app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH16022021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 16/02/2021 - Matéria atualizada em 16/02/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Duelo eleitoral

Candidato contra João Cleofas, em Pernambuco, Agamenon Magalhães encontrou o adversário e foi logo provocando: “Desta vez, vou te derrotar.” Agamenon avisou: “Nunca. Nem agora nem em qualquer outra eleição.” Cleofas ficou intrigado: “Por que?” Agamenon explicou: “Porque você tem usinas. Pensa dois terços do tempo em suas usinas e um terço em política. Eu, não. Penso em política 24 horas por dia.” Agamenon só perdeu para a morte.


Golpe contra o Brasil

Vazamento de informações de mais de 200 milhões de brasileiros ainda rende. Segundo o deputado Célio Studart (PV-CE), apesar da vigência da LGPD, “golpistas, agentes econômicos e governos estrangeiros terão informações extremamente detalhadas da população brasileira”.


Vacina derruba Covid no mundo; Brasil é o próximo

O total de vacinados no mundo ultrapassou o de infectados no início do mês e o que se viu foram quedas vertiginosas da média de novos casos, de mortes, de pessoas em estado grave e, pela primeira vez em toda a pandemia, no número de casos ativos. No Brasil, o número de vacinados já é mais da metade do total de infectados, a média de novos casos e os casos ativos começaram a cair há duas semanas e, seguindo o que foi observado no mundo, as mortes devem despencar até o fim de fevereiro.


Primeiro sinal

A média de casos no mundo chegou ao pico de 741,7 mil no dia 10 de janeiro e a vacinação a fez cair pela metade em pouco mais de um mês.


15 dias depois

A média de mortes continuou subindo até 26 de janeiro, quando chegou a 14.438 por dia. Desde então, caiu para cerca de 11 mil atualmente.


Situação brasileira

No Brasil, os casos começaram a cair no início do mês e a vacinação acelerou, o que pressupõe que as mortes devem cair nos próximos dias.


Alívio em Portugal

Portugal, onde a pandemia ressurgiu com força, viu o número de novos casos cair para 90 em 24 horas, o menor desde o Natal.


Proposta de unificar ICMS beneficia distribuidoras

A proposta do governo de unificar o ICMS dos combustíveis, adotando a chamada “monofasia”, mostra que tem gente da área econômica com o rabo preso com as distribuidoras de combustíveis. A proposta preserva a “margem” desses atravessadores, que encarecem em 16% o preço final para o consumidor, e obriga apenas as refinarias e usinas de etanol a produzir e a pagar imposto. Enquanto isso, as atravessadoras ficam com o “lucro” de produtos aos quais não agregam qualquer valor.


Triunfo da esperteza

Nos debates sobre venda direta aos postos, distribuidoras só admitiam a medida após implantar a “monofasia” que o governo agora defende.


Cartório indecente

As distribuidoras adquiriram em 2009 resolução da “agência reguladora” ANP proibindo refinarias e usinas de venderem diretamente aos postos.


Manda quem pode

Há 8 meses o Conselho Nacional de Política Energética ordenou a ANP o fim do cartório indecente, mas as bilionárias distribuidoras não deixam.


Um argentino vaidoso

O falecido Carlos Menem era muito vaidoso. Carregava no pancake, para tentar disfarçar as rugas, apesar das plásticas, e também no laquê, para fixar cabelos tão pintados de preto quanto as costeletas de branco. Na presidência da Argentina, levava uma maquiadora em suas comitivas.


Papa rancoroso

O Papa Francisco sente rancor de quê? Elogia a Colômbia por receber venezuelanos, e não diz uma palavra sobre 270 mil fugitivos da ditadura Maduro acolhidos no Brasil, só porque não gosta do seu presidente.


Organização chinesa

É vergonhosa a submissão da OMS à China. Demorou mais de um mês para admitir a pandemia e depois levou 1 ano para ir a Wuhan, onde tudo começou. E concordou em investigar somente o que a ditadura permitiu. Por isso no Japão é chamada de “Organização Chinesa da Saúde”.


Carnacongresso

A pandemia é emergência mundial, mas no Congresso tudo pode esperar: ficou apenas para a próxima quinta-feira (18) a votação da medida provisória que facilita a compra de vacinas no País.


Mudança nas eleições

A deputada Renata Abreu (Pode-SP), será a relatora da comissão que avalia mudanças nas eleições parlamentares. Já em 2022, o sistema de votos pode mudar de proporcional para distritão ou distrital misto.


Perspectiva

O secretário da Educação do governo de São Paulo, Rossieli Soares apresenta nesta terça-feira (16) os novos dados do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a Covid-19 (Simed).


Recorde maduro

A Polícia Rodoviária Federal divulgou resultados recordes na apreensão de drogas e redução de acidentes em 2020. Segundo a PRF, o melhor resultado desde 2003 decorre do “amadurecimento na forma de gestão”.


Pensando bem...

...tomara que o ano comece mesmo depois do Carnaval.

ARTHUR GOMES NETO, diretor médico da Santa Casa de Maceió, uma das referências na área médica em Alagoas
ARTHUR GOMES NETO, diretor médico da Santa Casa de Maceió, uma das referências na área médica em Alagoas - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição