loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 20/08/2025 | Ano | Nº 6035
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Reforma

Nova federação pressiona Lula a antecipar reforma ministerial

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

É um posto de ditadura com pitadas autoritárias”

IBANEIS ROCHA (MDB), governador do DF, para quem o Brasil não vive democracia plena
Imagem ilustrativa da imagem Nova federação pressiona Lula a antecipar reforma ministerial
| Foto: Divulgação

DIETA QUE NÃO SERVE

Fernando Collor era presidente e recebeu governadores para almoço no Palácio da Alvorada. No bate-papo que o precedeu, sobre dietas, notou que o saudoso paraibano Ronaldo Cunha Lima estava mais magro. “É que eu estou há um mês sem beber”, explicou Cunha Lima. Collor se interessou: “É mesmo? E perdeu quanto?” O político e poeta deu de ombros: “Trinta dias, presidente. Perdi trinta dias…”

NOVA FEDERAÇÃO DEVE FORÇAR REFORMA MINISTERIAL

Lula (PT) adiou a reforma ministerial o quanto pôde, até pela recusa de Pedro Lucas (União-MA) para assumir o Ministério das Comunicações. Mas já entrou no radar alterações na Esplanada ainda este ano. A mudança deve ocorrer com a saída de pelo menos dois ministros: Celso Sabino (Turismo), do União, e André Fufuca (Esporte), do Progressistas. Do lado progressista, há menos drama quanto ao desembarque. No União, há mais focos de resistência.

HAJA DIPIRONA

A nova superfederação, mais alinhada à oposição, preocupa o Planalto. A dor de cabeça inclui bancada com 14 senadores e 109 deputados.

COTA ALCOLUMBRE

Frederico Siqueira Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração) são nomes de Davi Alcolumbre na Esplanada e devem se manter.

DÊ ADEUS

Outros nomes ligados aos partidos, mesmo no segundo escalão, têm desembarque previsto para outubro.

CASO A CASO

Temas indispensáveis, como a revisão do teto do Imposto de Renda, vão passar. Outros, como o “SUS da Segurança”, ficarão “marinando”.

MORAES APOSTA COM DINHEIRO DOS OUTROS, DIZ DE LUCA

O advogado Martin De Luca, que atua em defesa da Trump Media, grupo de comunicação do presidente Donald Trump, observou ontem na rede social X que Alexandre de Moraes “gosta de se gabar em entrevistas de que nunca recua, sempre dobrando e triplicando a aposta”. Mas alertou que o ministro do STF agora estaria apostando com dinheiro alheio. “É fácil jogar duro quando as fichas pertencem aos contribuintes e investidores brasileiros”, advertiu.

ERA DA INCERTEZA

Para o advogado, a decisão de Flávio Dino para “proteger Moraes” alega defesa da “soberania”, mas apenas alimenta a insegurança jurídica.

LADEIRA ABAIXO

De Luca acompanhou o mercado ontem e viu ações de bancos despencando, o dólar subindo e os custos do crédito disparando.

ATÉ QUANDO?

O advogado de Trump indaga quanto o Brasil gastará em credibilidade e prosperidade “antes que alguém descubra seu blefe”.

É GRAVE A CRISE

Um dos analistas mais respeitados do mercado, Fernando Ulrich, considera que, se a crise escalar, a reação do governo Lula/STF contra a Lei Magnitsky pode provocar “hecatombe financeira” no Brasil.

APOIO AMPLO

O União Progressista representa bom cenário para Celina Leão, atual vice, que disputará a sucessão de Ibaneis Rocha (MDB). Os deputados da federação, somados aos do MDB, alcançam 1/3 da Câmara Legislativa do DF.

AUSÊNCIA ESPERADA

Sinal claro de desembarque do governo Lula foi a ausência de governistas no evento que oficializou a federação União Progressista. O PT não participou, rompendo antiga tradição de cordialidade.

OLHO NA CÂMARA

A missão de Ciro Gomes, já com os dois pés no PSDB, quando consolidar a filiação, não é o governo cearense nem a Presidência da República. Seu objetivo é reforçar a bancada tucana na Câmara.

ESSES AMERICANOS…

O presidente Donald Trump anunciou ordem executiva proibindo votos eletrônicos ou pelo correio, que considera suscetíveis a fraudes. A maior economia do mundo desconfia de urna eletrônica.

BEM NA FITA

A Polícia Civil é a instituição brasileira que inspira maior confiança, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg. O levantamento mostra que 60% dos brasileiros confiam na instituição.

VÉIO EM ALTA

O Brand Momentum Index (BMI) 2025 coloca a Havan entre as marcas mais influentes do país. Este ano, a varejista de Luciano Hang, o “Véio da Havan”, alcançou a sexta colocação.

SOBRA NADA

A situação é crítica para o brasileiro que tenta guardar dinheiro no fim do mês. Em média, 70,5% da renda está comprometida, segundo levantamento inédito da Serasa Experian.

PENSANDO BEM…

…decisão judicial se cumpre, a não ser que seja de outro país. Mas isso não significa “escolher o que obedecer”.

Executiva de comunicação no Grupo Equatorial Energia em Alagoas, a jornalista ISA MENDONÇA tem seu trabalho reconhecido por sua atuação estratégica e inovadora na área no estado
Executiva de comunicação no Grupo Equatorial Energia em Alagoas, a jornalista ISA MENDONÇA tem seu trabalho reconhecido por sua atuação estratégica e inovadora na área no estado | Foto: Divulgação

Relacionadas