loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 24/05/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Bastidores do Poder

Marina critica Lula e Alcolumbre por recuos na agenda ambiental

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Não recebi qualquer determinação nesse sentido”

Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, nega ter recebido ordem “pró-golpe”

Marina reclama de dobradinha Lula e Alcolumbre

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem reclamado da falta de empenho do governo Lula na pauta ambiental. Mais do que isso, vê uma atuação combinada com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nos que ela chama nos bastidores de “retrocessos na agenda ecológica”. Dentro da pasta, as críticas mais duras são dirigidas a Rui Costa (Casa Civil), que considera o atual modelo de licenciamento ambiental uma burocracia que atrasa obras do Novo PAC.

Lenga-lenga

Marina se queixa da ausência de apoio de Lula em temas centrais da pasta, como a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

Com a barriga

Outra reclamação recorrente é sobre a Autoridade Climática. Marina quer ter ingerência, mas Lula ainda não tirou do papel.

Vai ficando

Assessores da ministra garantem que, por ora, ela não pretende deixar o cargo — pelo menos até a COP30, em Belém (PA).

Mala e cuia

Após a COP30 e com o prazo de desincompatibilização para as eleições, Marina não deve permanecer muito tempo no ministério.

CPMI do INSS empurrada para depois do recesso

A criação da CPMI para investigar o roubo bilionário aos aposentados do INSS ficou para o segundo semestre. Sem pressa, como quer o governo Lula (PT), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a proposta será “lida” no dia 17 de junho, em sessão conjunta. A partir daí, partidos e blocos das duas Casas poderão indicar seus membros, sem prazo para conclusão dos trabalhos.

Depende de vontade

A composição da CPMI depende de acordo político entre deputados, senadores e seus blocos. Não há regra fixa.

Mapa da impunidade

No PSD do Senado, nomes ligados ao lulismo, como Rodrigo Pacheco (MG), Veneziano Vital do Rêgo (PB) e Marcelo Castro (PI), estão cotados para presidir a CPMI do INSS.

Aparelhamento

Principal suspeito, o governo Lula quer emplacar o relator da CPMI. Pela tradição, a relatoria caberia ao PL, autor do pedido.

Confiança arruinada

Sem entender de economia — como já confessou — Fernando Haddad ignora o alerta de Warren Buffett: “levamos anos para construir confiança e segundos para arruiná-la”. É o caso.

Mandou bem

O banco BTG contratou Bruno Bianco como sênior manager relationship. Ele foi ministro-chefe da AGU no governo Jair Bolsonaro.

Pré-pária

A chamada Lei Magnitsky, sob a qual ministros do STF poderiam ser enquadrados nos EUA, prevê congelamento de bens, bloqueio de cartões de crédito (inclusive no Brasil) e proibição de entrada no país.

A juíza FÁTIMA PIRAUÁ, titular da 28ª Vara Cível da Capital, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, na última segunda-feira (19), com a Comenda que leva seu nome — honraria que reconhece sua trajetória em defesa da criança e do adolescente. A magistrada estava acompanhada do esposo, NEY PIRAUÁ. A solenidade ocorreu na mesma semana em que Fátima participou do Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e conduzido pelo presidente FÁBIO BITTENCOURT.
A juíza FÁTIMA PIRAUÁ, titular da 28ª Vara Cível da Capital, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, na última segunda-feira (19), com a Comenda que leva seu nome — honraria que reconhece sua trajetória em defesa da criança e do adolescente. A magistrada estava acompanhada do esposo, NEY PIRAUÁ. A solenidade ocorreu na mesma semana em que Fátima participou do Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e conduzido pelo presidente FÁBIO BITTENCOURT. | Foto: Divulgação

Relacionadas