loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Coluna Religião

Artigo

Diretrizes Gerais

...

Ouvir
Compartilhar

O Documento 109 da CNBB intitula-se "Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023". O Documento apresenta apenas diretrizes para a ação, não é, pois, uma compilação de regras práticas nem um código completo de cânones definitivos para as atividades da Igreja nos próximos anos. Compete a cada diocese, baseada nesse documento, estabelecer, nas suas assembleias, o que concretamente irá fazer.

A apresentação do documento começa dando os motivos das diretrizes e diz assim: "O tempo atual exige de todos nós a renovação de forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palava de Deus e, assim, promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros, oferecer a misericórdia de Cristo Jesus como remédio para a vingança e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças. Essa é nossa vocação, pois somos discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus até a plenitude."

Com essas palavras, fica claro que a ação evangelizadora da Igreja deve se voltar para a mudança social do mundo atual. Ademais, o documento fundamenta nossa ação no fato de que somos discípulos missionários de Cristo. Note-se que a nossa responsabilidade não se fundamenta só no fato de sermos discípulos de Cristo, mas porque somos discípulos missionários.

A estrutura das Diretrizes se baseia na "imagem da Casa". A Casa serve, pois, de imagem para todo o Documento. Diz o texto: "Em seu duplo movimento, a Casa permite o ingresso e a saída. É, ao mesmo tempo, lugar de acolhimento e envio. Com isso, ela remete aos dois grandes eixos inspiradores dessas Diretrizes: comunidade e missão. A Casa é a imagem do que as Diretrizes chamam de comunidades eclesiais missionárias".

Shorts Youtube
Play
Caminhão perde os freios, atinge veículos e deixa quatro feridos na Cambona #capcut

Caminhão perde os freios, atinge veículos e deixa quatro feridos na Cambona #capcut

Play
Jovem de 20 anos é preso com réplica de fuzil e drogas em Alagoas

Jovem de 20 anos é preso com réplica de fuzil e drogas em Alagoas

Play
Interdição na Ladeira da Moenda em Maceió

Interdição na Ladeira da Moenda em Maceió

Play
Corpo é encontrado na Mata do Rolo após denúncia anônima

Corpo é encontrado na Mata do Rolo após denúncia anônima

Play
Polícia prende suspeitos de assaltos no bairro Gruta de Lourdes em Maceió

Polícia prende suspeitos de assaltos no bairro Gruta de Lourdes em Maceió

Descendo ao mais concreto, as Diretrizes indicam os pilares da proposta ação da Igreja nos próximos anos: "Para levar adiante essa missão, foram identificados quatro pilares, à semelhança dos que sustentam uma casa. São eles: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária". Como se pode ver, trata-se de um Documento rico e importante, cujo objetivo principal é levar-nos para uma grande ação missionária, porque aí de nós se não evangelizarmos (1 Cor 9,16).

Relacionadas