“Louvor ao Rei do Universo”. É com este tema que será realizada a solenidade de Cristo Rei, pela Arquidiocese de Maceió, neste domingo (24), das 8 horas, com a acolhida, até as 17 horas, no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Haverá momentos de louvor, palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento e testemunhos, encerrando-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. A entrada para o evento religioso é gratuita. O participante terá o compromisso de levar apenas 1kg de alimento não perecível.
A festa de Cristo Rei coroa e conclui o calendário litúrgico da Igreja, que começa com o Advento (tempo onde os cristãos se preparam para o Natal) e se encerra com a coroação de Nosso Senhor Jesus Cristo, na festa de Cristo Rei. Em 2019 o Domingo de Cristo Rei é justamente no dia 24 deste mês. Já o I Domingo do Advento será no dia 1º de dezembro.
SIGNIFICADO
Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento, podendo cair entre 20 e 26 de novembro. A inauguração do Cristo rei foi no dia 17 de maio de 1959.
As principais ideias sobre o reinado de Cristo estão expressas na encíclica Quas Primas do Papa Pio XI, publicada em 1925 e em diversos documentos do Vaticano.
O Papa Pio XI instituiu esta solenidade em 1925 com o intuito de contra-arrestar o crescimento de correntes de pensamento laicistas que se opunham aos valores cristãos. Cristo é o rei do universo, e deve reinar na sociedade.