app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH28032024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 28/03/2024 - Matéria atualizada em 28/03/2024 às 04h00

 

Foto: DIVULGAÇÃO

PODER SEM PUDOR: FOI UMA SURRA MEMORÁVEL.

Candidato a vice-governador na chapa de Virgílio Távora em 1958, o ex-prefeito de Fortaleza Acrísio Moreira da Rocha não tinha o direito de esquecer aquela sova cívica. Mas esqueceu. Anos depois, numa entrevista, ele garantiu que jamais havia sido derrotado nas urnas. “E a eleição de 58?”, lembrou o repórter inconveniente. Acrísio não perdeu o prumo: “Como é que eu poderia ganhar levando nas costas um piano pesado como Virgílio? Nem se fosse guindaste...”

NÍSIA ENTREGA CABEÇA DE AUXILIAR PARA FICAR NO CARGO

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz o diabo para continuar no cargo. Agora, entregou a cabeça de uma subordinada para terceirizar a incapacidade de distribuir medicamentos para portadores de hanseníase. É mais um fracasso de Nísia, após incineração de remédios comprados para os ianomamis, que nunca morreram tanto quanto em 2023, já no governo Lula (PT), e sua atitude negacionista na epidemia de dengue. Agora, ela entregou a cabeça de uma auxiliar, no caso da hanseníase.

DEDO RÁPIDO

A ministra da Saúde culpou o mordomo, ops, a chefe de Vigilância das Doenças em Eliminação, e já mandou substituir a auxiliar.

PEDALA, MINISTRA

Até 25 de março já somavam quase 2,3 milhões de casos e 758 mortes na epidemia de dengue, ante a passividade da ministra da Saúde.

TRAGÉDIA SANITÁRIA

O total de mortes provocadas pela dengue pode chegar a mais de 2 mil, considerando os casos ainda sob investigação de autoridades sanitárias.

DENGUE SE ALASTRA

Já são 382, localizados em 11 estados, correspondente a 7% do País, os municípios em estado de emergência por causa da epidemia de dengue.

BRASIL É AGORA O PIOR DO MUNDO NO MERCADO DE AÇÕES

O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, divulgou nota técnica, nessa quarta-feira (27), listando o índice MSCI Brazil como o pior em todo o planeta. Esse índice acompanha o desempenho das 56 grandes e médias empresas que mais se destacam na bolsa brasileira, das quais 30% são de ações do setor financeiro. Índices das empresas norte-americanas listadas na S&P 500 e na Nasdaq ocupam quatro das cinco primeiras posições. O índice Topix, do Japão, está em 2º lugar.

NOSSAS ‘GIGANTES’

As ações brasileiras mais valorizadas compõem 85% do MSCI Brazil: Vale, Petrobras, Itaú, Bradesco, Ambev, B3, WEG, Suzano e Itaúsa.

LANTERNINHA NA MÃO

A avaliação leva em consideração os retornos acumulados nos últimos doze meses, e o banco JPM cita MSCI Brazil como o pior.

APENAS 1% DO MUNDO

Citado como 9ª maior economia, o Brasil tem mercado financeiro de principiante. Equivale a apenas 1% de todo o mercado global de ações.

BRASIL FICANDO PARA TRÁS

Bastou um só dia na bolsa de Nova York para que o valor de mercado da Truth Social, rede social do ex-presidente Donald Trump, atingisse 10% do valor da maltratada estatal brasileira Petrobras, petroleira que há três semanas perdeu R$ 50 bilhões de valor de mercado em apenas um dia.

BH PERDEU A PACIÊNCIA

A avaliação do governo Lula já se inverteu em Belo Horizonte (MG), o 5º maior colégio eleitoral do País. Em apenas um ano, a aprovação de 50,4% de Lula virou rejeição de 58,3%, aponta o Paraná Pesquisas.

BOLSONARO LIDERA

Eleitores ouvidos pelo Paraná Pesquisas colocam o ex-presidente Jair Bolsonaro à frente de Lula nas intenções de voto, 41,7% a 41,6%. Michelle já tem empate técnico com Lula: ela, 43,4%, ele, 44,5%.

MISTÉRIO BRASILEIRO

Inscreve-se na lista de mistérios insondáveis a decisão de transferir o Domingos Brazão para o presídio de Campo Grande, exatamente onde se encontra o pistoleiro Ronnie Lessa, que o delatou como mandante.

JOGO DE PACIÊNCIA

Líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN) disse que a definição sobre candidatura na eleição pelo comando do Senado, a ser realizada em fevereiro do ano que vem, é “assunto para setembro”.

CASAMENTO EM CRISE

Santa Luzia do Norte (AL), Virginópolis (MG) e Abre Campo (MG) estão no topo das cidades com maior taxa de divórcio a cada 1.000 habitantes. Os números foram divulgados pelo IBGE.

IMUNIDADE DIPLOMÁTICA

A procuradora Monique Cheker diz ter aprendido nos primeiros anos da faculdade: embaixada não é território estrangeiro. “Não repitam isso”, diz. É área protegida pelo instituto da imunidade diplomática.

É DO BRASIL!

Empresa especializada em atendimento a viajantes colocou quatro aeroportos brasileiros entre os melhores do mundo: Recife (2º), Brasília (4º), Belém (7º) e Belo Horizonte (8º).

PENSANDO BEM...

...o único importunado no processo da baleia foi Jair Bolsonaro.

 

Em entrevista na GazetaNews, nessa quarta-feira (27), o pré-candidato do MDB a prefeito, deputado federal Rafael Brito, discutiu o cenário eleitoral e apresentou propostas para uma eventual gestão à frente de Maceió
Em entrevista na GazetaNews, nessa quarta-feira (27), o pré-candidato do MDB a prefeito, deputado federal Rafael Brito, discutiu o cenário eleitoral e apresentou propostas para uma eventual gestão à frente de Maceió - Foto: Ailton Cruz
 


Mais matérias
desta edição