Política
Senado atrasa votações e segura 20 indicações de Lula em 2025 Perguntar ao ChatGPT

Não aceito que Trump venha meter o bedelho”

José Inácio de Morais, contador de histórias, era presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba quando criticou a proibição de fiscais do Ibama andarem armados. E culpou o tatu: “Se um caçador for pego com um tatu, é crime inafiançável. Se matar um fiscal do Ibama, for réu primário e se livrar do flagrante, pode responder ao processo em liberdade”. E avisou: “Como o tatu está em extinção e o homem não para de procriar, os fiscais que se cuidem…”
Senado já ‘cozinha’ 20 indicações de Lula em 2025
Presidente do Senado e caçador de cargos para emplacar afilhados, Davi Alcolumbre (União-AP) marcou somente para agosto a análise de indicações de Lula (PT) para agências reguladoras, tribunais etc. Do total, 17 estão na gaveta desde dezembro de 2024, mas nenhuma, claro, é do interesse do dono da pauta. As votações representam novos desafios do governo desde a derrota no IOF, cujo aumento o Senado derrubou com tanta facilidade que a votação chegou a ser simbólica.
STJ aguarda
Das três indicações do petista este ano, também aguarda análise a do juiz Carlos Pires Brandão para o STJ, vaga aberta desde 2023.
Mineração sem
O indicado para a ANM (Agência Nacional de Mineração) é um ex-lobista da Vale ligado a Hélder Barbalho (MDB), governador do Pará.
Petista espera
Ex-deputado do PT, Wadih Damous aguarda há sete meses a análise de seu nome para a ANS, agência reguladora de Saúde Suplementar.
Agência para quê?
Há cargos vagos em nove agências, dentre elas ANA (Águas), Anac (Aviação Civil), ANSN (Segurança Nuclear) e Vigilância Sanitária.
Tarcísio é ‘adulto na sala’ tentando evitar tarifaço
Com a responsabilidade de comandar a “locomotiva” da economia brasileira, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Rep), reuniu o setor produtivo com o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, na tentativa de discutir alternativas à crise do tarifaço. Tarcísio virou, assim, o “adulto na sala” onde não há representantes do governo Lula (PT), mais interessado em lacrações e na tentativa de aproveitamento eleitoral do impasse.
Data está marcada
Ao contrário do que sugere o desleixo de Lula, o tarifaço começa dia 1º e afetará empresas, empregos e receitas tributárias. Afetará a economia.
Milhares na mão
Os Estados Unidos consomem 80% dos pescados brasileiros e, como a carga leva 25 dias para chegar ao destino, tudo já está suspenso.
Quase pânico
O Planalto nem está aí, mas há quase pânico entre produtores de café, carne, suco de laranja, açúcar, etanol, papel e celulose, aviação etc.
Anotando recados
A falta de embaixador dos EUA no Brasil reflete as péssimas relações do governo Lula com a Casa Branca. O encarregado de negócios não tem voz ativa, apenas cumprirá o papel de transmitir a Washington o que ouviu dos exportadores reunidos por Tarcísio Gomes de Freitas.
Diplomacia do fracasso
O chanceler Mauro Vieira prefere bajular Lula, em lugar de fazer seu trabalho de diplomata, porque jamais conseguiu nem mesmo falar ao telefone com o homólogo Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA.
Sexta instância
Os presidentes dos Poderes ignoraram solenemente a intimação de Alexandre de Moraes e faltaram à “audiência de conciliação” no STF sobre o decreto do IOF de Lula que o Congresso mandou para o lixo.
Ciro no União
Antônio Rueda, presidente do União Brasil, federado com o PP, convidou o ex-ministro Ciro Gomes, que deixou o PDT, a se filiar ao partido e ser candidato ao governo (ou Senado) no Ceará.
Pegou geral
A suspensão do barraqueiro André Janones (Avante-MG) leva todo o gabinete para o castigo: três meses sem salário. E o suplente não assume. O governo Lula fez que não viu.
Dá para trocar?
No Congresso, prospera a ideia de apelar a Donald Trump para uma troca: em vez de punir quem produz no Brasil com o tarifaço de 50%, punir quem o insultou e os que promovem perseguições e censura.
É só cortar
Tem lugar de sobra para cortar despesas, como mostra Ciro Nogueira (PP-PI). O senador lembrou que, só nos dois primeiros anos de governo, Lula criou 3.400 novos cargos para a companheirada.
Catastrofismo
Viralizou em Portugal notícia de 2008 do jornal Correio da Manhã: “não haverá água potável na Península Ibérica em 2025”, por conta do aquecimento global, segundo previsões das Nações Unidas. Ops…
Pensando bem…
…o significado de “últimas consequências” depende do país.
