Crise Partidária
União Brasil pressiona pela saída de Celso Sabino do partido

O governo Lula mente ao povo!”

Durante conversas na Câmara, em meio ao escândalo do mensalão, um deputado perguntou o que significava “gabiru”. O vice-presidente da Casa na época, o alagoano José Thomaz Nonô, respondeu espirituosamente, arrancando gargalhadas:
“Gabiru é rato grande, também chamado de cassaco. No Rio Grande do Sul é ratão do banhado. Em Brasília, tem vários nomes: Delúbio, Silvinho…”
União Brasil quer mesmo ministro fora do partido
É difícil encontrar alguém no União Brasil que acredite em leniência do Conselho de Ética com Celso Sabino. O processo foi aberto após o ministro do Turismo ignorar a determinação da Executiva Nacional para que filiados deixassem os cargos no governo Lula. O desconforto com Sabino aumenta diante de sua pretensão: disputar o Senado pelo Pará em 2026.
Conta não fecha
Sabino acha que se elege. Mas Lula tende a apoiar o governador Helder Barbalho (MDB). O PT, por sua vez, já tem Beto Faro encerrando mandato.
Ministro sem-votos
Pesquisas de opinião no Pará não favorecem Sabino. O deputado Éder Mauro (PL) aparece melhor posicionado.
Concorrência
Mesmo se migrar para o MDB, Sabino terá obstáculos: além de Barbalho, Chicão Melo (MDB) também quer a vaga ao Senado.
Aviso prévio
A saída de Sabino do União Brasil já tem data e hora: próxima segunda-feira (10), às 15h.
Lula e Lewandowski ignoram policiais mortos
A carta do governo dos EUA, assinada por James Sparks (DEA), lamentando a morte de quatro policiais no Rio, escancarou o silêncio de Lula e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Já se passaram 9 dias desde os confrontos no morro da Penha e no Complexo do Alemão, sem manifestação oficial de pesar às famílias dos agentes mortos.
Gentileza americana
A mensagem do DEA veio em português, demonstrando atenção e deferência com o Brasil.
A Lei sob ataque
A esquerda, liderada por Lula, prefere criticar os policiais que enfrentaram criminosos fortemente armados.
Oligofrenia suspeita
“Especialista” da esquerda tingiu o cabelo de vermelho para defender pedradas contra bandidos com fuzis.
Prevaleceu o original
Renan Calheiros tentou roubar o protagonismo de Arthur Lira (PP-AL) na isenção de IR para quem ganha até R$5 mil. Mas o Senado aprovou o texto original da Câmara, sem as intervenções de Renan.
Homenagem a Castro
O deputado Aluísio Mendes (Rep-MA) anunciou no podcast Diário do Poder (nesta quinta, às 18h30 no YouTube) que o governador Cláudio Castro será homenageado na comissão da PEC da Segurança.
PEC de Lewandowski foi pro lixo
A proposta do ministro da Justiça de tirar a autonomia dos Estados em segurança pública foi arquivada. O governo federal responde por apenas 12% dos investimentos, enquanto os Estados bancam 80%.
Projeto de Lula beneficia facções
Para Marcel van Hatten (Novo-RS), o projeto “antifacção” do governo é inaceitável. Segundo ele, a proposta prevê redução de pena para criminosos de organizações. Votará contra.
O preço do luxo no Pará
A assessoria de Lula respondeu com malandragem sobre a diária do iate usado pelo presidente no Pará. Divulgou apenas o “valor médio”: R$2.647. O valor exato da suíte presidencial ficou sem resposta.
Bafafá por vaga no Senado de SC
Jair Bolsonaro quer o filho Carlos na vaga de senador por Santa Catarina e simpatiza com Carol de Toni (PL). Mas o governador Jorginho Mello (PL) tende a apoiar Esperidião Amin (PP).
Trinca de ausências
Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, ficou irritado com mais um bolo de Lewandowski. Já é o terceiro.
Visita adiada
A fila de políticos para visitar Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, só aumenta. O presidenciável Ronaldo Caiado (União Brasil) é um dos que aguardam liberação.
Pensando bem…
…fala-se em isenção, mas bom mesmo seria o governo se isentar de aumentar os gastos.

