Planalto
Ministras ficam no fim da fila da agenda de Lula no Palácio do Planalto

O ministro [Dias Toffoli] não é burro, ele sabe o que está fazendo”

PODER SEM PUDOR: Vaia silenciosa
Tancredo Neves queria popularizar sua candidatura à presidência no Colégio Eleitoral e foi a um comício em Goiânia (GO). Diante da rejeição ao vice, José Sarney, Tancredo pediu ao governador Iris Rezende para evitar vaias. Iris negociou com a esquerda, que atendeu ao pedido. Mas no dia do evento, surgiram faixas: “Fora, Sarney!”. Diante do olhar de reprovação de Tancredo, Iris deu de ombros:
— Vaiar, ninguém vaiou...
Ministras estão entre as menos recebidas por Lula
Não bastasse ignorar a tal paridade de gênero na hora de escolher ministros de Estado ou fazer indicações a tribunais superiores, Lula (PT) também deixa as ministras no fim da fila das agendas privadas no Planalto. Das 10 autoridades com menor número de audiências reservadas com o petista, sete são mulheres — todas com, no máximo, dois encontros com o chefe.
Oi e tchau
Márcia Lopes (Mulheres), Margareth Menezes (Cultura) e Cida Gonçalves (Mulheres) tiveram apenas um despacho com Lula em 2025.
Passe no RH
As três ministras empatam com Paulo Pimenta (ex-Secom), que, aliás, ficou apenas uma semana no cargo em 2025 até ser demitido.
Até repetiu
Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos) tiveram dois encontros com o presidente.
Porta aberta
Rui Costa (Casa Civil) continua com prestígio no Planalto: foi o mais recebido por Lula pelo segundo ano consecutivo — 36 despachos.
PT espera Tarcísio para definir estratégia em SP
A saída de Fernando Haddad da Fazenda, sob a justificativa de ajudar na campanha de reeleição de Lula, deu tempo ao PT para observar os passos de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se o governador de São Paulo decidir buscar a reeleição, o PT pode até apoiar um nome do PSB para o governo paulista e focar na eleição presidencial.
Cenário 2
Se Tarcísio mirar o Planalto, Haddad poderá ser escalado como candidato ao Palácio dos Bandeirantes.
Aos leões
Por ora, o PSB deve lançar Márcio França. Já Alckmin não demonstra animação com a disputa estadual.
Perto de zero
Ainda no jogo paulista, Simone Tebet, que namora o PSB, é apontada como possível candidata ao Senado. O MDB-SP segue com Tarcísio.
Visita solidária
Durante viagem aos EUA, a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) visitou o colega Eduardo Bolsonaro, que reside por lá desde julho de 2023.
Mais um
A caminhada por “liberdade e justiça” liderada por Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhou reforço: Carlos Jordy (PL-RJ) se juntou ao ato. A rota parte de Paracatu (MG) e vai até Brasília. Apoiadores de Alagoas e de outros estados também se mobilizam.
Na bagagem
Ao antecipar o retorno a Brasília, o presidente do STF, Edson Fachin, que acompanha de perto os desdobramentos do caso Banco Master, quer acelerar o código de conduta dos ministros da Corte.
Visita autorizada
Tarcísio de Freitas foi o primeiro autorizado a visitar Jair Bolsonaro nesta quinta (21). O encontro será entre 8h e 10h.
Tá um sufoco
No Ceará, a situação do governador Elmano de Freitas preocupa o PT. Mesmo com a máquina, Elmano empata com Ciro Gomes (PSDB) nas pesquisas.
Petista raiz
Cotada para a Casa Civil quando Rui Costa sair, Miriam Belchior está no PT desde 1981. Foi casada com Celso Daniel, prefeito assassinado em 2002.
Memória
Hélio Lopes (PL-RJ) lembrou que o STF impediu Bolsonaro de nomear o diretor da PF, mas Toffoli decidiu ele próprio indicar peritos para o caso Master.
Segue a briga
Na Bahia, a rivalidade entre PT e PSD continua. Petistas querem Jaques Wagner e Rui Costa ao Senado, mas Angelo Coronel quer renovar o mandato.
Pergunta no Master
O enrolado banqueiro Daniel Vorcaro tem resort em Brasília?

