app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH28042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 28/04/2021 - Matéria atualizada em 28/04/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Chimarrão e rapadura

Para quebrar o gelo na CPI dos Correios, que investigava a corrupção do governo Lula no escândalo do Mensalão, o presidente do colegiado, Delcídio Amaral (MS), brincou com o senador Ney Suassuna (MDB-PB) quando o viu experimentar o chimarrão do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS). “É meio amargo...”, observou Suassuna. Ideli Salvatti (PT-SC) não gostou da observação do colega: “Esse aí só gosta de água de coco e rapadura...”


AL: Bolsonaro perderia de Lula, não de Haddad

Quando políticos de Alagoas voltam aos holofotes, um levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e esta coluna revela que, se a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Jair Bolsonaro seria menos votado que o petista Lula no Estado, mas por uma diferença que já foi bem maior: 36,6% a 26,8%. Mas se o candidato do PT for Fernando Haddad, Bolsonaro venceria por 29,2% a 14,7%. Na eleição de 2018, Haddad obteve quase 60% dos votos em Alagoas.


Opções fracas

Ciro Gomes, Luciano Huck, Sergio Moro, João Doria, Luiz Mandetta, João Amoedo e Cabo Daciolo nem sequer chegam aos 6%.


Mesmo nível

Ex-deputado e fenômeno da internet, Cabo “glória a deuxxs” Daciolo tem ao menos 1% dos votos em todos os cenários. Empata com Mandetta.


Diferença dos sexos

Entre homens, Lula teria 36,1% e Bolsonaro teria 35,7%, diz o Paraná Pesquisa. Entre mulheres o petista tem 37% e o presidente 18,9%.


Avaliação

Os alagoanos foram convidados a avaliar o governo: 43,9% o aprovam e 51,9% o desaprovam. A diferença já foi mais desfavorável a Bolsonaro.


Ministra do STJ é forte opção para vaga no STF

A ministra Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passou a integrar a galeria de nomes sob exame do presidente Jair Bolsonaro e pode vir a ser a terceira mulher no Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga do ministro Marco Aurélio, prestes a se aposentar. Admirada no STJ desde a posse, em agosto de 2010, ela é produto de impressionante tradição familiar, como filha, neta e bisneta de ministros do Supremo.


Justiça na veia

O pai da ministra Isabel, Octavio Galotti, seu avô Luís Galotti e também o bisavô Antônio Pires e Albuquerque foram ministros do STF.


Maior ‘eleitor’

Apesar da tradição familiar, o maior “eleitor” de Isabel Galotti para o STF é o marido Walton Alencar, ministro do TCU e próximo a Bolsonaro.


Nomes fortes

Também são cotados os ministros do STJ Humberto Martins e João Otavio de Noronha, Ives Gandra Filho (TST) e André Mendonça (AGU).


Crítica unilateral

A decisão da Bélgica de proibir voos do Brasil teve destaque na imprensa brasileira e choveram críticas a nosso país, mas, se fosse do tamanho do Brasil, a Bélgica teria 18 milhões de casos e 441,6 mil mortos por covid.


Não vai ter festa no apê

O Tribunal de Justiça de São Paulo vai leiloar um apartamento de Ciro Gomes (PDT), candidato profissional a presidente, para pagar R$450 mil por danos morais, devidos ao senador Fernando Collor (Pros-AL).


Mundo bizarro

A Raytheon, uma das maiores empresas de armamentos militares do mundo, grande fornecedora nas guerras do Iraque e Afeganistão, ganhou – pelo 17º ano seguido - prêmio “Melhor Lugar para Trabalhar pela Igualdade LGBT” concedido pela ONG de direitos humanos (!) HRC.


Distanciamento manipulado

Para Marcel van Hattem (Novo-RS), o governador gaúcho Eduardo Leite deve atacar a questão das escolas fechadas “alterando o ‘distanciamento controlado’ que há tempos é manipulado ao sabor da política”, cravou.


Todos têm interesse

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha, defendeu o antigo e hoje relator da CPI: “Dizer que Renan não pode participar da CPI da Covid porque tem interesses... Queria saber quem não tem interesses, aqui”, disse.


OAB não tem partido

Manifesto em defesa da advocacia será lançado nesta quarta (28) pelo aumento de representatividade em uma OAB independente. “É o começo do resgate da advocacia, sem viés partidário”, afirma o vice-presidente da OAB, Luiz Viana, um dos líderes de oposição à diretoria nacional.


Boa pergunta

Ex-deputado federal, Delegado Francischini se espantou com a prisão de um homem, no Paraná, com mais de 100 mil arquivos de pornografia infantil no computador: “Qual a pena justa para abusadores de crianças?”


Ricos mal humorados

Pesquisa CNI/FSB a ser divulgada nesta quarta (28) revela que a maioria dos brasileiros acredita que a recuperação da economia do Brasil se dará em 2022. Mas quanto maior a escolaridade e renda, maior o pessimismo.


Pensando bem...

...vacinas podem ser cura até para a CPI.

FERNANDA STUDART, gerente de marketing do Parque Shopping, celebra a campanha inovadora para o Dia das Mães, a segunda data do ano mais importante para o varejo
FERNANDA STUDART, gerente de marketing do Parque Shopping, celebra a campanha inovadora para o Dia das Mães, a segunda data do ano mais importante para o varejo - Foto: Divulgação
 


Mais matérias
desta edição