app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Coluna Religião Missa Solene de Jesus Cristo Rei do Universo, presidida por dom Antônio Muniz em 2018

Arquidiocese de Maceió celebra festa de Cristo Rei

Solenidade será neste domingo (24), das 8h às 17h, no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 23/11/2019 - Matéria atualizada em 23/11/2019 às 06h00

“Louvor ao Rei do Universo”. É com este tema que será realizada a solenidade de Cristo Rei, pela Arquidiocese de Maceió, neste domingo (24), das 8 horas, com a acolhida, até as 17 horas, no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.

Haverá momentos de louvor, palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento e testemunhos, encerrando-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. A entrada para o evento religioso é gratuita. O participante terá o compromisso de levar apenas 1kg de alimento não perecível.

A festa de Cristo Rei coroa e conclui o calendário litúrgico da Igreja, que começa com o Advento (tempo onde os cristãos se preparam para o Natal) e se encerra com a coroação de Nosso Senhor Jesus Cristo, na festa de Cristo Rei. Em 2019 o Domingo de Cristo Rei é justamente no dia 24 deste mês. Já o I Domingo do Advento será no dia 1º de dezembro.

SIGNIFICADO

Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento, podendo cair entre 20 e 26 de novembro. A inauguração do Cristo rei foi no dia 17 de maio de 1959.

As principais ideias sobre o reinado de Cristo estão expressas na encíclica Quas Primas do Papa Pio XI, publicada em 1925 e em diversos documentos do Vaticano.

O Papa Pio XI instituiu esta solenidade em 1925 com o intuito de contra-arrestar o crescimento de correntes de pensamento laicistas que se opunham aos valores cristãos. Cristo é o rei do universo, e deve reinar na sociedade.

Mais matérias
desta edição