app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH26112021

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 26/11/2021 - Matéria atualizada em 26/11/2021 às 04h00

 

 

Cafezinho impertinente

O jornalista Aparício Torelli, terror dos poderosos, foi preso em 1935 e levado à presença do juiz Castro Nunes. “A que o sr. atribui a sua prisão, seu Aparício?”, perguntou o magistrado. “Tenho pensado muito, excelência, e só posso atribuí-lo ao cafezinho”, respondeu o jornalista, também conhecido como Barão de Itararé. E completou: “Vou explicar. Eu estava no Café Belas Artes, tomando o meu oitavo cafezinho e pensando em minha mãe, que sempre me advertiu contra o excessivo consumo de café. Nesse momento, chegaram os policiais e me deram voz de prisão. Só pode ser um castigo pelo abuso do cafezinho...”


Brasil avalia mostrar Amazônia a rival de Macron

O político conservador Eric Zemmour, que a imprensa brasileira chama de “extrema direita”, e que vem encantando a pátria da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, poderá ser convidado pelo governo de Jair Bolsonaro a visitar o Brasil e principalmente a Amazônia. O convite está sob avaliação. Diplomatas brasileiros, inclusive que atuam na França, acham que é uma forma de o Brasil se aproximar do político que sugere favoritismo e que poderá ser o próximo presidente francês.


Bateu, levou

A eventual visita de Zammour também seria resposta ao presidente Emmanuel Macron, que recebeu o ex-presidiário Lula no Elysée.


Pernas curtas

Outra vantagem da visita de “Z” seria a chance de mostrar in loco que Macron mente, quando ataca o Brasil por “destruir a Amazônia”.


Inteligência elogiada

O cientista político Paulo Kramer define “Z”, como os franceses se referem a Eric Zemmour, como “um político inteligente e culto”.


O show de ‘Z’

Zemmour já está em segundo lugar em várias pesquisas e ainda nem se lançou oficialmente. Tem dado um show em debates e entrevistas.


Caças têm logística intricada para chegar ao Brasil

Após a entrega oficial de quatro aeronaves, os novos caças F-39 Gripen do Projeto F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB) vão sair da Suécia de navio e vão viajar durante duas semanas até o Porto de Navegantes, no sul de Santa Catarina. De lá, vão por terra até o aeroporto da cidade de onde farão o vôo inaugural no Brasil até Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, sede do Grupo de Acompanhamento de Controle do Programa Aeronave de Combate da FAB.


Anápolis como destino

Após essa fase introdutória na Força Aérea, os quatro caças vão ficar baseados em Anápolis, no 1° Grupo de Defesa Aérea da Força Aérea.


Compra bilionária

O contrato de compra das aeronaves da FAB vai custar 39 bilhões de coroas suecas ao Brasil (cerca de R$24 bilhões atualmente).


Concorrência dura

Além da sueca Gripen, que ofereceu transferir a tecnologia dos caças ao Brasil, Rafale (França) e Boeing (EUA) competiram pelo contrato.


MP da libertação

A Câmara aprovou (finalmente) a MP da venda direta de etanol aos postos, sem atravessadores. Cada gota era obrigatoriamente entregue às distribuidoras, aumentando em 16% o preço final ao consumidor.


Saída honrosa

O MDB anunciou Simone Tebet (MS) para presidente, em 2022, garantindo saída honrosa à senadora, evitando sua humilhação nas urnas, na disputa contra Tereza Cristina. Almeja ser vice, no máximo.


Idas e vindas

Após dois anos insinuando candidatura a presidente, Luiz Mandetta decidiu se lançar para deputado, mas horas depois desistiu de desistir. Vai que consegue o que sempre quis: emplacar a vice de João Doria.


Manipuladores

Na lacrolândia Brasil, conservadores são chamados de “ultradireitistas” ou “extrema direta”, quando apenas são de direita, e se orgulham disso. Já a esquerda é “progressista”, nunca de “extrema esquerda”.


No Rio, só dá PL

Com o confirmação de Flávio Bolsonaro sobre sua filiação ao PL no dia 30, para acompanhar o pai, o partido de Valdemar Costa Neto terá os três senadores do Rio de Janeiro.


Complexo de vira-lata

Com média de casos e covid abaixo de 10 mil desde o início do mês e mortes próximas de 200 por dia, o Brasil é visto como sucesso e virou exemplo de como vacinar. O reconhecimento é mundial. Já no Brasil...


Diálogo e amizade

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente do Paraguai, Marito Abdo, com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Discutiram usina de Itaipu, investimentos, energia e aquicultura.


Inteligência escassa

A Câmara promove debate nesta sexta (26) sobre uso de inteligência artificial no Legislativo, até porque o declínio da inteligência natural tem sido evidenciada por alguns parlamentares nas redes sociais.


Pensando bem...

...há muitos que a criticam, mas a urna eletrônica do TSE é melhor que muitos aplicativos por aí.

Mais matérias
desta edição