loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

.

Confira os destaques da política nacional #CH14122024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Confira os destaques da política nacional #CH14122024
| Foto: DIVULGAÇÃO
PODER SEM PUDOR: Consideração de cabaré

Muito jovem, Osvaldo Aranha foi prefeito de Alegrete (RS) e decidiu acabar com uma curiosa tradição: a briga diária, à noite, no cabaré da cidade, “Lulu dos Caçadores”. Tudo corria bem e animado até o relógio bater 2h da madrugada, e o pau cantava. Uma noite, ele visitou a boate. Bebeu, dançou, foi embora às 3h, nada de briga. Voltou no dia seguinte, e novamente os valentões não apareceram. No quinto dia, já freguês, encontrou um vistoso aviso na parede: “Dr. Osvaldo Aranha, acabaram-se as considerações”. Naquela madrugada, pontualmente às 2h, o pau cantou de novo.

Cirurgia de Lula retardou demissão de Pimenta

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, estava com a demissão programada para essa sexta-feira (13), mas ganhou um sopro de permanência no cargo com Lula “fora de combate”, após passar por cirurgia no cérebro. Na Secom, o aviso é para que os ligados a Pimenta já esvaziem as gavetas: a mudança na pasta deve ocorrer nesta semana, com o retorno do presidente. Pimenta se articula para se manter no primeiro escalão. Não quer voltar à Câmara.

PT puxa a fila

As mudanças devem começar por pastas chefiadas pelo PT. Pimenta, a quem Lula sempre disse ter apreço, está cotado para a Secretaria-Geral.

Pega o beco

Márcio Macedo deve trocar a Secretaria-Geral do Planalto pela tesouraria do PT. Lula ainda culpa Macedo pelo fiasco do Dia do Trabalhador.

Gleisi ministra

Petistas apostam ainda em mudança no Ministério do Desenvolvimento Social, com a saída de Wellington Dias e a entrada de Gleisi Hoffmann.

Índio no Senado

Lula tem reclamado do desempenho da base governista no Senado. Quer Wellington Dias, que tem mandato, reforçando a bancada.

Desemprego de 6,8% do IBGE exclui 44 milhões

Cresce a desconfiança sobre os dados de desemprego do IBGE, órgão do governo federal presidido pelo petista Márcio Porchmann, ex-Instituto Lula. “A conta não fecha”, dizem economistas. Para o IBGE, são apenas 7,3 milhões de desempregados, mas a conta não inclui os 37 milhões de adultos sem trabalho do Bolsa Família. O IBGE leva em conta só os que dizem ter procurado emprego em vão. Os demais são “desocupados” e excluídos da contagem, como os quase 5 milhões de jovens adultos da “geração nem-nem”, segundo estima o próprio Ministério do Trabalho.

São 44 milhões

Somando os 37 milhões de desempregados do Bolsa Família, são 44 milhões de sem-emprego e não os 7,3 milhões que o IBGE enxerga.

Exatos 40,9%

Somando os adultos que de fato não têm emprego formal, dizem os economistas, o desemprego seria de 40,9% e não de curiosos “6,8%”.

Ficção mal explicada

Não é fraude, apenas “ficção”, na avaliação de Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do IBGE, ao defender maior transparência na metodologia.

Bilei ou Trilei neles

“No Brasil, só um Milei seria insuficiente. Precisamos de um Bilei, ou, quem sabe, um Trilei”, ponderou o cientista político Paulo Kramer sobre o presidente Javier Milei, que reduziu a inflação em 90% na Argentina.

Democracia em alerta

Além de inutilizar ou assumir prerrogativas do Poder Legislativo, as referências debochadas de ministros do STF ao parlamento reforçam a suspeita de setores da oposição de que algo de muito grave vem por aí.

Estado não consegue

O governo Lula (PT) teve que admitir oficialmente que não consegue obedecer à ordem do STF de impedir que o dinheiro do Bolsa Família seja usado em apostas. E não pode “microgerenciar” gastos, avisou.

Observação 2024

As “dicas da semana” do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, no X, que faturavam manchetes durante o governo Bolsonaro por indiretas dirigidas ao ex-presidente, foram interrompidas, sem alarde, em abril.

Apenas 56

O ministro Alexandre de Moraes fez 56 anos nessa sexta (13). Nasceu no exato dia em que o general Arthur da Costa e Silva oficializava a ditadura decretando o AI-5. Ele ainda tem mais 19 anos no STF, até a expulsória.

Atraso

No tsunami de 2011 no Japão, a rodovia Naka-Tóquio, destruída, foi restaurada em seis dias. No Brasil de 2024, o governo federal levou mais de sete meses para devolver o aeroporto Salgado Filho a Porto Alegre.

Acabou

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de cancelar as reuniões até o dia 20, para priorizar votações no plenário, deu um alento ao governo e, na prática, encerra o ano nas comissões da Casa.

Diretor de programação da TV Cidadã, VALTENOR LEÔNCIO, e a jornalista BÁRBARA TENÓRIO foram recebidos em Brasília pelo presidente do STF, LUIS ROBERTO BARROSO, durante assinatura de convênio com os Tribunais de Contas do Brasil
Diretor de programação da TV Cidadã, VALTENOR LEÔNCIO, e a jornalista BÁRBARA TENÓRIO foram recebidos em Brasília pelo presidente do STF, LUIS ROBERTO BARROSO, durante assinatura de convênio com os Tribunais de Contas do Brasil | Foto: DIVULGAÇÃO

Relacionadas