app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH26062021

.

Por Cláudio Humberto | Edição do dia 26/06/2021 - Matéria atualizada em 26/06/2021 às 04h00

Foto: : Divulgação
 

PODER SEM PUDOR: Editando o Diário Oficial

Político folclórico do Rio Grande do Norte, o major Teodorico Bezerra não poupava esforços quando queria ajudar Santa Cruz, município de sua base eleitoral. Ao saber que a vizinha Nova Cruz ganharia agência dos Correios, foi à editora do Diário Oficial e mandou trocar Nova por Santa, na ordem do serviço. Santa Cruz ficou com o posto da ECT. Questionado por um adversário, anos mais tarde, Teodorico desconversou: “Sou um homem de 75 anos, de modo que só lembro do que aconteceu de seis horas da manhã para cá”.


Pesquisa pró Lula já nasce sob crise de identidade

O “Ipec”, que ocupou manchetes por apresentar pesquisas com números muito favoráveis a Lula, já nasce precisando dar explicações para ser levado a sério. A começar pela própria denominação: Ipec é sigla de uma ONG fundada há 24 anos em Cananéia, no litoral paulista. A entidade não faz pesquisa eleitoral e sim ambiental, em defesa da conservação da vida selvagem. Empresa de “pesquisa e consultoria”, o “Ipec” parece não haver consultado nem mesmo o Google para saber se a sigla já tinha dono. Casos assim costumam gerar processos por esbulho de marca.


Vários Ipec na fila

O Instituto para Pesquisa do Câncer e o Grupo Ipec, de tecnologia, entre outros, também podem se queixar de apropriação da sigla.


Causa mortis: erros

A turma do “Ipec” tocava o Ibope, que morreu de vez após errar em 15 de 16 capitais onde fez pesquisas, nas eleições municipais de 2020.


Faixa superestimada

O “Ipec” avaliou na pesquisa que 56% dos eleitores têm renda mensal máxima onde Lula reina: dois salários-mínimos. O usual é de 40 a 45%.


Por que guardou?

Detalhe curioso é que a pesquisa “bombástica”, pronta desde o dia 21, só foi divulgada dia 25, véspera de mais um show da CPI da Pandemia.


A três semana do recesso, CPI entra na reta final

Após o atípico depoimento duplo do deputado Luís Miranda (DEM-RO) e seu irmão funcionário da Saúde Luís Ricardo, numa sexta-feira, fim de semana quase-oficial de deputados e senadores, a CPI da Pandemia mostrou que tenta aproveitar cada segundo de holofote que ainda tem. Existem apenas mais três semanas úteis antes do recesso parlamentar, em 17 de julho. Para governistas, o relatório da CPI “já está pronto”.


Holofote faz diferença

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), da base governista, disse que a CPI é tempo perdido: “Por que não apresentam [o relatório] logo?”.


Muito pode mudar

Parlamentares aproveitam as férias até 3 de agosto, primeiro dia útil do 2º semestre. Até lá, a expectativa é de abrandamento da pandemia.


É outra história

Sem depoimentos de governadores, que ganharam no STF o direito de não comparecer à comissão, a CPI continuará o foco no governo federal.


SUScesso

A previsão de vacinar um terço da população até ontem foi certeira. Às 20h, o portal vacinabrasil.org registrava 70.073.903 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, exatos 33,3% da população brasileira.


Que continue

Depois do repique, que podem ter sido consequência de represamento em decorrência de feriados e pontos facultativos, a média de mortes por covid no Brasil caiu 13,3% na última semana, de 2.063 para 1.788.


2ª dose antecipada

Ser país pequeno é só vantagem, na pandemia. O Brasil aplicou doze vezes mais vacinas que Portugal, mas os portugueses anteciparam de três meses para apenas 30 dias a segunda dose de AstraZeneca.


Não é ‘paraíso fiscal’

Na história de “corrupção” sem propina, sobrou para Cingapura, país que há muito se livrou da pecha de “paraíso fiscal”. Em 2017, o Brasil foi um dos últimos a remover esse preconceito, por ato da Receita Federal.


Democracia em ação

“Eu sugiro que a gente ignore o senador Fernando [Bezerra (MDB-PE)]”, disparou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Pandemia, durante uma discussão na comissão, na sexta-feira.


Mensagem direta

Nos últimos 20 dias, o presidente Jair Bolsonaro acumulou quase 40 mil novos membros no seu grupo do aplicativo Telegram. Já são 738,2 mil. No mesmo período, o PT ganhou só mil seguidores; total de 11,1 mil.


PIB independente

Depois de economistas, bancos e órgãos internacionais, a Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado, também elevou, em seu último relatório, a previsão de crescimento do PIB este ano, de 3% para 4,2%.


Mercado feliz

Relatório da XP Investimentos desta semana prevê que até o fim de 2021 o Ibovespa pode chegar a 145 mil pontos, impulsionado pelo forte aumento nas expectativas de lucros de empresas que compõem o índice.


Pergunta na rua

O que vale mais para o brasileiro? Vacinação ou CPI?

MARCOS VIEIRA, diretor superintendente do Sebrae-AL, assinou convênio com o MPT-AL para o Projeto Empreenda Maceió, que vai capacitar empreendedores e oferecer, gratuitamente, palestras, cursos, oficinas remotas e consultorias
MARCOS VIEIRA, diretor superintendente do Sebrae-AL, assinou convênio com o MPT-AL para o Projeto Empreenda Maceió, que vai capacitar empreendedores e oferecer, gratuitamente, palestras, cursos, oficinas remotas e consultorias - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição