app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH11022021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 11/02/2021 - Matéria atualizada em 11/02/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: O ritmo da crise

O senador gaúcho Pinheiro Machado saía do Senado, em uma tarde de forte crise política. Nas ruas, o povo estava inquieto. “Como é que eu devo dirigir, senador?”, indagou o preocupado motorista. O líder conservador respondeu: “Nem tão ligeiro que pareça covardia, nem tão devagar que pareça provocação...”


Pernas curtas

Educado, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, não chamou João Doria de mentiroso, mas negou que tenha dito ao governador, como este difundiu, que o DEM “não apoia e jamais apoiará Bolsonaro em 2022”.


Doria se isolando

Dória tem recebido de Bolsonaro tudo que um opositor precisa. Mas tem pesado a mão e vai acabar isolado, por tentar antecipar demais o marketing eleitoral e chamar para si o papel de salvador da pátria.


Covid: Brasil está melhor que os EUA e europeus

Enquanto o jornalismo de funerária espera ansioso que o Brasil atinja 10 milhões de casos de covid, profissionais de saúde continuam trabalhando e já salvaram mais de 8,5 milhões de pessoas. Segundo o Worldometer, são 45 casos por mil habitantes, colocando o Brasil em 35º na lista de infectados per capita e em situação bem melhor que EUA (84 casos por mil habitantes), Israel (77), Portugal (76), Espanha (65), Bélgica (62), Suíça (62), Suécia (59), Reino Unido (58) e França (52), por exemplo.


O que importa

Com relação às mortes, o Brasil está em 27º com 1096 a cada milhão de habitantes, situação melhor que todos os países já citados, exceto Israel.


Não são exemplos

A Bélgica tem 1848 mortes por milhão. Reino Unido (1686), EUA (1448), Portugal (1446), Espanha (1362) e França (1231) não são exemplos.


Têm muito a aprender

Nem mesmo os evoluídos Suécia (1216 mortes por milhão de habitantes) e Suíça (1117) o combate ao coronavírus é mais efetivo que o Brasil.


Terror dá audiência

A turma que aposta na morte prefere o número total, mais assustador, exceto quando é sobre a vacinação. Aí a preferência é pelo percentual.


Governador dos motéis criou 60 cargos de capelão

A Procuradoria-Geral da República precisou mover uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a criação de 60 cargos de capelão de livre nomeação pelo governador do Maranhão de Flávio Dino (PCdoB), o mesmo que determinou a construção de motéis em presídios do Estado. A medida foi vista por adversários como forma de trazer denominações religiosas, em especial evangélicos, para a base de apoio do governador.


Muito suspeito

Os cargos de Capelão Religioso iriam para PM, Bombeiros, Polícia Civil e Secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública.


Sem cabide

A PGR alega não haver problema na criação dos cargos, mas na forma de preenchimento, que deve ser exclusivamente por concurso público.


Não dá para confiar

A ADI também pede que seja concedida uma medida cautelar proibindo nomeações de Flávio Dino, que podem ser feitas a qualquer tempo.


Demonstração de força

As forças governistas deram uma grande demonstração de força, aprovando o texto-base da autonomia do Banco Central com 339 votos. Do mesmo modo, a oposição mostrou o seu tamanho real: 114 votos.


Pensando bem...

...defendida por governos há décadas, a autonomia do Banco Central, finalmente aprovada, só é ruim para setores atrasados da oposição.


Destravando geral

O envio da reforma administrativa à CCJ pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi elogiado pela deputada Paula Belmonte, que pediu agilidade “para que o país volte a crescer e gerar empregos”.


Oportunidade perdida

Com iminente retorno ao trabalho na Câmara, deputados têm “colocado para dentro” visitantes, prefeitos e vereadores que não deviam ter acesso liberado por razões óbvias. Em vez de usar a estabilidade no emprego e forçar o cumprimento das regras, os seguranças legislativos dizem amém.


Alteração de endereço

A mudança do Comitê de Imprensa da Câmara é apenas isso, uma “alteração de endereço”. A rigor é assunto irrelevante para a população. Não atenta contra a democracia, nem afeta a liberdade dos jornalistas.


Importante passo

Focado na eficiência logística na região Norte, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) anunciou mais quatro contratos de adesão para terminais de uso privado no Pará. “São R$ 615,5 milhões investidos”, disse.


Interferência indevida

A advogada Anna Carolina Esteves criticou a tentativa de um juiz paulista de alterar na marra os aluguéis de lojistas de shoppings, desfeita na 2ª instância. “Não cabe ao Judiciário, já que se trata de relação particular”, disse, antes de lembrar que o principal produto de shoppings é o aluguel.

GILTON LIMA, presidente da Fecomércio, com perspectivas otimistas para o aquecimento do comércio com o cancelamento do carnaval
GILTON LIMA, presidente da Fecomércio, com perspectivas otimistas para o aquecimento do comércio com o cancelamento do carnaval - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição