app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH02022024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 02/02/2024 - Matéria atualizada em 02/02/2024 às 04h00

 

Foto: : Divulgação
PODER SEM PUDOR: DEUS NO CÉU, ACM...

ACM detestava Fernando Henrique e tinha lá suas razões. Quando presidente, FHC costumava contar uma piada ocorrida após a morte do babalaô. No Inferno, ACM tirou do sério o Diabo, que telefonou a Deus pedindo socorro: “Não aguento mais! ACM dá palpite em tudo, quer saber as maldades, sugere aperfeiçoamentos. Não dá. Leve ele aí pra cima”. Deus aceitou ACM. Tempos depois, intrigado, o Demo ligou para o Céu: “Deus?”

“Qual dos dois?” responderam do outro lado da linha.

IBANEIS AFASTADO E ANDERSON PRESO POR QUE MESMO?

A decisão do Ministério Público Federal (MPF) de arquivar inquéritos que os investigou faz retornar a pergunta: por que Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado por dois meses do governo do DF, cargo para o qual acabara de ser reeleito em primeiro turno, e foi preso o seu ex-secretário de Segurança Anderson Torres, que naquele 8 de janeiro estava em férias com a família na Flórida (EUA)? Outra pergunta decorre da primeira: como reparar o dano de que foram vítimas o governador e o ex-ministro?

EXCESSO E INJUSTIÇA

Ao cidadão do DF, privado por 60 dias do gestor que reelegeu, o lamento de que as medidas foram tão precipitadas quanto excessivas e injustas.

COISA ESTRANHA

O arquivamento do caso Ibaneis foi assinado em 1º de novembro e divulgado somente nesta quinta-feira, três meses depois.

NADA A VER

Na avaliação do MPF, diante dos fatos apurados, não é possível atribuir aos investigados responsabilidade pelos atos de vandalismo do dia 8.

OPS, DIVULGOU

Para o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), “há vazamentos seletivos de informações sigilosas que nos preocupam. O inquérito do 8 de janeiro está gravemente comprometido”.

NÃO CHEGOU

Recheada de ministros, estrelas do Judiciário e quase toda a nata de Brasília, chamou atenção na posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça a ausência de Arthur Lira, presidente da Câmara.

GATILHO RÁPIDO

A alta de 12,5% no ICMS sobre a gasolina, etanol, diesel e gás veicular passou a valer a partir desta quinta-feira (1º). No mesmo dia, postos de combustíveis em todo o País já registravam alta nos preços.

CAMINHO ERRADO

O senador Marcos do Val (Pode-ES) não acredita que vai prosperar no Congresso a estratégia da oposição de articular o fim do foro privilegiado como forma de defesa. E aposta também em pressão externa.

SÓ O PRIMEIRO

Já estão nas ruas, com anuência do Judiciário, ladrões, homicidas e outras ‘vítimas da sociedade’: começou nesta quinta (1º) o primeiro saidão do ano. Só no DF, 1.853 presos foram liberados para o carnaval.

E OS VERIFICADORES?

Coube a Fábio Wajngarten, advogado da família Bolsonaro, desmentir fake news do sumiço das motos aquáticas usadas pelo ex-presidente. As duas estão em Mambucaba desde que Jair Bolsonaro chegou ao local.

PERGUNTA NO DISCURSO

Se só agora é democracia, o que era na eleição?

Mais matérias
desta edição