loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 22/12/2025 | Ano | Nº 6124
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Bastidores de Brasília

Governo Lula pede criação de mais de 200 cargos em nova agência federal

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

STF faria bem se prolongasse seu recesso”

Senador Eduardo Girão (Novo-CE), ao citar recentes decisões da Suprema Corte
Imagem ilustrativa da imagem Governo Lula pede criação de mais de 200 cargos em nova agência federal
| Foto: Divulgação
PODER SEM PUDOR: As belas da tarde

Debatia-se na Câmara dos Deputados o regimento interno, em sessão entediante sobre quórum. O então presidente da Casa, Aldo Rebelo, interrompeu a ladainha para saudar um grupo de belas estudantes nas galerias. “Sejam bem-vindas!”, disse ao microfone. De costas para as galerias, no microfone de apartes, Pauderney Avelino (PFL-AM) protestou: “Um monte de mulher bonita e eu tendo de olhar para o senhor, presidente!…”

Governo quer 200 cargos para entupir nova agência

No último dia de funcionamento efetivo do Legislativo, o governo Lula encaminhou ao Congresso um pedido para criar mais um cabide de empregos com mais de duas centenas de cargos, entre comissionados e funções de confiança. O pedido é assinado pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Esther Dweck (Gestão). As novas boquinhas são destinadas à Agência Nacional de Proteção de Dados.

Peso de ouro

Apenas 26 cargos comissionados e de confiança terão impacto de R$ 2,13 milhões neste ano e de mais R$ 5,11 milhões nos dois anos seguintes.

Glow up

A nova agência, antes apenas uma “autoridade nacional”, estava sob o guarda-chuva do ministério de Ricardo Lewandowski.

Invenção de moda

Para inflar a estrutura, os ministros propõem criar a carreira de “Especialista em Regulação de Proteção de Dados”, com 200 cargos.

Eles juram

Apesar da nova estrutura, os ministros asseguram que a criação dos cargos não aumentará os gastos — ao contrário, geraria economia.

Tragédia comove diplomatas e agita o Itamaraty

O falecimento de um jovem diplomata, encontrado morto na quinta (18), comoveu o Ministério das Relações Exteriores. Colegas afirmam que o Terceiro Secretário não suportou o afastamento de 60 dias determinado pela corregedoria da pasta, nem a instauração de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), o que, ainda no estágio probatório, poderia significar o fim de sua carreira. O nome foi omitido por respeito à família.

Vias de fato

Durante a COP30, ele teria se ofendido com palavras que sugeriam injúria racial e partiu para agressão física contra um superior.

‘Altercação física’

O Itamaraty, em nota, informou que os “relatos da altercação física” foram apurados conforme o direito administrativo disciplinar.

Outro motivo?

Sem citar autoextermínio, a nota afirma que o PAD contra o diplomata “não está relacionado a esses fatos”.

Só piora

Ganhou repercussão a revelação de que o ministro Alexandre de Moraes (STF) procurou o presidente do Banco Central quatro vezes para defender o Banco Master, cliente de sua esposa. “E o Senado continuará sem fazer nada?”, reagiu o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).

Palanque

O presidente Lula pretende capitalizar politicamente os eventos de 8 de janeiro de 2023. Escalado para amplificar o tema é Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Meio de campo

Quem tenta reaproximar Lula do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Lacra ou lucra

Após veiculação de campanha criticada como “lacradora”, a marca Havaianas enfrentou “cancelamento” nas redes sociais e viu suas ações despencarem mais de 2,5% na bolsa, ontem (22).

Petrobras refém

A greve dos petroleiros completa nove dias, afetando 9 refinarias, 2 usinas de biodiesel, 28 plataformas offshore, 16 terminais operacionais, 2 bases administrativas, 4 termelétricas e 10 instalações terrestres.

Em casa

Quase 30 dias se passaram até que Alexandre de Moraes (STF) autorizasse a prisão domiciliar do general Augusto Heleno, 78, que sofre de Alzheimer.

Cargo pegou mal

Pesquisa do Instituto Paraná mostra que o ministro Silvio Costa Filho (Portos) não conseguiria se eleger senador por Pernambuco, hoje.

Não à toa

Corre no Planalto que Lula tem até data favorita para vetar o projeto da dosimetria que reduz penas do 8 de janeiro: justamente no dia 8.

Pensando bem…

…sandálias também podem apertar o calo.

Superintendente do Sescoop/AL, ADALBERON SÁ JÚNIOR destaca as conquistas de 2025 e os projetos realizados para aproximar ainda mais as cooperativas da sociedade e fortalecer o cooperativismo local
Superintendente do Sescoop/AL, ADALBERON SÁ JÚNIOR destaca as conquistas de 2025 e os projetos realizados para aproximar ainda mais as cooperativas da sociedade e fortalecer o cooperativismo local | Foto: Divulgação

Relacionadas