app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH08012021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 08/01/2021 - Matéria atualizada em 08/01/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Fique longe do Botafogo, presidente

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), para saber como anda sua candidatura à presidência do Senado, pela qual torce. Alvinegro preocupado com o time, o senador foi logo pedindo, após assistir ao desempenho de Bolsonaro em recente pelada na Vila Belmiro: “Presidente, pelo amor de Deus, não aceite proposta do Botafogo para vestir a camisa 9!” E Bolsonaro avisou, entre gargalhadas: “Tarde demais, já assinei contrato!”


Brasil comprou vacinas para imunizar 201 milhões

Com o anúncio do ministro Eduardo Pazuello (Saúde) da compra de 100 milhões de doses da Coronavac junto ao Instituto Butantan, o Brasil já conta com acordos para adquirir 402 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Como a maioria dos imunizantes deve ser aplicado em duas fases, as doses garantidas pelo governo federal já são suficientes para imunizar 201 milhões de pessoas, ou 95% da população brasileira.


Primeiros 100 milhões

Segundo Pazuello, serão 15 milhões de doses da vacina de Oxford até fevereiro e mais 85 milhões produzidas pela Fiocruz no 1º semestre.


Quanto mais, melhor

O acordo anunciado pelo ministro com o Butantan garante 46 milhões de doses da Coronavac até abril e outras 54 milhões até o final do ano.


Erradicação garantida

A Fiocruz ainda terá capacidade de produzir outras 160 milhões de doses ao longo do segundo semestre, garantindo continuidade da imunização.


Consórcio de países

A Covax Facility, grupo da OMS, garante ao Brasil mais 42 milhões de doses de qualquer das vacinas participantes, incluindo Pfizer e Sputnik5.


Papo de vendedor de livros

João Doria deveria deixar aos cientistas as explicações sobre vacina. Ele disse que vacinados com Coronavac “terão entre 78% e 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19”. Lorota. Terão até 78%.


Situação mais crítica

Em Manaus, nesta quinta-feira (7), o deputado Arthur Lira (AL), líder do PP e candidato a presidente da Câmara, anunciou gestões junto ao governo federal para a vacinação contra covid começar no Amazonas.


Sim, tem covid na Suíça

A Suíça tem mais mortos por milhão de habitantes que o Brasil, em 24º lugar no ranking divulgado pelo jornal francês Le Monde. Mas os correspondentes brasileiros escondem os dados da pandemia na Suíça.


Invasão à Câmara em 2006 não gerou tanta reação

Em junho de 2006 a Câmara dos Deputados, em Brasília, foi invadida por centenas de manifestantes de um certo “MLST”, dissidência ainda mais porralouca do MST. Tocaram o terror por 1h20m. Feriram 41 pessoas, depredaram, invadiram o interior do prédio com um carro e o viraram... Muitos protestaram contra o ataque à democracia e ao nosso Legislativo, mas nada parecido com o que se viu nesta quarta (6) em Brasília, após a invasão igualmente grotesca ao Congresso dos Estados Unidos.


Ministros no palanque

Na quarta, deputados protestaram, e ministros do STF e TSE subiram no palanque com insinuações de que Bolsonaro repetirá Trump em 2022.


Oportunistas de plantão

Em 2006, deputados do PT e Psol, que hoje gritam contra a invasão no Capitólio, impediram a prisão dos liderados de um tal Bruno Maranhão.


Sob o reino petista

A tolerância quanto aos invasores da Câmara tinha explicação: Lula era o presidente e, afinal, os invasores eram seus eleitores (e de carteirinha).


Quem matou Ashli?

Foi covarde e cruel o tiro à queima-roupa que matou a veterana da Força Aérea dos EUA Ashli Babbitt na invasão ao Capitólio. Mas ninguém está nem aí. É como se, por ser defensora de Trump, ela merecesse morrer.


Quatro assassinatos

Durante todo o dia de ontem só se falava nas investigações para apurar os responsáveis pela invasão grotesca ao prédio do Capitólio. Não se viam notícias sobre apuração dos quatro assassinatos.


Pergunta no palanque

Com o apoio ao MDB na Câmara e ao DEM no Senado, o PT finalmente esqueceu a acusação de “golpe” desses partidos contra Dilma?


Ato de guerra

Completa um ano nesta sexta (8), impune, a explosão do Boeing da Ukraine Airlines que matou 176 pessoas. O avião foi abatido por forças militares do Irã, após a decolagem do aeroporto de Teerã.


Assim é se lhe parece

Para a Contag, as causas da miséria são a inflação, gás, energia e “falta de compromisso dos governos Temer e Bolsonaro”. Com memória necrosada, esqueceram a crise da pandemia, a mais grave de sempre.


Maioria feminina no campo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiou 476 agricultores familiares no DF e entorno em 2020 com compra de R$2,17 milhões em produtos agrícolas. Segundo a Conab, foram 295 mulheres beneficiadas.

PAULA DE MELO, psicóloga do Hapvida Maceió, com trabalho importante dentro da campanha Janeiro Branco, criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar da saúde mental
PAULA DE MELO, psicóloga do Hapvida Maceió, com trabalho importante dentro da campanha Janeiro Branco, criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar da saúde mental - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição