app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH09092021

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 09/09/2021 - Matéria atualizada em 09/09/2021 às 04h00

 

 

PODER SEM PUDOR: De política e virgindade

Bem antes das malas de dinheiro, o então ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), exímio frasista, reuniu a bancada federal da Bahia, na Câmara, logo após sua posse e de o presidente Lula propor a George W. Bush a busca do “ponto G”. Ao explicar por que evoluiu para uma aliança com Lula, Geddel tascou: “Em tempo de citações eróticas, devo dizer que aos 18 anos eu definia o caráter da mulher pela virgindade; aos 48, considero isso uma besteira.”


Greve de caminhoneiros é a ‘tempestade perfeita’

Se há caminhoneiros com a fantasia de que fecharão o STF paralisando e quebrando o Brasil, há outros, numerosos, que estão revoltados com outro “poder” jamais desafiado: a Petrobras e sua política de aumentos (52 só este ano). Os aumentos da Petrobras esfolam os brasileiros para produzir lucros pornográficos, como os R$42,8 bilhões registrados em apenas 90 dias, no segundo trimestre deste ano. Mas, somada à crise política, cria-se a “tempestade perfeita” para enfiar o País no saco


Sequência criminosa

Na greve anterior, durante o governo Michel Temer, os caminhoneiros não suportaram 217 aumentos seguidos no preço dos combustíveis.


Assim, até minha avó

A política de preços na Petrobras foi inventada para reverter os prejuízos causados pela roubalheira dos governos do PT. E continua até hoje.


Monopolismo selvagem

A Petrobras e seus investidores se aproveitam do monopólio, dos favores de ser estatal, para impor selvagemente os preços que bem entendem.


Agir, que é bom nada

O governo ensaiou, mas nada fez para adotar gatilhos de compensação, usados em outros países, para neutralizar aumentos dos combustíveis.


Quase 90% dos adultos já estão vacinados

O Brasil vai atingir até o próximo sábado a marca de 90% da população adulta com ao menos uma dose de vacina contra a Covid. A população alvo da campanha nacional de imunização (brasileiros de 18 anos ou mais) é de pouco mais de 158 milhões de pessoas, enquanto mais de 140,6 milhões (89%) já receberam uma vacina desde 17 de janeiro. No total, já foram aplicadas mais de 204,6 milhões de doses no Brasil.


Imunizados

Cerca de 69 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados com duas doses ou com uma dose do imunizante único da Janssen.


Uma dose

A vacina Janssen (Johnson&Johnson) imunizou cerca de 4,7 milhões de brasileiros com apenas uma dose.


Terceira avança

A tão discutida “terceira dose” já foi aplicada em mais de 23,5 mil pessoas em todo o País, segundo dados do vacinabrasil.org.


Temperança faz bem

Em momentos, nesta quarta (8), o presidente do STF, ministro Luiz Fux, mostrou-se irritado, indignado mesmo, enquanto lia seu discurso. Fez lembrar o ministro aposentado Marco Aurélio, que mais cedo, havia recomendado a ele “temperança, equilíbrio, auto-contenção”.


Ligados pelo ócio

Ao contrário do Senado, a Câmara não enforcou a semana, mas quase. A sessão da comissão de Agricultura demorou a começar por falta de presidente e quando acharam, foi encerrada porque não havia relatores.


Aviso prévio

O diretor da Aneel Gentil Nogueira disse, na Câmara, que a capacidade dos reservatórios das hidrelétricas pode ficar abaixo do mínimo de 19% registrado na crise hídrica de 2014. Hoje está em 28,8%. Mais parece um aviso de que as termelétricas, amigas da Aneel, ganharão novo aumento.


Brasil amado lá fora

Estes dias, a brasileira do canal de Youtube “Israel com Aline” saiu às ruas de Jerusalém enrolada em uma bandeira do Brasil, para saber o que os israelenses pensam do País. Só ouviu palavras de encantamento.


Pernas curtas

O deputado Leandro Grassi (Rede) difundiu a fake news de que Ibaneis Rocha, governador do DF, teria saído de Brasília terça (7). Era mentira. Agora, diz que supostos blogs “fantasmas” recebem patrocínio oficial.


Patrulha fascista

A patrulha intolerante atacou o craque Lucas Moura, por haver publicado foto da bandeira do Brasil e as palavras “liberdade e independência”. Ele vive na Europa há anos, hoje joga pelo Totteham, de Londres. Sofreu um linchamento nas redes sociais por haver homenageado seu próprio País.


Investimento nos pequenos

Apenas até julho, R$141,7 milhões foram contratados no DF através do Fundo Constitucional de Financiamento (FCO), em 358 operações de crédito. Mais de dois terços delas para empresas de pequeno porte.


Lanterninhas

Entre todas as unidades da federação, apenas Roraima e Amapá ainda não imunizaram (com duas doses ou o imunizante de dose única) mais de 20% de suas populações.


Pensando bem...

...o Brasil precisa de mais ações e menos reações.

Mais matérias
desta edição