Artigo
NOSSO DEUS É UNO E TRINO
...

Ora, pela revelação cristã, o Deus de Jesus Cristo e do cristianismo é um só, porque isto é evidente até filosoficamente, como já provara Aristóteles muito antes de Jesus Cristo, todavia, esse Deus único e uno é, ao mesmo tempo, Três, ou seja, ele se "concretiza" em Três Pessoas, sendo cada uma distinta da outra, não na sua essência divina mas na sua personalidade.
Assim, enquanto que a filosofia nos dá um Deus só e nada mais; enquanto o judaísmo insiste no monoteísmo; a religião cristã vai propiciar pela Trindade divina, ou seja, vai ensinar e confessar que o único Deus uno é trino!
É próprio, portanto, da religião cristã, a confissão de um Deus trino, embora reconhecendo e jamais negando que essa Trindade forma um só Deus. O Deus ensinado, mostrado, vivido e revelado por Jesus Cristo é um Deus Trino, como, aliás, Ele sempre se mostrou em todo o desenrolar-se da história.
É verdade que Jesus era judeu e, como tal, era um crente profundo do monoteísmo divino. Certa vez, respondendo a um mestre da lei, ele disse qual era o maior e primeiro de todos os mandamentos, recitando imediatamente o texto do Deuteronômio: "Escuta, ó Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor..." (MC 12,29)
Estava arraigado em Jesus, como bom judeu, o preceito da Lei bem como o o ensinamento básico da fé judaica: Deus é um só!
Todavia, ele viveu essa fé na realidade da sua revelação: o Deus único e uno é trino. Assim Ele viveu, assim Ele orou, assim Ele revelou o Deus de seus pais, porque chegara o momento de conhecer Deus tal qual Ele realmente o é: Uno e Trino!