app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH07012022

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 07/01/2022 - Matéria atualizada em 07/01/2022 às 04h00

 

 

PODER SEM PUDOR: Rapadura salgada

Manoel Gomes da Silva, o Gominho, trocou o MDB pela Arena na eleição municipal de 1976, em Princesa Isabel (cidade histórica da Paraíba), e foi candidato a vice na chapa de Sebastião Feliciano dos Santos, o Batinho, mediante a promessa de assumir no meio do mandato. Passaram-se quatro anos e o compromisso não foi cumprido. Na eleição seguinte, já rompido com a Arena e de volta ao MDB, Gominho tentava se justificar no palanque: - Meus amigos, mais vale uma rapadura salgada do que uma promessa doce!


MP manda cidadão bancar dívida de distribuidoras

Está tudo dominado no setor elétrico pelas distribuidoras de energia, aquelas que nos enviam contas de luz mensalmente. Elas conseguiram que o presidente Jair Bolsonaro assinasse a medida provisória 1078, autorizando-as a contrair empréstimos para “compensar” supostos prejuízos com a crise hídrica, mas a amortização das parcelas será paga pelos cidadãos, na conta de luz. Para mostrar que mandam mesmo, a MP ainda prevê nova “bandeira tarifária extraordinária”.


MP despercebida

A MP 1078 foi assinada em 13 de dezembro, mas é como tivesse sido “secreta”: seu teor foi ignorado pelo mercado, mídia, meios jurídicos etc


Enganação total

Os supostos “prejuízos” são enganação: afinal, inventaram o sistema de bandeira tarifária exatamente para remunerar as distribuidoras.


Estamos sendo roubados

Empresas bilionárias fazem empréstimos, metem dinheiro no bolso, mas os cidadãos, inclusive os mais pobres, é que pagarão as parcelas.


Lucros são siderais

Relatório da XP aponta que o setor elétrico cresceu 4.027% entre o 3º trimestre de 2020 e o 3º de 2021. E 73% seus resultados operacionais.


Média de mortes está abaixo de 100 desde 2021

O sucesso da vacinação no Brasil, com quase 70% da população com pelo menos duas doses, tem sido fundamental para redução de mortes por covid, o que realmente importa, e a média diária segue abaixo de 100 pela terceira semana seguida. Segundo dados contabilizados pelo Conass, o Brasil teve 1.727 mortes pelo coronavírus confirmadas desde 19 de dezembro, o equivalente a uma média diária de 96 óbitos.


Estabilidade

De acordo com o Conass, foram 670 mortes na semana entre 19 e 25 de dezembro e 681 mortes entre 26 de dezembro e 1º de janeiro.


Sob controle

Desde o dia 2 de janeiro, dados represados durante as festas de fim de ano começam a aparecer. Ainda assim, a média diária está em 94.


Sinal de alerta

Esses dados represados e as aglomerações de fim de ano fizeram a média de casos subir de cerca de 9 mil antes do Natal para 13 mil.


Vergonha

Analistas da Receita voltaram a ameaçar fazer greve se não receberem bônus de eficiência. Além de estarem no topo do serviço público e não abrir mão de um centavo durante a crise financeira decorrente da covid, cobram “bônus” para fazerem o serviço para o qual foram contratados.


Farra do crime

O sumiço de 522 presos durante o “saidão” de Natal no Rio de Janeiro não é surpresa para os órgãos de segurança. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, 42% dos beneficiados não retornam.


Patrulha se revela

Deputada campeã de votos, Janaina Paschoal ficou indignada e disse se sentir na “época da Inquisição”. Segundo ela, jornalistas pediram ao Twitter que cancelasse seu perfil. “Quem eu ofendi? Que crime incitei?”


Só para pontuar

Ex-deputada distrital, Sandra Faraj levantou um ponto pertinente sobre a discussão atual. “Exigir passaporte sanitário num país onde o esgoto corre a céu aberto é ser no mínimo um tremendo cara-de-pau”, disse.


Sem surpresa

O deputado Luiz Lima disse não estar surpreso com Gleisi Hoffmann e o ex-presidiário Lula falando em revogar a reforma trabalhista. “O que esperar do partido que levou o país à maior recessão da história”, disse


Ele chega lá

Enquanto Brasil vive disputa entre direita e esquerda, pesquisa CNBC mostra que os americanos sentem os efeitos do governo Joe Biden e levaram a rejeição do presidente a 56%, no primeiro ano de mandato.


Comida na mesa

O sistema de compra de alimento por meio de leilão usado pela Conab para entrega de cestas a famílias indígenas não só ajudou na situação de insegurança alimentar como gerou economia de R$ 48,1 milhões.


28º Estado

A emigração continua em alta pelo descontentamento entre brasileiros e os EUA são um dos destinos favoritos, em especial, a Flórida. Estudo Morar-EUA revela que 80% dos imigrantes escolhem morar no estado.


Pensando bem...

... o que aconteceu no Capitólio há um ano não foi muito diferente do que o MST e outros porraloucas fazem rotineiramente no Congresso.

Mais matérias
desta edição