app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH15052024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 15/05/2024 - Matéria atualizada em 15/05/2024 às 04h00

 

Foto: DIVULGAÇÃO
PODER SEM PUDOR: RECADO DAS TREVAS

Carlos Fehlberg chegava à redação do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde trabalhava, e encontrou o recado: deveria comparecer imediatamente ao QG do III Exército. Como sabia da forte repressão do regime militar, ele se escondeu, enquanto amigos sondavam os militares sobre o que pesava contra ele. Logo veio a informação: o comandante do III Exército, general Emílio Garrastazzu Médici, havia sido o escolhido dos militares para assumir a Presidência da República e o queria como assessor, em Brasília.

COMISSÃO DE MUDANÇA CLIMÁTICA É SÓ ‘LACRAÇÃO’

Deputados e senadores correm para mostrar serviço instalando, às pressas, a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, que existe desde 2008. Só depois de oito dias das primeiras mortes no Sul do País é que os parlamentares se mexeram para ativar a comissão que, até agora, serviu apenas para eleger a deputada Socorro Neri (PP-AC) presidente, e os senadores Humberto Costa (PT-PE) como vice e Alessandro Vieira (MDB-SE) relator. A segunda reunião da comissão será hoje (15).

VIAGENS MIDIÁTICAS

O primeiro requerimento a ser votado na comissão é para viajar ao RS, posar para fotos e “entender de perto” as mudanças climáticas.

NOVES FORA, NADA

Após três anos de total inatividade, em 2023 o colegiado voltou a ser instalado. Foram cinco reuniões sem qualquer decisão relevante.

SEM O QUE MOSTRAR

O vazio da comissão fica evidente quando são consultados os relatórios finais, como o balanço anual de atividades. O mais recente é de 2019.

TEM MAIS O QUE FAZER

A comissão quer retirar do trabalho e ouvir Eduardo Leite, governador, e Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, ocupadíssimos com o dilúvio.

‘COMISSÃO DE ÉTICA’ VIROU PIZZARIA

A “comissão de ética pública” da Presidência da República agora pode ser grafada assim, sem maiúsculas e entre aspas, após constranger o País livrando Vinicius Marques Carvalho, chefe da Controladoria Geral da União (CGU), de ação de conflito de interesses. Ele renegociou acordo de leniência com a ex-Odebrecht, atual Novonor, que contratou a banca de advocacia com suas iniciais. Vinícius Marques diz estar afastado e que sua mulher hoje dirige a VMC, como não se beneficiasse do belíssimo contrato.

RASGANDO A CONFISSÃO

No acordo, a ex-Odebrecht também concordou em pagar multa bilionária por haver subornado autoridades do governo do PT e seus aliados.

NA CARA DURA

A ex-Odebrecht, que contratou a banca VMC para sua defesa, tenta se livrar das multas e renegocia o acordo com a CGU... chefiada por VMC.

DOAÇÃO HUMILHANTE

São injuriosos os 150 mil dólares oferecidos por Joe Biden de socorro às vítimas gaúchas, menos de três semanas depois de fechar pacote de R$ 487 bilhões para a Ucrânia. O governo brasileiro deveria reunir o que resta de dignidade e recusar a merreca, que não dá para quase nada.

FLAGRANTE DO CONLUIO

Bombou ontem mundo afora o flagrante, em vídeo, da camaradagem de funcionários da ONU com terroristas armados do Hamas. Deveriam envergonhar os que, como o diplomata Rubens Ricúpero, em recente entrevista, diziam ser “falso” o conluio que demitiu 9 deles, meses atrás.

OUTROS TEMPOS

Após a queda de 38% no lucro da Petrobras no primeiro trimestre, Rodolfo Nogueira (PL-MS) lembrou que, apesar da pandemia e da guerra na Ucrânia, no último ano de Bolsonaro a estatal lucrou R$ 188 bilhões.

MANIPULAÇÃO

Demitida após corrigir fake news em pesquisa divulgada na Globonews, Michele Prado, autora do estudo, botou a boca no trombone e acusou a primeira-dama Janja de comandar uma milícia digital.

BRASÍLIA PELO SUL

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, anunciou mais dois galpões e um ginásio que vão armazenar as doações dos brasilienses para o Rio Grande do Sul. A residência oficial também foi disponibilizada.

NADA MUDOU

Circula com petistas aquele Sayid Tenório, ex-assessor do governo Lula que zombou de mulher israelense estuprada por terroristas. Acompanhou o deputado João Daniel (PT-SE) à África do Sul para bajular o Hamas.

PARECE PIADA

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) teve coragem de protocolar pedido para que a Comissão de Fiscalização e Controle ofereça café da manhã para “discussão de assuntos”. E tem preferência de dia: quarta-feira.

HOMENAGEM

Proposta de Abílio Brunini (PL-MT) institui a Comenda Amália Barros para reconhecer pessoas e iniciativas pró-pessoas com deficiência. É homenagem à deputada morta domingo (12), baluarte da causa.

PENSANDO BEM...

...como é próprio de milicianos, agora tem a “milícia digital do bem”.

 

Secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Joaldo Cavalcante, com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Tourinho, que assumiu interinamente o comando do governo de Alagoas, em razão de viagem ao exterior do governador Paulo Dantas.
Secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Joaldo Cavalcante, com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Tourinho, que assumiu interinamente o comando do governo de Alagoas, em razão de viagem ao exterior do governador Paulo Dantas. - Foto: DIVULGAÇÃO
 


Mais matérias
desta edição