app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH30042021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 30/04/2021 - Matéria atualizada em 30/04/2021 às 04h00

PIETRO COELHO, sócio e diretor do Ritz Lagoa da Anta, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento hoteleiro do estado
PIETRO COELHO, sócio e diretor do Ritz Lagoa da Anta, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento hoteleiro do estado - Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Deus protege bebum

 Em 1996, por sugestão da deputada mineira Sandra Starling (PT), o partido causou polêmica ao sapecar em sua página, na internet, a frase de um fundador, o sociólogo Francisco Weffort, que depois seria nomeado ministro da Cultura de FHC: “Deus protege os bêbados, as crianças e o PT”. Anos depois, a frase profética talvez explicasse a estabilidade do ex-presidente Lula, que não foi cassado apesar do Mensalão, e a pizza que livrou petistas como Professor Luizinho do mesmo escândalo de corrupção.


Randolfe já teve Renan como ‘inimigo da República’

Na política, a conveniência e a hipocrisia imperam, inclusive sobre os que se dizem irredutíveis em questões de “princípios”. Vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) hoje é só elogios ao colega relator Renan Calheiros (MDB-AL), mas o conceito já foi outro. Em 2013, Renan voltou a disputar a presidência do Senado após renunciar para escapar de mais um escândalo de corrupção. Na ocasião, Randolfe disse que o “grande inimigo da República era o uso privado da coisa pública”.


Alvo definido

Em 2019, Randolfe foi o grande defensor da proposta de voto aberto na eleição para presidente do Senado, para inviabilizar Renan Calheiros.


Poço é fundo

Renan incentivou Kátia Abreu a tirar Alcolumbre da cadeira de presidente aos gritos de: “Tira ele daí”. Randolfe não titubeou: “É o fundo do poço”.


Inimigo do meu inimigo

Atualmente, Randolfe defende Renan e debocha da Justiça. Chamou a decisão que o afastava da relatoria de “liminar cloroquina, sem eficácia”.


Passado recente

Renan renunciou à presidência após escândalo com denúncias de que uma empreiteira pagava pensão para uma filha tida fora do casamento.


Palanque para que te quero

A CPI da Covid retomou com força uma velha malandragem: assessores são pagos para ver TV. Quando uma emissora mostra imagens ao vivo da CPI, avisam ao chefe senador, para garantir o brilhareco do dia.


Lá vem problema

Governadores e prefeitos não vão dormir bem: a CPI da Covid aprovou também o requerimento de “todos os contratos, convênios e ajustes da União” na transferência de bilhões de reais para estados e capitais.


Rascunho da idiotice

No Palácio do Planalto, ganhou a alcunha de “rascunho da idiotice” a minuta de um documento destinado a prevenir ministros sobre temas que podem e até devem ser tratados na CPI da Covid.


Pensando bem...

...é CPI da Covid, mas poderia ser CPI do Holofote.


Brasil atinge média de 1 milhão de doses ao dia

O Brasil atingiu na quinta-feira (29) a importante marca de um milhão de doses de vacinas contra a Covid aplicadas por dia, em média, nos últimos sete dias. Apenas outros três países conseguiram manter a alta média de imunizantes aplicados por dia: China, Estados Unidos e Índia, que são também os maiores produtores de imunizantes do mundo. Há um mês, a média de vacinação no Brasil era de “apenas” 700 mil por dia.


Fim de semana incluso

A média inclui o fim de semana, mas atingiu a marca milionária depois de recordes diários. Sem o fim de semana, a média sobe para 1,28 milhão.


Missão cumprida

Quando assumiu o Ministério da Saúde, em março, Marcelo Queiroga disse que sua meta era aplicar um milhão de doses/dia “no curto prazo”.


Milhões imunizados

Sem contar esta sexta (30), o mês de abril já soma mais de 23,5 milhões de vacinas aplicadas na população, sendo 10 milhões segundas doses.


Tragédia indiana

Apesar da vacinação em massa e de a Índia ser um dos maiores produtores de imunizantes do mundo, só 1,94% tomaram duas doses. No Brasil, 7,2%. Na Índia, 9,2% receberam a 1ª dose; no Brasil, 14,8%.


Histeria pandêmica

Um calouro de 19 anos da Universidade de Nova York apareceu sem máscara em selfie nas redes sociais. A universidade baniu o estudante. Ele acionou a Justiça, mas o juiz favoreceu a instituição.


Conselho de ex

O ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio tem se dedicado a uma proposta para o Brasil superar a crise política e sanitária: encontros de Jair Bolsonaro com um “conselho” de ex-presidentes.


Questão cognitiva

Após o chatíssimo discurso de Joe Biden ao Congresso dos EUA, o canal de notícias Sky News Australia cravou: “se você não acha que o líder do mundo livre é cognitivamente delinquente, veja o discurso”.

PIETRO COELHO, sócio e diretor do Ritz Lagoa da Anta, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento hoteleiro do estado
PIETRO COELHO, sócio e diretor do Ritz Lagoa da Anta, com trabalho reconhecido para fortalecer o segmento hoteleiro do estado - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição