loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Vigília Pascal: ocasião de renovação espiritual

Celebração a portas fechadas ocorreu na Catedral de Maceió e foi acompanhada por fiéis católicos por redes sociais e pelo rádio

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Vigília Pascal: momento em que o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, realiza a Liturgia da Luz
Vigília Pascal: momento em que o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, realiza a Liturgia da Luz -

A portas fechadas e com a igreja pouco iluminada, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, procedeu com a benção do fogo santo e em seguida ascendeu o Círio Pascal, conduzindo a procissão até o Altar.

Assim começou a celebração da Vigília Pascal no último sábado (11), na Catedral Metropolitana de Maceió, presidida por Dom Muniz e concelebrada pelo cônego Severino Fernando e pelo padre Charles Alves.

Os fiéis puderam acompanhar de suas casas a transmissão ao vivo – daquela que é, pela Igreja, a celebração mãe de todas as Vigílias e a mais importante de todas – através das redes sociais da Arquidiocese e das Rádios Imaculada 92.3 FM e Difusora 960 AM.

Seguindo a determinação da Igreja em Roma, neste momento da pandemia da Covid-19, a celebração foi breve com a leitura de três passagens bíblicas do Antigo Testamento, uma leitura do Novo Testamento e o canto de três salmos. Em seguida, com o canto do Glória, a Catedral se iluminou e teve o altar adornado com flores, anunciando a ressurreição de Jesus Cristo.

Após a proclamação do Evangelho segundo Mateus, pelo cônego Severino, Dom Antônio Muniz refletiu sobre o significado dado a esta celebração em tempos de Covid-19.

“Se formos buscar o sentido desta celebração neste ano, encontraremos uma profundidade de entendimento. A maneira como estamos celebrando esta Páscoa pode ser entendida como um rico momento para organizarmos nossa vida, a vida do nosso semelhante e este mundo que nos foi dado por Deus para celebrarmos a sua glória”, ressaltou o arcebispo, ao destacar que, a partir do mistério da noite da vigília, não devemos ter medo da morte, mas da forma como estamos conduzindo nossas vidas.

BÊNÇÃO

Recordando a Igreja Primitiva e o batismo dos catecúmenos, Dom Antônio Muniz abençoou a água batismal e aspergiu no clero e nos poucos fieis presentes na Catedral, estendendo a benção aos internautas e radiouvintes.

A celebração prosseguiu com a Liturgia Eucarística e, antes da benção final, o arcebispo desejou aos fiéis os votos de uma feliz e santa Páscoa. Em seguida, ele agradeceu a todos que contribuíram para que as celebrações do Tríduo Pascal chegassem aos lares, por meio das transmissões ao vivo.

ISOLAMENTO

Dom Antônio Muniz ressaltou, ainda, a necessidade do isolamento social, lembrando que, até segunda ordem, é preciso permanecer em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Relacionadas