loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 02/09/2025 | Ano | Nº 6045
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Cautela

“O governo quer blindar Lula e os seus comparsas””

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem “O governo quer blindar Lula e os seus comparsas””
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR

O sem-audiência

Meses sem conseguir audiência com o então ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), o deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) não perdeu tempo: saiu da recepção, comprou dez metros de lona preta e voltou. Sem dizer palavra, começou a estender a lona no hall do ministério. Questionado, explicou que acamparia ali até ser recebido. Patrus apareceu em tempo recorde: 60 segundos.

“O governo quer blindar Lula e os seus comparsas”

Deputada Bia Kicis (PL-DF), sobre a CPMI que investiga roubo a aposentados do INSS.

MINISTÉRIOS ENSAIAM ‘PROTOCOLO LULA’ NOS EUA

Com discrição, núcleos dos ministérios da Agricultura, Comércio, Fazenda e Relações Exteriores elaboram planos emergenciais para agir caso (ou quando) o Presidente Lula (PT) “fale demais” durante a Assembleia-Geral da ONU, dia 24, em Nova York. O discurso de abertura em si, tradicionalmente feito pelo Brasil, não preocupa. O problema são reuniões bilaterais ou entrevistas imprevistas, em que o ambiente não pode ser controlado.

MISSÃO: IMPOSSÍVEL

A ideia é tentar evitar aprofundar a crise com os EUA, apesar das bravatas do Palácio do Planalto e do PT.

MEDO DO SABÃO?

Petistas também temem um encontro inesperado com Donald Trump e lembram da bronca ao vivo que ele deu em Volodimir Zelensky.

SEM GAFE

No Itamaraty, a ordem é recuperar o prestígio da diplomacia. Na última Assembleia, Lula chegou a ter o microfone cortado.

SETOR QUE PRODUZ

Sobrou para o empresariado buscar reverter ou atenuar a taxação, já que não há diálogo efetivo entre os dois governos.

ALTA REJEIÇÃO A LULA DÁ VANTAGEM A TARCÍSIO

Levantamento do Paraná Pesquisas aponta que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem hoje o maior potencial eleitoral entre os pré-candidatos à Presidência em 2026. Lula (PT) tem rejeição de 48,9%, contra 40,8% do governador paulista. Jair Bolsonaro (PL) lidera nominalmente a rejeição, com 50,3%, mas empata tecnicamente com Lula na margem de erro (2,2 pontos).

DESCONHECIMENTO POSITIVO

Outros 6,3% dos eleitores disseram não conhecer Tarcísio o suficiente para opinar. Apenas 0,4% afirmaram o mesmo sobre Lula e Bolsonaro.

MICHELLE NA BRIGA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem 46,9% de rejeição e 1,6% de desconhecimento.

DADOS DA PESQUISA

O Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores entre 17 e 21 de agosto, em todos os estados e no DF.

SEM SURPRESA

Lula tem rejeição de 59,9% entre eleitores evangélicos — a maior taxa entre todos os segmentos pesquisados.

MONITORAMENTO
EM CASA

O Supremo Tribunal Federal reforçou a segurança interna com a proximidade do julgamento de Jair Bolsonaro. Mais de 30 policiais federais passam a atuar 24 horas dentro do prédio.

ZERO VISITAS

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) pediu relatório de visitas ao seu gabinete. Resultado: nenhum nome envolvido na operação contra facção criminosa.

BAITA SUSTO

Já em casa, o governador Mauro Mendes (União-MT) se recupera de queda durante vistoria a obras no domingo (31). Fraturou quatro costelas.

SÓ COINCIDÊNCIA

A CPMI do INSS teve nova baixa no MDB. Caberá ao líder Eduardo Braga (AM) indicar o substituto.

EXPULSÃO EM PAUTA

O PL decide amanhã (3) se expulsa o deputado Antônio Carlos Rodrigues (SP), após elogios dele ao ministro Alexandre de Moraes (STF).

CONFLITO DE AGENDA

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não acompanhará o julgamento do pai no STF. Na mesma hora, participará de reunião da Comissão de Segurança.

PENAS DA ESPERANÇA

O tucano Tasso Jereissati articula candidatura única da oposição ao governo petista do Ceará. Já Ciro Gomes, prestes a deixar o PDT, pode ir para o União ou PSDB.

PENSANDO BEM…

…no Brasil, nem o pãozinho perdoa.

Presidente do Sinduscon-AL, JOSÉ NOGUEIRA apresentou ontem mais uma edição do Panorama de Mercado, com dados do setor referentes ao último trimestre e perspectivas para 2026
Presidente do Sinduscon-AL, JOSÉ NOGUEIRA apresentou ontem mais uma edição do Panorama de Mercado, com dados do setor referentes ao último trimestre e perspectivas para 2026 | Foto: Divulgação

Relacionadas