app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH05012021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 05/01/2021 - Matéria atualizada em 05/01/2021 às 04h00

Foto: Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Adesões importantes

Em 1996, a atriz Ruth Escobar promoveu almoço de adesão de mulheres à candidatura de José Serra à prefeitura paulistana. Compareceu gente importante, como a primeira-dama Ruth Cardoso. Elas se apresentaram: “Eu sou a secretária estadual de...”, “Eu presido a associação...” Até chegar a vez de a atriz Dercy Gonçalves quebrar a monotonia: “Eu não sou p(*) nenhuma!”


Doria ‘turbina’ ICMS, covid e desemprego em SP

Além de comprar brigas com idosos, extinguindo a gratuidade em ônibus, e até contra portadores de deficiência, eliminando redução de impostos na compra de veículos, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ainda aumentou em 18% o ICMS de vários setores, provocando protestos e o início de um movimento de “fuga” de empresas (e empregos) para outros estados. Sem contar os empresários do setor de serviços, bares e restaurantes, que o responsabilizam pelo aumento das aglomerações nas praias paulistas, de casos de covid e do desemprego.


Trapalhadas em série

Ao decretar a fase vermelha, Doria provocou invasão do litoral liberado, o que pode ter aumentado casos de covid e o desemprego na capital.


Demissões inevitáveis

Os comerciantes não aceitam pagar a conta. Alegam que as medidas restritivas reduzem o faturamento e os obrigam a demitir trabalhadores.


Desinteligência

O aumento de 18% no ICMS pode provocar fuga de empresas de São Paulo. Como na Califórnia, nos EUA, que aumentou os impostos e criou tantas leis protecionistas que agora perde investimentos e empregos.


Problemas de audição

Prefeitos também criticam João Doria. Dizem que o governador está com problemas sérios de audição. Não ouve ninguém.


Diálogo com surdo

Prefeitos paulistas de prestígio, como Orlando Morando (São Bernardo) e Paulo Serra (Santo André), estão entre os que poderiam ser ouvidos.


Pensando bem...

...plante e coma, senão o ICMS toma.


Alcolumbre sofre mais uma derrota, agora no TJ/AP

A desembargadora Sueli Pini, do Tribunal de Justiça do Amapá, anulou a decisão da juíza Elayne Cantuária, que havia cancelado a eleição da diretoria do Sebrae/AP realizada há dois anos, na qual foi derrotada a mulher de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que, no fim da sua presidência no Senado, tenta dar demonstração de força em seu Estado. A juíza cuja decisão foi anulada é acusada de favorecer Alcolumbre em outros casos.


Um colecionador

Além da derrota na tentativa de reeleição, Alcolumbre viu o irmão perder a eleição para prefeito de Macapá e a mulher para a diretoria do Sebrae.


Direitos atropelados

A desembargadora alegou que a decisão da juíza afeta diretamente direitos dos diretores afastados, tolhendo-lhes o direito da ampla defesa.


Ilegalidade flagrante

Ao conceder mandado de segurança, a desembargadora Sueli Pini disse que o ato da juíza Elayne Cantuária “está eivado de ilegalidade”.


Sem consenso, nada feito

A senadora Simone Tebet (MDB-MT) tem a simpatia do grupo “Muda, Senado”, que elegeu Davi Alcolumbre há dois anos e se decepcionou em seguida. O maior obstáculo para ela é o consenso da bancada do MDB.


Bancada é factoide

O apoio do PT a Baleia Rossi (MDB) para presidente da Câmara não é surpresa. O PT simulou “discussão” sobre algo já decidido. Mas em voto secreto, vários esquerdistas, inclusive do PT, apoiariam Arthur Lira (PP).


17 anos de espera

O STF julga em fevereiro um caso que pode criar precedente para o “direito ao esquecimento”. A ação foi movida pela família Aída Curi, estuprada e assassinada em 1958, no Rio. É contra a Globo, o que pode explicar 17 anos de paralisia. A TV reconstituiu o caso no “Linha Direta”, em 2004.


Principiantes

Especialistas fizeram as contas: a continuar o ritmo de vacinação contra covid, os norte-americanos estarão vacinados somente em dez anos. É o que dá não ter a experiência do Brasil em vacinações em massa.


Moleza que sustentamos

Os Correios são a melhor definição de estatal: usufrui dos privilégios de empresa privada e age como repartição pública. No sábado (2), com as empresas já abertas após o feriadão, os Correios fecharam, claro.


Que vergonha

Voltou a funcionar o site e-Cidadania, onde o cidadão avalia projetos em tramitação no Senado. O site misteriosamente “caiu” no dia em que a proposta para garantir a reeleição da dupla Maia-Alcolumbre recebeu 99% de votos contrários. Voltou a funcionar após o STF enterrar a ideia.


Quase uma por dia

A Polícia Federal comemorou os mais de R$ 6,7 bilhões recuperados no ano passado. Segundo a corporação, foram 335 operações deflagradas e mais de 3 mil mandados de busca e apreensão cumpridos.

TARCIO LOPES, sócio-diretor da Chama Publicidade, festejado aniversariante de ontem, dia 4 de janeiro, recebe os parabéns pela passagem da data e também pelo trabalho diferenciado que realiza no mercado publicitário alagoano
TARCIO LOPES, sócio-diretor da Chama Publicidade, festejado aniversariante de ontem, dia 4 de janeiro, recebe os parabéns pela passagem da data e também pelo trabalho diferenciado que realiza no mercado publicitário alagoano - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição