loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 14/10/2025 | Ano | Nº 6075
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Bastidores de Brasília

MDB pressiona Lula por indicação de Bruno Dantas ao STF

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Do azul pro vermelho em tempo recorde”

Deputado Vitor Hugo (PL-GO) comparando o superavit de Bolsonaro ao déficit de Lula
Imagem ilustrativa da imagem MDB pressiona Lula por indicação de Bruno Dantas ao STF
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR: Meu ministro

Ao desembarcar no Recife, certa vez, o saudoso Eduardo Campos, então ministro da Ciência e Tecnologia, foi reconhecido e saudado por um correligionário:

— “Este é o meu ministro: chega sem mala e sem cueca!”

Campos nunca soube ao certo se o eleitor quis elogiar ou ironizar.

MDB vira cabo eleitoral de Dantas para o STF

É forte no Palácio do Planalto a pressão do MDB do Senado para emplacar o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), como substituto de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O partido colocou Dantas no TCU com ajuda de Renan Calheiros, no governo Dilma Rousseff, em 2014. O PT, derrotado naquela disputa, agora faz força para que Lula escolha “alguém de confiança”, mais alinhado à esquerda.

Fim da lista

Com chances modestas em Minas Gerais em 2026, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) faz campanha aberta pela vaga no STF.

Favorito

Petistas afirmam que, entre Pacheco e Dantas, Lula prefere Jorge Messias, o “Bessias”, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja bem

Para evitar atritos no Senado, principalmente com o PSD, o MDB sugere uma troca: Dantas no STF e Pacheco no TCU.

Na chuva

Lula tenta se livrar da pressão de Davi Alcolumbre (União-AP) por Pacheco estimulando sua candidatura ao governo de Minas.

Carga tributária bate recorde e Lula quer mais

Relatório da oposição no Senado aponta que o governo tenta “desesperadamente” aumentar a arrecadação, sem cortar gastos. Desde 2023, Lula e o ministro Fernando “Taxxad” Haddad já empurraram goela abaixo dos brasileiros 27 aumentos de impostos, fazendo a carga tributária total crescer um ponto percentual em um ano — “recorde histórico”, lamenta o documento.

Governo é custo

Entram na conta de Lula 27 reajustes de alíquotas, fim de isenções e medidas que dificultam créditos tributários.

População esfolada

O resultado da taxação é o aumento da carga de 31,2% do PIB em 2022 para 32,3% em 2024, o maior índice da história.

Muito mais por vir

Com a derrota da MP que substituiria o IOF, o governo prepara novo pacote de medidas — quase todas de aumento.

Rir para não chorar

Viralizou o “tour” do senador Cleitinho (Rep-MG) por um apartamento funcional em Brasília, onde denunciou os gastos públicos. O imóvel, com cinco quartos, impressionou um eleitor: “Para que tudo isso? Assessores dormem aí?”. Unidades semelhantes são vendidas por cerca de R$3 milhões.

Plano Taxxad

Há chances de o ministro Haddad apresentar hoje (15) mais um pacotão de impostos para compensar a caducidade da MP do IOF. Cortar despesas? Nem pensar.

Cada enxadada…

A oposição chama atenção para o aumento de 49,4% nos gastos com o seguro-defeso, pago a pescadores: R$6,3 bilhões em 12 meses.

Imposto gera dúvida

Dados do Google Brasil mostram que buscas por “o que é IOF” cresceram 170% entre quinta e sexta da semana passada, triplicando em relação a 2024.

Longínquo

O deputado Osmar Terra (PL-RS) disse que ministros do STF “tornaram-se seres iluminados que, mesmo sem votos, decidem o que é melhor para o País”.

Faltam votos

Ficou para hoje — se não mudar de novo — a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O governo ainda não tem certeza de como fechará as contas.

Questão de perspectiva

Com margem de erro de 2,4%, a Paraná Pesquisas mostra Geraldo Alckmin (PSB) com 4,4% para o governo de São Paulo (espontâneo). No copo vazio, sai devendo 0,4%.

É o óbvio

Demorou mais de um mês para a Procuradoria-Geral da República (PGR) enterrar o pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), feito por petista. A PGR lembrou o básico: ele não tem legitimidade para isso.

Pensando bem…

…na Venezuela, que faz escola, a prisão de opositores sempre precede a “vitória” do ditador.

Presidente da Associação Comercial de Maceió e Federalagoas, KENNEDY CALHEIROS destaca a importância da campanha Natal Premiado para estimular as vendas do comércio varejista no fim do ano
Presidente da Associação Comercial de Maceió e Federalagoas, KENNEDY CALHEIROS destaca a importância da campanha Natal Premiado para estimular as vendas do comércio varejista no fim do ano | Foto: Divulgação

Relacionadas