Confira os destaques da política nacional #CH29012021
.
Por Cláudio Humberto | Edição do dia 29/01/2021 - Matéria atualizada em 29/01/2021 às 04h00
PODER SEM PUDOR: Políticos mãos-de-vaca
Um grupo de políticos discutia certa vez sobre colegas avarentos. Alguém lembrou o dia em que o deputado Hugo Rodrigues da Cunha decolava do aeroporto de Uberaba quando viu pela janela um homem montando “Cinco Estrelas”, seu cavalo favorito. Ele pegou o primeiro voo de volta só para dar uma bronca no capataz da sua fazenda. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) arrancou gargalhadas ao brincar com outro mão-de-vaca conhecido: “Ouvi dizer que Tancredo era careca para não ter que emprestar o pente...”
Jogando a toalha
A frente parlamentar Ética Contra a Corrupção, da Câmara, promoveu uma série de entrevistas com os candidatos a presidente da Casa. Somente a candidata do Psol, Luiza Erundina, não participou. Humm...
Voz discordante
Apesar do apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB), que prometeu a apoiadores de esquerda impedir as privatizações, como Rodrigo Maia, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), defende a união entre o governo e o Congresso “para agilizar as privatizações em nosso país”.
Confusão
A direção da Câmara comunicou aos funcionários que, apesar de a eleição para presidente ser presencial, serviços de alimentação e o acesso de visitantes estão suspensos. Comida só fora do Congresso.
Comissão Barrichello
Reapareceu esta semana a “comissão externa do coronavírus” da Câmara, que só discutiu o auxílio emergencial após o benefício ter sido pago. Agora se reunirá para “discutir a pandemia no Amazonas”.
Senadores negociam ‘presidente de consenso’
O Senado ferve em negociações de uma reviravolta na eleição para sua presidência, na próxima segunda-feira (1º). Senadores de vários partidos alegam que o sucessor de Davi Alcolumbre (DEM-AP) não deve ser escolhido entre candidatos, o que sempre deixa sequelas políticas. A ideia é buscar um nome de consenso dos senadores, resgatando uma tradição da Casa observada na eleição ao menos de 9 ex-presidentes, de Humberto Lucena em 1987 a Garibaldi Alves Filho em 2007.
Tudo ou nada
A opção ao consenso seria outro nome do MDB com trânsito em diversos partidos, em um “tudo ou nada” contra Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Fazendo política
Rodrigo Pacheco alega dificuldades de abrir mão da candidatura, a mais forte, mas sinaliza disposição para conversar, fazer política.
Simone reage
Com reduzidas chances de vitória, a senadora Simone Tebet (MS) não aceita a negociação. Ameaça candidatura avulsa e desfiliação ao DMB.
Prazo fatal
Acabou domingo (24) o prazo para Tebet se viabilizar como candidata. Já na segunda (25), o MDB aderiu à busca do candidato de consenso.
Brasil já vacinou mais que a Espanha e a França
O Brasil se tornou, nesta quinta-feira (28), o 10º país no mundo a mais vacinar seus habitantes (quase 1,5 milhão), deixando para trás Espanha (1,27 milhão) e França (1,14 milhão), no total geral desde o início geral da imunização. Contado apenas o período de 11 dias desde o início na vacinação no Brasil, em 17 de janeiro, o País é o 6º que mais vacinou no mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Reino Unido, Israel e Índia.
Número 2
Entre quarta (26) e quinta-feira (27), o Brasil imunizou mais de 602 mil pessoas, atrás apenas dos EUA, que aplicaram 1,1 milhão de vacinas.
Mais de dois milhões
Mantido o ritmo da imunização em terras brasileiras, até este sábado (30) mais de 2 milhões de pessoas terão recebido a vacina contra Covid.
Grupo seleto
Apenas 56 países deram início à imunização. Desses, 14 vacinaram mais de um milhão de habitantes, dos quais só 7, mais de dois milhões.
Chega de regalias
Os gastos do governo com alimentação para os 370 mil integrantes das Forças Armadas, incluindo sobremesa de leite condensado e chicletes, faz lembrar que o pagador de impostos não pode mais sustentar tantos privilégios no setor público. Também nos poderes Legislativo e Judiciário.
Pernas curtas
Após muito se falar, na imprensa e nas redes sociais, sobre leite condensado e outros alimentos, levantamento do Painel de Compras do governo federal revela que os gastos com alimentos, incluindo com o leite condensado, caíram mais de 25% entre 2019 e 2020.
Ops, deu ruim
Os filhotes tupiniquins de Joe Biden estão inconsoláveis: a secretária de imprensa da Casa Branca afirmou nesta quinta (28) que o Brasil será um dos principais parceiros dos EUA nas negociações sobre o clima.
Quase “o cara”
No estilo Bolsonaro, o presidente desdisse o vice, Hamilton Mourão, que “palpitou” que o chanceler Ernesto Araújo deixaria o cargo. “Se ministro meu for elogiado pela mídia, ele corre o risco de ser demitido”, disse. E chamou Araújo de “o homem das relações públicas com o mundo”.
Pensando bem...
...consenso requer bom senso.