app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH02012021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 02/01/2021 - Matéria atualizada em 02/01/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Reino da Carochinha

Quem viu a cena, em Brasília, anos atrás, poderia jurar que ao ser apresentado a Dom Felipe de Bourbon, príncipe de Astúrias, o então presidente da Câmara sussurrou para Sua Alteza: “Dom Severino Cavalcanti, rei de Astúcias...”


Coronavac é preterida na China e vira preocupação

O governo da China aprovou a primeira vacina contra a Covid-19 de uso geral do país, e a escolha elevou a preocupação no Brasil. É que a China optou pelo imunizante produzido pelo laboratório estatal Sinopharm, que revelou ter 79,34% de eficácia nos estudos clínicos. Aliada à demora na divulgação dos resultados, a opção pelo Sinopharm, em vez do também chinês Sinovac, gerou a expectativa de que a eficácia da Coronavac seja ainda menor, para desespero do governador de São Paulo, João Dória.


Mau sinal

O governo de SP e o Butantan, que desenvolveu a Coronavac com o Sinovac, adiaram por duas vezes a divulgação da eficácia da vacina.


Primeiro alerta

Há uma semana, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, soltou a primeira bomba. “Sabíamos que jamais atingiria 90%”, disse.


Conhecem de perto

O imunizante do Sinopharm já era usado de forma emergencial na China e se tornou a aposta do governo local para evitar nova onda de contágio.


Histórico deplorável

O Sinovac admitiu ter subornado autoridades para conseguir registros de vacinas na China. Aparentemente, dessa vez o assunto é mais sério.


Não faltou dinheiro

O governo fechou 2020 com repasse de R$ 620,5 bilhões para combater a covid-19. “O maior repasse de recursos da história do Brasil”, disse o deputado e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS) ao comentar os números.


Dória briga com idosos, deficientes, hospitais etc.

Depois do desgaste da viagem a Miami, evitando o lockdown que ele próprio decretou em São Paulo, e depois de penalizar vários setores da economia, até mesmo hospitais, aumentando impostos neste início de ano, o governador João Doria (PSDB), agora compra briga com milhares de portadores de deficiência. Acabou com o benefício fiscal do IPVA a que tinham direito na aquisição de automóveis. Muitos pensam em entrar na Justiça por considerarem “muito nebulosos” os critérios do impostaço.


Ataque aos idosos

Uma das perversidades tucanas foi extinguir a gratuidade no transporte público, na capital e no interior, prevista na lei do Estatuto do Idoso.


Imposto ressuscitado

Em plena pandemia, João Dória decidiu também taxar em 18% produtos médicos que há 21 anos eram isentos de ICMS.


Pode isso?

O aumento cavalar do imposto ainda deverá provocar alta nos preços dos genéricos e nos medicamentos para tratar o câncer.


Devolução do alheio

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) notificou a Seguradora Líder, que chefiava o indecoroso cartório do DPVAT, a devolver ao caixa do seguro obrigatório R$ 2 bilhões e 257 milhões gastos em 2019 com despesas ilegais e mordomias. A turma enrola, enrola, e não devolve.


Quase uma alforria

Jorge Oliveira se despediu da Secretaria-Geral da Presidência com um post agradecendo ao presidente Bolsonaro e ao Senado pela indicação para o TCU. Ao fim, disse que a conta no Twitter será desativada.


Mistério em Brasília

Ninguém identificou ainda o piloto solitário que, nos últimos dias, tem efetuado piruetas em um aviãozinho sobre os palácios da Alvorada e do Planalto. Às vezes, solta fumaça ao modo da Esquadrilha da Fumaça da FAB. Certamente é homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.


Desarranjo mental

Tem muitos idiotas “lacrando” nas redes sociais. Um dos desarranjos mentais mais recentes é a que vê sinal de racismo em quem põe arroz branco sobre feijão, como “demonstração clara” de “supremacia” racial.


Lugar de mulher

Três deputados querem dobrar a licença maternidade para 240 dias. Os oligofrênicos não percebem que conspiram contra a empregabilidade das mulheres. Países nórdicos revogaram licenças longas também por serem machistas: afastam a mulher do trabalho para cuidar dos filhos em casa.


Descascou geral

A deputada estadual Janaína Paschoal (SP) fez um desabafo nas redes sociais no último dia de 2020. “Já descasquei todas as batatas”, disse. Felizmente a fala foi no sentido literal e era só o início de uma receita.


Outro nível

As listas de melhores investimentos criadas pelos economistas têm dólar e ouro no topo, com 28,9% e 24,4% de lucro em 2020, respectivamente. Enquanto isso, o Bitcoin subiu 295% em relação ao dólar e começou a atrair dinheiro institucional, incluindo fundos internacionais de pensão.


Pensando bem...

... 2021 começou ontem e já está melhor que 2020.


ALFREDO BRÊDA, presidente do Sinduscon-AL e um dos principais líderes do setor empresarial do estado, otimista com a chegada do novo ano e com os projetos para fortalecer ainda mais a indústria da construção em Alagoas
ALFREDO BRÊDA, presidente do Sinduscon-AL e um dos principais líderes do setor empresarial do estado, otimista com a chegada do novo ano e com os projetos para fortalecer ainda mais a indústria da construção em Alagoas - Foto: Divulgação
 

ARTHUR GOMES NETO, pneumologista e diretor médico da Santa Casa de Maceió, uma referência na área da saúde em Alagoas, recebe o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido neste período de pandemia
ARTHUR GOMES NETO, pneumologista e diretor médico da Santa Casa de Maceió, uma referência na área da saúde em Alagoas, recebe o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido neste período de pandemia - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição