Artigo
NÃO TENHAIS MEDO... ALEGRAI-VOS!
...

Após a ressurreição de Jesus, os evangelistas transcrevem estas duas expressões várias vezes. O leitor tem a nítida impressão de que os discípulos de Jesus estavam com grande medo e, ao mesmo tempo, sentiam uma alegria mesclada de dúvida. Jesus faz questão nesta situação de realçar que ele está vivo e, por consequência, quem nele crê não pode nem deve ter medo, pelo contrário, deve ficar feliz e se alegrar por sua vitória.
O medo, segundo um renomado psicólogo argentino, é um dos quatro gigantes da alma. O medo faz parte da natureza humana e o ser humano precisa de algo ou de alguém para vencer o seu medo. De algo, que pode ser uma ideia, um acontecimento, uma luz; algo que possa animar e transmitir a coragem e o entusiasmo diante de um susto, de alguma coisa horrível. De alguém, que lhe seja superior e que lhe mostre que é capaz de ajudar e de levar a pessoa à vitória.
No caso dos discípulos de Jesus, após a ressurreição, o algo e o alguém são mais que suficientes para transmitir tudo o que for necessário para vencer o medo e criar a coragem. O algo é o próprio fato da ressurreição e o alguém é Jesus, homem e Deus, que, por muitos modos e por várias vezes, mostrara aos discípulos que ele podia tudo.
Quem tem medo, não pode sentir-se alegre e feliz, mas quem está disposto, corajoso, sem medo, diante de qualquer situação está em paz, sente-se feliz e se alegra.
Jesus convida insistentemente os seus discípulos e discípulas para, crendo na sua ressurreição, acabem com toda espécie de medo e se alegrem. Na verdade, o medroso é um triste e um triste vive com medo de tudo. Aquele, porém, que tem Jesus e nele crê de verdade, é uma pessoa feliz porque sabe que Jesus não só pode tudo, mas quer tudo de bom para nós.
Infelizmente, no mundo atual muitas pessoas vivem com medo e com tristeza. Medo da doença, de perder o prestígio e o dinheiro, medo de não alcançar o que tanto deseja, medo dos maus, de ser desprezado ou menosprezado, medo de ficar velho, medo de mil coisas e esse medo torna a vida dessas pessoas uma angústia. Por tudo isso, muitos vivem tristes, desconhecem a alegria de viver e, por vezes, se enfurnam em si mesmos, deixando de lado a beleza da vida e a coragem da superação de todos os males.
O cristão, aquele que crê em Jesus, ouve suas palavras, medita-as, toma coragem diante dos obstáculos e parte para a vitória. Quem crê de verdade, não tem medo e está sempre feliz!