loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 26/12/2025 | Ano | Nº 6127
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Sistema financeiro

STF sinaliza interferência inédita e ameaça decisão do Banco Central sobre o Banco Master

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Sem a CPMI, a corrupção no INSS teria sido abafada pelo PT”

Senador Rogério Marinho (PL-RN), sobre as investigações da comissão mista
Imagem ilustrativa da imagem STF sinaliza interferência inédita e ameaça decisão do Banco Central sobre o Banco Master
| Foto: Divulgação

Os feitos de Mem de Sá

O ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PSDB-PR), então candidato a vereador em 1996, visitava escolas com o pai, o saudoso deputado Maurício Fruet. Numa delas, um aluno curioso começou a testar o candidato com perguntas sobre figuras históricas: Juscelino, Getúlio, Jango... Até que lançou:

— “E Mem de Sá, o que ele fez pelo Brasil?”

O pai, para cortar a conversa, respondeu:

— “Ele fez o que pôde, meu filho. Fez o possível. Bom dia, até mais!”

Decisão inédita pode anular liquidação do Master

Brasília assiste a um movimento sem precedentes na história institucional brasileira: o Supremo Tribunal Federal (STF) sinaliza que pode interferir em decisão técnica do Banco Central e anular a liquidação do Banco Master, suspeito de irregularidades graves — o que evidencia o poder de influência do banqueiro Daniel Vorcaro. Atos recentes do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, e ações do Tribunal de Contas da União (TCU) põem em xeque a autonomia do BC como regulador bancário.

Sem precedentes

O STF jamais havia questionado uma decisão técnica do Banco Central, órgão independente por lei, responsável por garantir a estabilidade financeira do país.

Sinalização

Toffoli reforçou a expectativa de reversão ao ordenar acareação entre Daniel Vorcaro (Master) e o diretor de Fiscalização do BC, Ailton Aquino.

BC virou alvo

Na acareação marcada para terça (30), que também envolve o ex-presidente do BRB, Vorcaro tentará desqualificar o trabalho de Aquino e seus auxiliares.

Caminho aberto

O TCU questiona a “velocidade” e até os fundamentos da liquidação do Banco Master, pavimentando o caminho para sua possível reversão.

Rouanet vai pagar ‘homenagem a Lula’ no Carnaval

O Ministério da Cultura liberou captação de R$ 5,1 milhões para a escola de samba Acadêmicos de Niterói (RJ) bancar o desfile do carnaval de 2026, que vai homenagear o presidente Lula. O enredo celebra “a trajetória pessoal e política do Presidente da República”, segundo ofício que motivou cobrança da oposição à ministra Margareth Menezes, titular da pasta.

Enredo conhecido

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) questiona a moralidade e impessoalidade da homenagem bancada por dinheiro público.

Data marota

A autorização foi publicada em 15 de dezembro, período de esforço concentrado no Congresso.

Desafinou

O nome do samba-enredo: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A escola será a primeira a desfilar.

Volta ao batente

Magno Malta (PL-ES) pediu a suspensão do recesso parlamentar ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que haja “escrutínio público” sobre o caso Master-BC-STF.

Holofote

Ministros do STF voltaram aos assuntos mais comentados no X (ex-Twitter), nesta terça (26). Não foi exatamente pela atuação jurídica, mas pelas conexões fora da Corte: Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

Juiz auxiliar

Apesar da pressa para realizar a acareação do caso Banco Master, Toffoli não participará da sessão.

Nem aí

Os sindicalistas dos Correios, mesmo com a empresa à beira da falência, sofreram revés judicial e devem manter 80% da força de trabalho durante a greve. Nova audiência está marcada para segunda (29).

Em observação

O ex-presidente Jair Bolsonaro está sob observação médica e pode passar por novo procedimento cirúrgico. A equipe analisa o quadro de soluços persistentes.

Expulsão direta

Não houve pedido de extradição: Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, foi expulso do Paraguai após entrar ilegalmente. Foi preso na madrugada de terça (26).

Barrados

Dois irmãos de Michelle Bolsonaro foram impedidos por Alexandre de Moraes (STF) de visitar Jair Bolsonaro. Um deles levava comida ao ex-presidente na PF.

6x1

O fim da escala 6x1 entrará na pauta da Câmara em 2026. Hugo Motta (Rep-PB) também pretende avançar com a regulamentação da inteligência artificial.

Pensando bem...

...para ter sucesso no STF, Silvinei Vasques deveria contratar certa banca de advocacia.

Na posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, o presidente reeleito, JOÃO MARTINS (2º à esq.), recebeu o presidente do Sistema Faeal/Senar, ÁLVARO ALMEIDA, o presidente da Fiea, JOSÉ CARLOS LYRA DE ANDRADE, e o superintendente do Sebrae/AL, DOMÍCIO SILVA
Na posse da Diretoria e do Conselho Fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, o presidente reeleito, JOÃO MARTINS (2º à esq.), recebeu o presidente do Sistema Faeal/Senar, ÁLVARO ALMEIDA, o presidente da Fiea, JOSÉ CARLOS LYRA DE ANDRADE, e o superintendente do Sebrae/AL, DOMÍCIO SILVA | Foto: Divulgação

Relacionadas