app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH10042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 10/04/2021 - Matéria atualizada em 10/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Ratos gigantes

Deputados conversavam na Câmara, certa vez, e um deles quis saber o que é “gabiru”, expressão que designada deputados estaduais de Alagoas envolvidos em um escândalo de corrupção. Quem esclareceu foi o então vice-presidente José Thomaz Nonô (PFL-AL), provocando gargalhadas: “Gabiru é rato grande, também chamado de cassaco. No Rio Grande do Sul é ratão do banhado. Em Brasília, tem vários nomes: Delúbio, Silvinho...”


Ingerência no Senado gera críticas internas no STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois deles já aposentados, criticaram em conversas reservadas a reação irritada de Jair Bolsonaro a Luis Roberto Barroso, mas também viram sentido no desabafo do presidente contra o “ativismo político”. A reação agressiva do presidente, no entanto, deve estimular o corporativismo dos ministros, que se verão na obrigação de defender o colega que mandou o Senado instalar a CPI da Covid. O ministro disse ter consultado outros ministros e que não vai mudar a atitude de decidir “com seriedade, educação e serenidade”.


Divergência na Corte

A nota cautelosa do STF, evitando lenha na fogueira, decorre da posição de ministros contrária ao viés intervencionista adotado por Barroso. Chance desperdiçada Impaciente, Bolsonaro aplicou a “voadora”, em vez de liderar uma reação política, inclusive no STF, contra a liminar intervencionista de Barroso.


Mais do mesmo

O STF virou aliado de opositores, que, sem votos, contam com a Corte para impor decisões ao Executiva e ao Legislativo.


Intromissão incomum

A decisão de Barroso não é inédita, mas é incomum. Aconteceu durante o governo Lula, na criação – forçada pelo STF – da CPI dos Bingos.


STF em xeque

Se era por falta provocação, Jorge Kajuru (Cidad-GO) ingressou com mandado de segurança para que o ministro Barroso mande o Senado tocar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, que o próprio senador assina junto com quase três milhões de pessoas.


Está escrito

A certeza, nos meios jurídicos, é que o STF decidirá não decidir sobre o impeachment dos seus próprios ministros. Ao contrário da CPI da Covid, o tribunal dirá que “não vai interferir” em assuntos próprios do Legislativo.


Não é automática

A ordem do ministro Barroso para o Senado instalar a CPI da Covid deve começar por sua leitura e, depois, os líderes precisam indicar seus membros. Só após a indicação de metade a comissão será instalada.


Ação pública

O jornalista da Bandnews TV Felipe Vieira revelou em seu site a decisão do Ministério Público do Rio Grande do Sul de ajuizar ação contra Roberto Jefferson por homofobia contra o governador gaúcho Eduardo Leite. O MP denuncia o ex-presidente do PTB por injúria e preconceito.


Plano B

Para a deputada estadual Janaina Paschoal (SP), o presidente Jair Bolsonaro não deveria abrir nova frente de batalha com o STF, mas sugeriu que os aliados aproveitem a CPI da Covid para “investigar o destino dado às elevadas somas liberadas pelo governo federal”.


Melancia nos correios

Ciro Gomes já não sabe o que fazer para inventar factoides. Disse ter enviado “carta de condolências” pela morte do duque de Edimburgo. A família real certamente passaria mal, deprimida, sem a sua mensagem.


O tempo passa

Este sábado (10) é o 100º dia de 2021 e, portanto, faltam ainda 542 dias para a eleição majoritária do ano que vem. Mas em Brasília a disputa pelo Palácio do Planalto, turbinada pelo STF, já está a pleno vapor.


Recorde de mortos soma 3.057, atestam cartórios

Apesar do apego ao número diário de mortes divulgados pela torcida da Covid, a conta dos cartórios de registros civis, encarregados de oficializar nascimentos e mortes em todo o País, é outra. Manchetes contabilizam o dia do registro da morte, mas os cartórios registram a data de fato do óbito. Desde o início da pandemia, o dia mais letal no Brasil foi 22 de março deste ano, quando 3.057 pessoas perderam suas vidas infectadas pela Covid, segundo a Transparência do Portal do Registro Civil.


Menor

Dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais revelam que média móvel de 7 dias atual voltou ao nível de fevereiro; 1,3 mil.


Ápice

Desde o pico no dia 22, tanto o total de óbitos diários quanto a média têm diminuído. A média chegou a quase 3 mil mortes/dia no fim de março.


Aumento

Cartórios país afora têm algumas semanas para atualizar os dados, por isso a tendência ainda é de aumento na revisão dos números.


Vacinação 24h

Em Maceió, a prefeitura continua inovando. Agora criou postos de vacinação 24 horas que, a partir das 16h deste sábado (10) vão vacinar pessoas com 60 anos de idade ou mais.


Pensando bem...

...tem ponto turístico em Brasília que em breve terá de mudar de nome para Praça do Único Poder.

NOAH VERDE, gerente de Comunicação do Sistema FIEA e uma das profissionais mais experientes na área em Alagoas, tem trabalho reconhecido pela valorização e divulgação das ações industriais do estado
NOAH VERDE, gerente de Comunicação do Sistema FIEA e uma das profissionais mais experientes na área em Alagoas, tem trabalho reconhecido pela valorização e divulgação das ações industriais do estado - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição