Cláudio Humberto
Confira os destaques da política nacional #CH22052021
.


PODER SEM PUDOR: As belas da tarde
Esgotado o prazo de 30 minutos para obter quórum na Câmara, o então presidente, deputado Aldo Rebelo, na época filiado ao PCdoB-SP, saudou um grupo de bonitas estudantes que se acomodavam nas galerias. “Sejam bem-vindas!”, exclamou Aldo ao microfone, com simpatia. Único deputado no plenário e de costas para as galerias, Pauderney Avelino (PFL-AM) pediu a palavra e brincou: “Um monte de mulher bonita e eu tendo de olhar para você!...”
Brasil beira as 100 milhões de doses disponíveis
O Brasil deve atingir nos próximos dias a importante marca de 100 milhões de doses de vacinas anti-Covid adquiridas e disponibilizadas pelo governo federal. Até a última sexta (21), já estavam à disposição do Ministério da Saúde 89,5 milhões de doses, mas nessa conta ainda não constam as 6,1 milhões de doses entregues pela Fiocruz nesta sexta. Um total de 78,4 milhões já foram distribuídas aos estados. As 100 milhões de doses devem ser alcançadas até o fim da próxima semana.
Doses para 19,8%
Foram aplicadas 62 milhões de doses até esta sexta (21), sendo 41,5 milhões de primeiras doses, segundo a plataforma vacinabrasil.org.
Já imunizados
Exatas 20.420.169 pessoas foram completamente imunizadas até esta sexta contra o coronavírus. Equivalem a 9,7% da população brasileira.
Doses de vida
Segundo dados do governo, foram quase 20 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde nos últimos dez dias.
Vacinação avança
Maio já soma 14,5 milhões de doses aplicadas e a expectativa, com a chegada de novas doses, é aplicar ao menos 20 milhões neste mês.
Não vão deixar passar
Com queda nas mortes por covid no Brasil, coronalovers resolveram dar destaque a números de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nunca chamaram atenção, mas agora ajudam a manter o clima de terror.
Incontinência
Nada está tão ruim que não possa piorar. O presidente Jair Bolsonaro lembrou essa máxima ao oferecer pretextos a seus opositores, na CPI da Pandemia, para verem “ameaça” em declaração sobre a Zona Franca.
DF avança
Neste sábado (22), a partir das 15h, a Secretaria de Saúde do DF abre mais 15 mil vagas para o cadastro de profissionais de Saúde da rede privada que queiram a vacinação contra a Covid-19.
Cardápio de luxo
Brasileiros na Flórida relatam que os postos de vacinação estão quase às moscas. Muitos já foram imunizados, outros se recusam a isso. Mas quem vai se vacinar pode escolher entre Janssen, Moderna e Pfizer.
FHC e Lula sempre foram próximos: eles são iguais
A garotada petista foi à loucura com o encontro de FHC e Lula, 13 dias depois. Até chamaram isso de “histórico”. Não sabem que sempre se falaram, inclusive quando eram presidentes e um deles estava na oposição. Apenas fazem política, que é a capacidade de conversar. Os dois se dão bem desde os tempos do ABC, quando o sociólogo era figurinha carimbada nas manifestações lideradas por Lula. Na política, um serviu ao outro como “adversário favorito”, que todo político busca.
Parceria política
Nas urnas, Lula só venceu seu “sparring” para o suceder, mas amigos do tucano José Serra suspeitam que FHC fez corpo mole para Lula ganhar.
Ponto em comum
Nelson Jobim, que promoveu o encontro, é prova viva de que não há diferenças entre esses dois: ele foi ministro de ambos os governos.
A cara de um...
Exceto pelo inglês fluente do tucano e a, digamos, falta de saber do petista monoglota, eles são iguais. Por isso estarão juntos em 2022.
Pensando bem...
...a busca de união de PT e PSDB apenas mostra o quanto se parecem.
Ligações perigosas
O jornalista investigativo Ronaldo Tiradentes, de Manaus, denunciou as ligações entre o senador Eduardo Braga (MDB-AM) e o empresário Lírio Parisotto que segundo ele foi beneficiado pelo político, quando governador, com “lei alfaiate” que isentou suas empresas de impostos.
Não tem preço
Depois de acompanhar o presidente Bolsonaro em entrega de obras e casas, o ministro Fábio Faria (Comunicações) disse que “ver a gratidão das pessoas por ter um governo honesto e trabalhador não tem preço”.
Explica aí
A arrecadação federal de R$ 156,8 bilhões, em abril, confirmada pela Receita Federal, pegou analistas econômicos de supressa, que têm muita dificuldade em explicar por que não previam esse resultado.
Exemplo a seguir
Na contramão do lobby de termelétricas, Minas Gerais se tornou primeiro Estado a superar a marca de 1 GW de geração de energia fotovoltaica, o que equivale a cerca de 18% de toda a geração nacional desse modelo.

