app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH12022021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 12/02/2021 - Matéria atualizada em 12/02/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Político pipoqueiro

Avesso a aparições e declarações públicas, o ex-governador mineiro Hélio Garcia acabara de votar, nas eleições municipais de 1996, quando foi cercado por jornalistas. Parou junto a um pipoqueiro e manteve a boca ocupada para não ter que responder a perguntas. Mas perdeu a paciência com uma repórter de rádio: em vez de engolir pipocas, neutralizou a jornalista insistente colocando “gentilmente” as pipocas na boca dela.


Postos denunciam ação mafiosa de distribuidoras

Beneficiadas pelo cartório adquirido em 2009 junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP), que lhes deu exclusividade na venda de combustíveis aos postos, as distribuidoras acrescentam sua “margem” de 16% no preço final para o consumidor e também, criminosamente, manipula os preços. Em São Paulo, donos de postos denunciam que distribuidoras, agindo como máfia, determinam inclusive quem vende mais caro e mais barato, cobrando preços diferentes para postos segundo seus interesses.


Manipulação comprovada

A manipulação de preços foi constatada pela análise, por mais de um ano, dos contratos de postos com as três maiores distribuidoras do País.


Entidade chancelou

A análise foi feita por técnicos da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis, que confirmou a manipulação ao “Jornal da Band”.


Cartório criminoso

Usinas e refinarias produzem combustíveis, mas não podem vendê-los aos postos. São obrigadas a entregar tudo a esses atravessadores.


Sem competição

Cartelizado, monopolizado e manipulado pelas distribuidoras, o setor dos combustíveis é o único que não pode se submeter à competição.


Governo já viabiliza privatização da ‘Eletrossauro’

A Eletrobras decidiu fazer valer a Emenda Constitucional 103 (reforma da Previdência) e extinguirá a partir deste mês os contratos de trabalho de seus empregados e das subsidiárias que atingiram o tempo mínimo de contribuição e a idade de 75 anos, como no serviço público. Isso atingirá a “eletrocracia” de salários mais altos, que há anos impede a oxigenação da empresa. Essa iniciativa é uma mudança de atitude em relação à gestão de Wilson Ferreira Junior, ex-presidente da “Eletrossauro”, que não adotou medidas preparatórias para sua privatização.


Mais atraente

Com a entrada de sangue novo nas empresas, a expectativa geral no governo é de aumento da produtividade e do interesse na privatização.


Erário agradece

A mudança foi anunciada esta semana e deve reduzir as despesas com a folha e os prejuízos das subsidiárias.


Determinação constitucional

Segundo o documento enviado a funcionários, a medida é irreversível e atingirá empregados que vierem a completar 75 anos e tempo de serviço.


Mais vacinas 5G

Com a saída de Donald Trump e fim da pressão contra China envolvendo a tecnologia 5G, o ministro Fábio Faria (Comunicações) foi até a Huawei debater os padrões globais e os requisitos brasileiros de confiabilidade. A estratégia é aproveitar a visita para negociar mais vacinas para o Brasil.


Situação dramática

O Peru tem sido dos países mais afetados pelo coronavírus. Com 75% de informalidade na economia, o vírus se espalha. É que as pessoas precisam sair para ganhar o pão. E, lá, não tem auxílio emergencial.


Cibercrimes disparam

Com 46% das empresas nacionais adotando home office devido à covid, o número de ataques e outras ameaças online foi de 15 milhões para 75 milhões em 2020, segundo estudo da Apura Cybersecurity Intelligence.


Pensando bem...

...só a hipocrisia de tribunais e da mídia para chamar a variante de “brasileira” e criminalizar a constatação de que o coronavírus é chinês.


Chega de atraso

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) perdeu a paciência com os deputados que dizem defender o povo e impedem o avanço do trabalho na Câmara. “O Psol, em especial, precisa parar de atrasar o país”, disse.


Doria se isola

O documento de todos os presidentes estaduais do PSDB, em defesa da permanência do atual presidente do partido, Bruno Araújo, foi resposta contundente a João Doria, que atropelava as instâncias partidárias para assumir seu controle. O açodamento isola Doria no próprio partido.


Antes tarde...

O senador Fernando Collor (Pros-AL) comemorou a autonomia do Banco Central. “Esperamos 31 anos para nossa legislação incorporar a orientação que adotei na prática em 1990”, lembrou o ex-presidente.


Alteração de endereço

Presidente da Câmara, Arthur Lira deu várias entrevistas, nesta quinta (11), em diferentes locais da Casa, demonstrando que a “alteração de endereço” do Comitê de Imprensa não afeta o trabalho dos jornalistas.


Grande diferença

Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) divulgou foto da reunião de líderes no novo formato, onde projetos são debatidos e os com maior apoio têm preferência para entrarem na pauta de votações.

HALISSON BULANDEIRA, empresário da HB Prime Classe, primeira loja de Porcelanato Líquido do Brasil, aposta no bom momento da economia com produto inovador e que vem fazendo grande sucesso no mercado alagoano
HALISSON BULANDEIRA, empresário da HB Prime Classe, primeira loja de Porcelanato Líquido do Brasil, aposta no bom momento da economia com produto inovador e que vem fazendo grande sucesso no mercado alagoano - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição