loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 17/10/2025 | Ano | Nº 6077
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Política Externa

Lula ignora Nobel da Paz e causa constrangimento internacional

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O silêncio tem muito a esconder”

Deputado Luiz Lima (Novo-RJ) sobre o medo do governo de o irmão de Lula depor na CPMI
Imagem ilustrativa da imagem Lula ignora Nobel da Paz e causa constrangimento internacional
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR: Conversa oblíqua

Afonso Arinos, chanceler de Jânio Quadros em 1961, avisou a um jornalista que precisava ir a um despacho com o presidente. O repórter pediu carona e acabou levado à antessala de Jânio. Durante o encontro, o presidente mandou chamá-lo:

— “Fê-las por escrito?”

O repórter mostrou uma folha de papel: “Fi-las, presidente.”

Jânio leu as primeiras perguntas e comentou:

— “Formas oblíquas! Aprecia-as?”

— “Aprecio-as, presidente…”

Percebendo que a conversa seria longa, Afonso Arinos saiu discretamente.

Lula passa vergonha ignorando Nobel de Corina

Seis dias após o anúncio do Nobel da Paz, Lula (PT) passa vergonha internacional ao ignorar a ganhadora Maria Corina Machado, reconhecida por sua luta corajosa pela democracia e contra o tirano que se mantém no poder na Venezuela, sustentado por corrupção, fraudes e suspeitas de ligação com o narcotráfico. Governos costumam saudar o Nobel da Paz para se colocar ao lado dos bons, mas Lula prefere desrespeitar Corina — a quem já sugeriu “parar de chorar” — e bajular o amigo ditador Nicolás Maduro.

Passador de pano

Lula tem passado pano para regimes autoritários, como a Rússia de Vladimir Putin e as ditaduras do Irã, Cuba e Coreia do Norte.

Misoginia ideológica

Lula tampouco felicitou Narges Mohammadi, Nobel da Paz de 2023, defensora dos direitos humanos e das mulheres vítimas de violência no Irã.

Brasil envergonhado

O regime iraniano tem tanto medo de Narges Mohammadi que a prendeu no dia do anúncio do Nobel. O mundo inteiro protestou, exceto Lula.

Silêncio dos covardes

Lula também deve silenciar caso o amigo Maduro prenda, torture ou mate Maria Corina, que vive escondida para se proteger da perseguição.

Governo já fala em morte do ‘SUS da Segurança’

O clima no Ministério da Justiça é de fim de festa com a tramitação, na Câmara, da proposta do ministro Ricardo Lewandowski que cria o chamado “SUS da Segurança”. Por ora, o relator Mendonça Filho (União-PE), que não é o preferido do governo, tem sido poupado das críticas — centradas no presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acusado de falta de empenho, e no secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, deputado federal influente e opositor do governo.

Desagrada geral

Associações de delegados, como a ADPESP, pressionam contra o texto e denunciam emendas que, segundo afirmam, poderiam extinguir a carreira de delegado.

Só lamúrias

Do lado governista, o próprio Lewandowski se queixa da “luta solitária” para tentar fazer o projeto avançar.

Ladeira abaixo

A tramitação, já lenta, piorou após Lula desmoralizar o Congresso ao criticar o “baixo nível” dos parlamentares.

Inseparáveis

O chanceler Mauro Vieira saiu flustered (perturbado) da reunião com Marco Rubio, secretário de Estado americano, que foi direto ao ponto e deixou claro que a questão política está intrinsecamente ligada ao tarifaço.

Patente baixa

Diplomatas experientes avaliam que a reunião travou quando Mauro Vieira admitiu que não tem autoridade para tratar do fim da “opressão judicial no Brasil”, citada por Rubio.

Lei proíbe? Ora, a lei

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), reagiu com indignação à decisão do ministro Dias Toffoli (STF) que concedeu a investigados o direito de ignorar convocações para depor.

CPI dos Correios

A quinta-feira (16) terminou com quase 130 assinaturas de deputados favoráveis à criação de uma CPI dos Correios, para investigar a transformação da estatal — que dava lucro — em uma empresa com rombo bilionário. O movimento é liderado pela deputada Carol de Toni (PL-SC).

Um laranja na CPMI

Para o relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar (União-AL), o assessor Cícero Marcelino de Souza Santos, do presidente da Conafer, movimentou R$300 milhões com suas empresas e seria “peixe pequeno”, um mero “laranja” do esquema bilionário.

Vítimas desprezadas

“A esquerda mostrou de que lado está, e não é do lado do povo”, disse o deputado Coronel Tadeu (PL-SP). “Prefere proteger o irmão de Lula a defender quem foi lesado.”

Ódio e medo presentes

Lula atacou o “baixo nível” da Câmara sem esconder o ódio por Bolsonaro, que, mesmo humilhado, inelegível, amordaçado, doente e condenado a 27 anos de prisão, continua a meter medo nessa turma.

Reforço no Sul

O PL tem ampliado sua presença no Sul do País. Ontem, o vereador Carlos Bolsonaro (RJ) participou de evento em Chapecó (SC), organizado pela deputada Carol de Toni com lideranças regionais.

Pensando bem…

…decisões importantes para o Brasil andam sendo tomadas na Itália.

Presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, DOMÍCIO SILVA finaliza os detalhes da 75ª edição da Expoagro Alagoas, com abertura no dia 24 de outubro, no Parque da Pecuária
Presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, DOMÍCIO SILVA finaliza os detalhes da 75ª edição da Expoagro Alagoas, com abertura no dia 24 de outubro, no Parque da Pecuária | Foto: Divulgação

Relacionadas