Artigo
Laus perennis
...

Laus perennis é uma expressão latina que quer dizer “louvor perene” e significa uma adoração do Santíssimo Sacramento durante um certo longo período de tempo. Comumente a Laus perennis demora cerca de quarenta horas, mas pode se prolongar por mais tempo.
As monjas carmelitas descalças do Carmelo Santa Teresinha, em Maceió, fazem a Laus perennis durante os dias de carnaval. Durante todo esse tempo sempre algumas irmãs estão presentes na capela, diante do Santíssimo Sacramento exposto, até mesmo durante as refeições.
Essa atitude não significa que as irmãs se alienam da realidade brasileira. Significa apenas que elas rezam e se sacrificam por nós, pobres pecadores.
Deus é a eterna alegria e o Senhor jamais proibiu que nós fizéssemos festa e vivêssemos alegres e felizes. Antes, toda a Bíblia nos convida a sermos alegres.
O próprio Jesus participou da festa de Caná da Galileia, de almoços festivos nas casas de amigos. O que Deus não quer é que façamos pecados nas nossas festas; o que Deus não quer é que aproveitemos da alegria um motivo para ofendê-lo.
O apóstolo São Paulo nos convida à alegria, quando escreveu: “Alegremo-nos, Alegremo-nos sempre no Senhor” (Fl 4). Alegria, sim; festa, sim, mas tudo no Senhor, com o Senhor e para o Senhor.
A Laus perennis das nossas monjas carmelitas é para que o carnaval seja uma festa de alegria e, não, de pecado e, ao mesmo tempo, é um ato de reparação a Jesus pelas cusparadas e pelos tapas, que Ele recebe durante esse tempo, em que muitos confundem alegria com com falta de respeito e liberdade com libertinagem.