app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH09122023

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00

/HERMANN FERNANDES e TÁRCIO LOPES, sócios-diretores da Chama Publicidade, comemoraram a conquista do Prêmio Master Ademi pela Colil Construções, junto com a Yellow Kite
/CEO do Trakto Show, PAULO TENORIO prepara novidades para o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Nordeste, na próxima semana, em Maceió

 

Foto: DIVULGAÇÃO
PODER SEM PUDOR: Luva fina

O ex-advogado Roberto Bertholdo, ex-chefe de gabinete na época de José Borba (PR) da liderança do PMDB, passeava pelo Congresso, após resolver uma desavença com um ex-sócio, no início dos anos 2000, e não cansava de explicar a amigos e deputados a mão machucada: “Eu estava de luva para não machucar a mão, mas como ele resistiu e a coisa demorou muito, acho que escolhi uma luva muito fina...”

PSB quer Botelho em lugar de Cappelli na Justiça

Correndo o risco de ficar sem nada, confirmada a saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública rumo ao STF, o PSB cisca nomes para manter o controle da pasta. Hoje, são remotas as chances de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do MJ, assumir o ministério. É intensa a fritura do PT contra Cappelli, que vê ambição eleitoral no assessor. Como alternativa, o PSB prepara um nome de dentro do ministério, Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça.

Enche os olhos

Botelho foi estagiário de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula. É crítico da Lava Jato e pró-descriminalização das drogas.

Ambição imperdoável

O PT não perdoa a chance de Cappelli se aventurar na disputa pelo Governo do DF ou até uma vaga como senador, também pelo DF.

Zebra

Além do PT e do PSB, corre por fora o nome de Ricardo Lewandowski. O ministro aposentado do STF até integrou comitiva de Lula para a COP28.

Remédio para baderna

O deputado Ricardo Salles (PL-SP) deu a receita para resolver baderna promovida na Alesp contra a aprovação da venda da Sabesp: “bala de borracha, cachorro e cassetete”. Diz que “resolve que é uma beleza”.

Paraná cresce

O Paraná foi o único estado do Sul do Brasil com salto positivo na produção industrial, 2,9%. O resultado foi celebrado pelo governador Ratinho Jr (PSD). “Esse é o Estado de gente que trabalha”, disse ele.

CPI da baderna

A selvageria na sessão que aprovou a venda na Sabesp pode virar CPI. O estadual Guto Zacarias (União-SP) já coleta assinaturas. “A ALESP não abaixará a cabeça pra nenhum selvagem travestido de manifestante”, assegurou o parlamentar.

Notícia envelheceu rápido

Pagou mico a mídia hostil ao ex-presidente. Pouco antes do encontro registrado em vídeo, um jornalão tascou: “Bolsonaro chega à Argentina para a posse de Milei, mas não sabe se encontrará novo presidente”.

Contribuinte agradece

Convidado para a posse de Javier Milei, eleito presidente da Argentina, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), viaja a Buenos Aires sem dinheiro público: “Faço a viagem com recursos próprios”, disse.

Prates rifado

Um dos trunfos do governo para andar com a mutilação da Lei das Estatais, esquecida em gaveta do Senado, é a cabeça de Jean Paul Prates. O chefão da Petrobras deve ser alijado do cargo em 2024.

O lado de Dino

O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP) não vê razoabilidade em Flávio Dino, que também é senador, assumir cadeira no STF. O deputado lembra que “políticos tem lado, não são imparciais”.

Soprou, caiu

Vai parar no Ministério Público a milionária árvore de Natal de Niterói, que foi ao chão após ventania. O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) acionou a Justiça. Quer punição e ressarcimento dos cofres públicos.

Pensando bem...

...virou triângulo a relação bilateral com a vizinha Argentina.

Mais matérias
desta edição