app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH27032021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 27/03/2021 - Matéria atualizada em 27/03/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Pergunta besta

O jornalista Newton Pedrosa, que foi secretário de Imprensa de Adauto Bezerra no governo do Ceará, lembra que, derrotado por Tasso Jereissati, seu ex-chefe foi nomeado superintendente da Sudene pelo então presidente Fernando Collor. Tasso e Ciro Gomes minimizaram a nomeação, dizendo que a autarquia estava esvaziada, e espalhavam boatos sobre sua iminente demissão. Adauto desembarcava em Fortaleza, nesse clima, quando foi indagado pelo jornalista Bezerrinha: “É verdade que o senhor vai ser demitido da Sudene?” Adauto respondeu: “Foi a pergunta mais besta que eu já ouvi em minha vida...”


Não esperavam

Marcelo Queiroga (Saúde) reconheceu a gravidade da situação e disse que “com a ajuda do povo brasileiro e da nossa imprensa, que é muito eficiente”, vamos vencer a covid. O elogio pegou jornalistas de surpresa.


Óbitos aumentam, mas o Brasil é 14º nesse ranking

Com 213 milhões de habitantes, o Brasil apresenta resultados que impressionam no número de casos e óbitos por covid-19. Considerando-se apenas os países com mais de 5 milhões de habitantes, o país é o 14º colocado e, entre todos os países, é o 23º nessa tragédia, com 1.437 óbitos para cada grupo de 1 milhão de pessoas. A República Tcheca expõe o quadro mais grave: 2.391 mortos por milhão, seguido de Hungria (2.022), Bélgica (1.962) e Reino Unido (1.857), segundo o Worldometer.


Números terríveis

Bulgária está em 5º nos países com mais mortes por covid: 1.811 por milhão de habitantes. Na Itália, são 1.776 óbitos por milhão de pessoas.


Nos EUA, bem pior

A Eslováquia soma 1.716 óbitos por milhão, enquanto Estados Unidos, país que mais vacina, em 8º lugar, soma 1.685 mortes por milhão.


Tragédia portuguesa

Seguem-se, entre os países mais impactados, Portugal, com 1.653 pessoas mortas por milhão, Espanha (1.604) e México (1.541).


Brasil na lanterna

Em 12º lugar, o Peru tem 1.526 óbitos por milhão, seguido da França, em 13º com 1.442, todos à frente do Brasil (1.437).


Vacina no palanque

Após o laboratório Farmacore pedir à Anvisa, às 13h23 de quinta (25), autorização dos ensaios clínicos da primeira vacina brasileira, João Doria recorreu a pirotecnia para emplacar a Butanvac como a primeirona.


Ao menos isso

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) cumpriu o papel que resta aos TRTs: revogou decisão desastrosa de instância, solicitada por pelegos sindicais, que impedia os funcionários do Procon de fiscalizar o cumprimento do lockdown, nos feriados antecipados em São Paulo.


Impeachment de Moraes avança no Congresso

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entregou ontem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o abaixo-assinado com quase de 3 milhões de assinaturas pelo pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Kajuru estava acompanhado dos senadores Styvenson Valenti (RN) e Eduardo Girão (CE), ambos do Podemos. Segundo fontes próximas de Kajuru, a “sensação” é de que o presidente do Senado não engavetará a proposta.


Análise prévia

Rodrigo Pacheco prometeu aos senadores do Podemos que enviaria o pedido para análise da consultoria jurídica do Senado.


Processo normal

Caso a assessoria jurídica do Senado dê parecer favorável ao pedido de análise do pedido de impeachment, a proposta segue para a CCJ.


Avalanche de adesões

As assinaturas começaram a ser recolhidas na segunda-feira (15), na quarta (17) já havia mais de 2,5 milhões de nomes no pedido.


Quem dança somos nós

Ex-ministro da Saúde de Dilma, Alexandre Padilha (PT-SP) organizou debate na Câmara, na segunda (29), para discutir a “regulamentação do breaking”. Em plena pandemia, a prioridade do PT na Casa é dança.


Viés autoritário

José Cirilo (PT-CE) quer proibir empresas com denominação estrangeira, por “dificuldade na pronúncia”. A obtusidade córnea do deputado não o deixar ver que a livre iniciativa inclui a escolha do próprio nome.


Auxílio vai sair

O presidente Jair Bolsonaro não conseguiu ser preciso, mas garantiu que a nova etapa do auxílio emergencial vai começar a ser paga “no dia 4 ou 5 de abril” nos valores que variam entre R$ 150 e R$ 375.


Amizade envelhece

Completa 56 anos neste sábado (27), a Ponte Internacional da Amizade, que liga as cidades de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai, atravessando o rio Paraná.


Mesmo pós-Lava Jato

A ONG Transparência Internacional afirma que, entre 180 países, o Brasil é o 94º no Índice de Percepção da Corrupção, com 38 pontos. Zero significa país “altamente corrupto” e 100 pontos, “muito íntegro”.


Pensando bem...

...se até agora não existe Orçamento, talvez não seja tão necessário.

HUMBERTO GOMES DE MELO, provedor da Santa Casa de Maceió, com trabalho reconhecido para fortalecer e ampliar os serviços da unidade hospitalar que é referência em Alagoas
HUMBERTO GOMES DE MELO, provedor da Santa Casa de Maceió, com trabalho reconhecido para fortalecer e ampliar os serviços da unidade hospitalar que é referência em Alagoas - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição