estado. A área de segurança ponderou para que a visita se dê no sábado (21), até porque teria mais tempo para planejar inclusive a logística da visita, mas o presidente insistia até o fechamento desta edição para que a viagem ocorra ainda nesta sexta-feira (20).


Alcolumbre de carona

Bolsonaro também decidiu convidar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é do Estado, e outros políticos para integrar a comitiva.


Ministro já em Macapá

O ministro de Minas e Energia, Bento Gonçalves, que se encontra em Macapá, deve aguardar a chegada do presidente à cidade.


Expectativa de solução

A população amapaense foi surpreendida pelo blecaute que atingiu todos os municípios. A expectativa é que tudo volte ao normal neste sábado.


Papel da mãe

No Recife, em debate no programa de Geraldo Freire, da Rádio Jornal, a candidata Marília Arraes (PT), líder as pesquisas, empolgou a militância ao afirmar que, no caso de eleição do adversário João Campos, ninguém sabe quem governaria, se sua mãe, o atual prefeito ou o governador.


Clima de otimismo

Em Maceió, um clima de euforia tomou conta do comitê de campanha do deputado JHC (PSB), candidato a prefeito de Maceió, com levantamentos internos animadores sobre a eleição de segundo turno.


Proposta indigente

Dono de 0,1% dos votos para prefeito de São Paulo, o deputado Orlando Silva (PCdoB) propõe lei que pune fornecedoras do governo por “atos de discriminação”, mesmo praticados por terceiros em suas dependências.


ONGs fiscalizadas

O jornalista Aldo Rebelo é o novo comentarista da BandNews TV. Em sua estreia, ontem, ele pediu a fiscalização das ONGs na Amazônia, cujas fontes de financiamento, inclusive do exterior, são desconhecidas. ONGs nunca prestam contas, lembra o ex-deputado e ex-ministro.


A pelegada detestou

A fábrica de fertilizantes da Petrobras (antiga Fafens), arrendada pela Unigel, teve a reativação confirmada para o primeiro semestre de 2021. Serão R$ 100 milhões investidos e 1.250 empregos diretos e indiretos.


Vacina para ontem

A segunda onda de contágios já fez França e Espanha ultrapassarem o Brasil no número de casos de covid por habitante. Nas Américas, EUA, Argentina, Peru e Chile também estão em situação pior que a brasileira.


Pensando bem...

... o “V” da recuperação econômica brasileira está mais para Vingança do que Vitória.

FERNANDA STUDART, gerente de Marketing do Parque Shopping, destaca que toda a campanha de Natal foi planejada com a intenção de garantir a magia do período mantendo o máximo de segurança para todos
FERNANDA STUDART, gerente de Marketing do Parque Shopping, destaca que toda a campanha de Natal foi planejada com a intenção de garantir a magia do período mantendo o máximo de segurança para todos - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição